11 melhores alimentos para impulsionar seu cérebro e memória

Seu cérebro é uma grande máquina. Como o centro de controle de seu corpo, ele é encarregado de manter seu coração batendo e pulmões respirando e permitindo que você se mova, sinta e pense. Quer utilizar alimentos para melhorar seu cérebro e memória? Veja!


É por isso que é uma boa ideia para manter seu cérebro em condições de trabalho de pico. Os alimentos que você come desempenham um papel importante em manter seu cérebro saudável e pode melhorar tarefas mentais específicas, como memória e concentração.

Leia o Artigo original, em INGLÊS, aquihttps://authoritynutrition.com/11-brain-foods/

Leia mais artigos para Emagrecer – aqui.

Este artigo lista 11 alimentos que impulsionam seu cérebro.

1. Peixe Gorduroso

O peixe gordo é uma fonte rica de ômega-3, um importante bloco de construção do cérebro. Omega-3s desempenham um papel na sua memória tornando-a “afiada” e melhora o seu humor, bem como proteger o seu cérebro contra a demência. (1, 2, 3, 4, 5, 6, 789)

2. Café

O café pode ajudar a aumentar o estado de alerta e humor. Também pode oferecer alguma proteção contra a doença de Alzheimer, graças à sua cafeína e seus antioxidantes. (910, 11, 12 131415).

3. Mirtilos

Mirtilos são repletos de antioxidantes que podem atrasar o envelhecimento cerebral e melhorar a memória. (16, 1718, 19, 20).

4. Cúrcuma

A cúrcuma e sua curcumina de compostos ativos têm fortes benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam o cérebro. Em pesquisa, tem reduzido sintomas de depressão e doença de Alzheimer. (212223, 2425)

5. Brócolis

O brócolis contém uma série de compostos que possuem poderosos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, incluindo a vitamina K. (26272829, 3031).

6. Sementes de abóbora

Sementes de abóbora são ricas em muitos micronutrientes que são importantes para a função cerebral, incluindo cobre, ferro, magnésio e zinco. (313233, 34, 3536, 37, 38, 3940).

7. Chocolate amargo

Os flavonóides no chocolate amargo podem ajudar a proteger o cérebro. Estudos têm sugerido que comer chocolate pode aumentar a memória e o humor. Mas evite o chocolate ao leite, que é cheio de açúcar e prejudica sua saúde. (41, 42, 43, 44).

8. Nozes e castanhas

As nozes contêm uma série de nutrientes que estimulam o cérebro, incluindo vitamina E, gorduras saudáveis e compostos vegetais. (54, 55, 56).

9. Laranjas

Laranjas e outros alimentos que são ricos em vitamina C podem ajudar a defender seu cérebro contra os danos causados pelos radicais livres. (58) (59).

10. Ovos

Os ovos são uma fonte rica de várias vitaminas B e colina, que são importantes para o bom funcionamento do cérebro e desenvolvimento, bem como conseguem regular o humor. (64, 6566, 67).

11. Chá Verde

O chá verde é uma bebida excelente para apoiar o seu cérebro. Seu conteúdo de cafeína aumenta o estado de alerta, enquanto seus antioxidantes protegem o cérebro e L-teanina ajuda a te relaxar. (73, 74, 75).

Conclusão:

Muitos alimentos podem ajudar a manter seu cérebro saudável.

Alguns alimentos, como frutas e legumes nesta lista, bem como chá e café, têm antioxidantes que ajudam a proteger seu cérebro de danos.

Outros, como nozes e ovos, contêm nutrientes que ajudam a sua  memória e também no desenvolvimento do cérebro. Você pode ajudar a dar apoio à sua saúde do cérebro e aumentar o seu estado de alerta, memória e humor estrategicamente incluindo esses alimentos em sua dieta.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!