12 coisas que fazem você ganhar gordura na barriga

O excesso de gordura na barriga é extremamente insalubre. É um fator de risco para doenças como síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doença cardíaca e câncer ( 1 ). Aqui estão 12 coisas que fazem você ganhar gordura na barriga.

O termo médico para a gordura não saudável na barriga (gordura abdominal) é “gordura visceral”, que se refere à gordura que envolve o fígado e outros órgãos em seu abdômen.

Mesmo pessoas de peso normal com excesso de gordura da barriga têm um risco aumentado de problemas de saúde ( 2 ).

gordura na barriga

gordura na barriga

Fonte: em INGLÊS: aqui: https://authoritynutrition.com/12-causes-of-belly-fat-gain/

Leia mais:

1. Alimentos e bebidas açucaradas

Muitas pessoas aceitam mais açúcar todos os dias do que percebem. Consumir alimentos e bebidas com alto teor de açúcar ou xarope de milho rico em frutose podem causar ganho de gordura da barriga. ( 3 , 4 , 5678 , 9 ).

2. Álcool

O álcool pode ter efeitos saudáveis ​​e prejudiciais. Entretanto,  consumo intenso de álcool aumenta o risco de várias doenças e está ligado ao excesso de gordura da barriga.  (10111213 , 1415).

Alguns estudos mostraram que o álcool suprime a queima de gordura e que o excesso de calorias do álcool é parcialmente armazenado como gordura na barriga – daí o termo “barriga de cerveja” ( 12 ).

3. Gordura Trans

As gorduras trans são as gorduras MENOS saudáveis ​​do planeta. As gorduras trans aumentam a inflamação que pode gerar resistência à insulina e o acúmulo de gordura da barriga.  ( 16 , 17 , 18, 1920 , 21 ).

4. Inatividade

Um estilo de vida sedentário é um dos maiores fatores de risco para uma má saúde (22 ). A inatividade e sedentarismo podem promover um aumento na gordura na barriga. O exercício de resistência e o exercício aeróbio podem evitar a recuperação (o efeito yo-yo) da gordura abdominal após a perda de peso. ( 23 , 2425 ).

Leia Mais:

5. Dietas com baixas ingestão de proteínas

A obtenção de proteína dietética adequada é um dos fatores mais importantes na prevenção do ganho de peso.

baixa ingestão de proteínas pode gerar aumento da fome e também ganho de gordura na barriga. Também pode aumentar o neuropétido Y – hormônio da fome (hormônio que leva ao aumento do apetite e promove o ganho da gordura da barriga). ( 26 , 2728 , 29 , 3031 ,32 , 33 ).

6. Menopausa

Ganhar gordura da barriga durante a menopausa é extremamente comum.

As mudanças hormonais na menopausa resultam em uma mudança no armazenamento de gordura dos quadris e coxas, bem como gordura visceral do abdômen. ( 3435 , 3637 ).

Leia Mais: 

7. Bactérias erradas no intestino

Centenas de tipos de bactérias vivem em seu intestino, principalmente em seu cólon.Algumas dessas bactérias beneficiam a saúde, enquanto outras podem causar problemas. ( 38 )

Ter um desequilíbrio nas bactérias intestinais pode causar ganho de peso, incluindo a gordura da barriga. ( 39 , 40 , 41 ).

8. Suco de frutas

O suco de frutas é uma bebida açucarada disfarçada. Mesmo suco de fruta 100% não açucarado contém muito açúcar. ( 42 , 43 , 44 ).

O suco de frutas é uma bebida com alto teor de açúcar que pode promover a resistência à insulina e o ganho de gordura da barriga se você beber muito.  ( 458 , 9 ).

Leia Mais: 

9. Estresse e Cortisol

O cortisol é um hormônio essencial para a sobrevivência.

É produzido pelas glândulas supra-renais e é conhecido como “hormônio do estresse” porque ajuda seu corpo a se preparar para uma resposta ao estresse. ( 46 , 47 ). 

O hormônio cortisol, que é secretado em resposta ao estresse, pode levar ao aumento da gordura abdominal. Isto é particularmente verdadeiro em mulheres com índices de cintura/quadril mais altos. ( 48 )

Leia Mais:

10. Dietas de baixo teor em fibras

A Fibra é incrivelmente importante para uma boa saúde e controle seu peso. ( 49 , 50 ).

Uma dieta com pouca fibra e alta em grãos refinados (arroz, por exemplo) pode levar a quantidades aumentadas de gordura da barriga.  ( 5152 , 53 , 54 ).

11. Sua Genética

Os genes desempenham um papel importante no risco de obesidade ( 55 ).

Da mesma forma, parece que a tendência para armazenar gordura no abdômen é parcialmente influenciada pela genética ( 56 , 57 , 58 ).

Os genes parecem desempenhar um papel nas relações de cintura/quadril elevadas e no armazenamento de calorias em excesso como gordura abdominal. ( 59 ).

12. Sono Insuficiente!

Dormir o suficiente é crucial para a sua saúde.

Muitos estudos também vincularam o sono inadequado com ganho de peso, que pode incluir gordura abdominal ( 60 , 61, 62 ).

O sono curto ou o sono de má qualidade podem levar ao ganho de peso, incluindo a acumulação de gordura da barriga. ( 63 ).

Conclusão:

Muitos fatores diferentes podem fazer você ganhar o excesso de gordura da barriga.

Em alguns deles, você não pode fazer muita coisa para mudar, como seus genes e alterações hormonais na menopausa. Mas há muitos fatores que você pode controlar.

Fazer escolhas saudáveis ​​sobre o que comer e o que evitar, o quanto você se exercita e como você gerencia o estresse pode ajudá-lo a perder a gordura da barriga .

Leia Mais:

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!