11 maneiras naturais para reduzir seus níveis de cortisol

O cortisol é um hormônio do estresse liberado pelas glândulas adrenais. É importante para ajudar seu corpo a lidar com situações estressantes, e seu cérebro aciona sua liberação em resposta a muitos tipos diferentes de estresse. No entanto, quando os níveis de cortisol são demasiado elevados por muito tempo, este hormônio pode prejudicá-lo mais do que ajuda.

Leia o Artigo original EM INGLÊS aqui: https://authoritynutrition.com/ways-to-lower-cortisol/

Ao longo do tempo, altos níveis de cortisol podem causar ganho de peso e pressão arterial elevada, interromper o sono, ter impacto negativo sobre o seu humor e reduzir seus níveis de energia e contribuir para a diabetes.

O que acontece quando o cortisol é alto?

nivel de cortisol

Nos últimos 15 anos, estudos têm revelado cada vez mais que níveis de cortisol moderadamente elevados podem causar problemas (1).

Esses incluem:

  • Complicações crônicas: Incluindo hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e osteoporose (2).
  • Ganho de peso: O Cortisol aumenta o apetite e sinaliza o corpo para mudar o metabolismo para armazenar a gordura (3, 4).
  • Cansaço: interfere com os ciclos diários de outros hormônios, perturbando os padrões de sono e causando fadiga (5, 6)
  • Função cerebral prejudicada: O cortisol interfere com a memória, contribuindo para a obscuridade mental ou “nevoeiro cerebral” (7).
  • Infecções: dificulta o sistema imunológico, tornando-o mais propenso a infecções (8).
  • Em casos raros, níveis muito elevados de cortisol podem levar à síndrome de Cushing, uma doença rara, mas grave (1, 9).

Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para reduzir seus níveis. Aqui estão 11 dicas de estilo de vida, dieta e relaxamento para baixar os níveis de cortisol.

1. Tenha a quantidade certa de sono adequada.

Manter uma programação de sono consistente, evitar a cafeína à noite, evitar interrupções de sono e obter sete a oito horas de sono por dia para manter o cortisol em um ritmo normal.

2. Exercite-se, mas não muito.

O exercício diminui o cortisol à noite. Exercício intenso aumenta cortisol no curto prazo devido ao estresse sobre o corpo, mas ainda diminui o nível de cortisol da noite seguinte.

3. Aprenda a reconhecer o pensamento estressante

Diversos estudos enfatizam a importância da auto-consciência (o auto-reconhecimento) de pensamentos estressantes e sinais de tensão corporal. Tornar-se mais consciente do estresse e seus gatilhos é o primeiro passo para lidar com sucesso com o estresse.

4. Aprenda a relaxar

Há pessoas que tem dificuldades de relaxar e acumulam muito estresse ao longo de anos. Muitas técnicas de relaxamento são comprovadamente eficazes para diminuir o cortisol. Exemplos incluem respiração profunda, yoga e tai chi, música e massagem.

5. Divirta-se

Tender a sua própria felicidade ajudará a manter o cortisol para baixo. Tomando um hobby, passar tempo ao ar livre e rir pode ajudar.

6. Mantenha Relacionamentos Saudáveis

Relacionamentos com amigos e familiares podem levar à felicidade e ao estresse. Passe algum tempo com aqueles que você ama e aprenda a perdoar e gerenciar conflitos para uma melhor saúde emocional e física.

Essa atitude ajuda muito, inclusive para um melhor controle da pressão arterial elevada.

7. Cuide de um animal de estimação

Vários estudos mostram que a interação com um animal de estimação companheiro reduz o estresse e diminui os níveis de cortisol. Animais de estimação também beneficiam de relações positivas com seus seres humanos.

8. Torne-se melhor

Resolver culpa melhora a satisfação com a vida e níveis de cortisol. Isso pode envolver a mudança de hábitos, perdoar os outros ou aprender a perdoar a si mesmo.

9. Observe e dê atenção à sua espiritualidade

Para aqueles com inclinações espirituais, o desenvolvimento da fé e a participação na oração podem ajudar a controlar o cortisol. Se você é espiritual ou não, realizar atos de bondade também pode melhorar seus níveis de cortisol.

Que tal apresentar-se para atividades de voluntariado? Pode ser um bom início…

10. Coma alimentos saudáveis

Além disso, alguns alimentos específicos podem beneficiar os níveis de cortisol:

  • Chocolate amargo
  • Muitas frutas
  • Probióticos e prebióticos
  • Água: A desidratação aumenta o cortisol. A água é ótimo para hidratar, evitando que você consuma calorias vazias. Um estudo em nove corredores masculinos mostrou que a manutenção da hidratação durante o treino atlético reduziu os níveis de cortisol.

Os alimentos que reduzem o cortisol incluem chocolate escuro, chá e fibras solúveis. Evitar o excesso de consumo de açúcar também pode ajudar a manter seus níveis baixos.

11. Tome certos suplementos

Os suplementos de óleo de peixe e uma erval medicinal asiática chamada ashwagandha mostraram-se úteis para ajudar a reduzir os níveis de cortisol.

Conclusão:

Ao longo do tempo, níveis elevados de cortisol podem levar ao ganho de peso, hipertensão arterial, diabetes, fadiga e dificuldade de concentração.

Experimente as dicas de estilo de vida simples acima para diminuir seus níveis de cortisol, ter mais energia e melhorar sua saúde.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!