12 maneiras naturais para equilibrar seus hormônios

Os Hormônios têm profundos efeitos sobre a sua saúde mental, física e emocional. Estes mensageiros químicos desempenham um papel importante no controle do seu apetite, peso e humor, entre outras coisas. Confira como controlá-los pela dieta.

Para Ler artigos sobre Emagrecimento saudávelclique aqui.

Ver Fonte em INGLÊS – Aqui:  https://authoritynutrition.com/balance-hormones/

Normalmente, suas glândulas endócrinas produzem a quantidade precisa de cada hormônio necessário para vários processos em seu corpo.

hormônios

hormônios

No entanto, os desequilíbrios hormonais tornaram-se cada vez mais comuns com o estilo de vida moderno, com ritmo muito acelerado. Além disso, certos hormônios declinam com a idade, e algumas pessoas experimentam uma queda mais dramática do que outras.

Felizmente, uma dieta nutritiva e outros comportamentos e estio de vida saudáveis ​​podem ajudar a melhorar a sua saúde hormonal e permitir que você se sinta melhor e execute suas tarefas da melhora maneira possível.

Este artigo irá te mostrar 12 maneiras naturais para equilibrar seus hormônios.

1. Coma bastante proteína em cada refeição

Consumir proteína de maneira adequada desencadeia a produção de hormônios que suprimem o apetite e irá ajudá-lo a se sentir completo e saciado. Alimente-se com um mínimo de 20-30 gramas de proteína por refeição. (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7).

2. Faça Exercícios Regularmente

A Realização de treinamento de força, exercícios intervalados de alta intensidade, aeróbicos, andar ou outras formas de atividade física podem modificar os níveis hormonais de uma forma que reduz o risco de doença e protege a massa muscular durante o processo de envelhecimento. (910, 11, 12, 13, 1415, 16, 17, 18).

3. Evite açúcar e carboidratos refinados

Dietas ricas em açúcar e carboidratos refinados foram mostrados para impulsionar a resistência à insulina. Ao Evitar estes alimentos e reduzir a ingestão global de carboidratos você pode diminuir os níveis de insulina e aumentar a sensibilidade à insulina, evitando até o diabetes. (20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28).

4. Aprenda a gerenciar o estresse

Engaje-se em atividades que visam a redução do estresse como meditação, yoga, massagem e ouvir música suave pode ajudar a normalizar seus níveis de hormônio do estresse: o cortisol. (32, 33, 34, 35, 36, 37). Veja aqui como reduzir o nível de cortisol.

5. Consuma gorduras saudáveis

Ao incluir gorduras naturais saudáveis ​​em sua dieta e evitar gorduras trans insalubres pode ajudar a reduzir a resistência à insulina e estimular a produção de hormônios que ajudam a controlar o apetite. (38, 3940, 41, 42, 43, 4444, 45, 4647, 48).

6. Evite Comer demais e também Comer de menos.

Consumir calorias em excesso e, por outro lado, consumir poucas calorias pode levar a desequilíbrios hormonais. Esforce-se para comer pelo menos 1.200 calorias por dia para tare uma saúde hormonal ideal. (49, 50, 51, 525354).

7. Beber chá verde

O chá verde tem sido associado ao aumento da sensibilidade à insulina e níveis mais baixos de insulina para pessoas com excesso de peso, obesas ou com diabetes. (55, 56, 57, 58, 596061, 62).

8. Coma peixes gordos mais frequentemente

Os ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa podem ajudar a diminuir o cortisol e a epinefrina, aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis de insulina em indivíduos obesos e resistentes à insulina. (6364, 65, 66, 67).

9. Tenha um sono consistente e de alta qualidade

O sono inadequado ou de má qualidade demonstrou diminuir os hormônios de plenitude, aumentar a fome e os hormônios do estresse, reduzir o hormônio do crescimento e aumentar a resistência à insulina.  (68, 69, 70, 71, 72, 73, 74697273, 74).

10. Fique longe de bebidas açucaradas

O consumo elevado de bebidas açucaradas tem sido consistentemente associado a níveis mais elevados de insulina e resistência à insulina em adultos e crianças obesas e com excesso de peso. (75, 76, 77, 78, 79, 80, 81).

11. Consumir uma Dieta de Alta Fibra

A ingestão elevada de fibras tem sido associada a melhorias na sensibilidade à insulina e aos hormônios que controlam a fome, a plenitude e a ingestão de alimentos. (84, 85, 86, 87)

12. Coma ovos a qualquer momento

Os Ovos são alimentos extremamente nutritivos e podem ajudar a reduzir a resistência à insulina, suprimir o apetite e fazer você se sentir cheio e saciado. (88, 89, 90, 91).

Conclusão:

Seus hormônios estão envolvidos em todos os aspectos de sua saúde. Você precisa deles em quantidades muito específicas para o seu corpo para funcionar de forma ideal. Desequilíbrios hormonais podem aumentar o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Apesar do fato de que o envelhecimento e outros fatores estão além de seu controle, existem muitas medidas que você pode tomar para ajudar a função dos seus hormônios de forma ideal.

Consumir alimentos nutritivos, exercitar-se em uma base regular e adotar outros comportamentos saudáveis ​​são atitudes importantes para você melhorar a sua saúde hormonal.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!