10 dicas simples para impedir picos do açúcar no sangue

Os picos de açúcar no sangue ocorrem quando o açúcar no sangue sobe e, em seguida, cai drasticamente depois de comer. No curto prazo, eles podem causar letargia e fome. Ao longo do tempo, seu corpo pode não ser capaz de diminuir o açúcar no sangue de forma eficaz, o que pode levar ao diabetes tipo 2.

Leio o artigo original, EM INGLÊS, aqui: https://authoritynutrition.com/blood-sugar-spikes/

Diabetes é um problema crescente de saúde. De fato, 29 milhões de americanos têm diabetes, e 25% deles nem sabem que o têm (1).

Picos de açúcar no sangue também pode levar seus vasos sanguíneos a se endurecer e tornarem-se estreitos, o que pode levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Este artigo analisa 12 coisas simples que você pode fazer para evitar picos de açúcar no sangue.

1. Opte por uma dieta baixa em carboidratos

Uma dieta baixa em carboidratos pode ajudar a prevenir picos de açúcar no sangue e ajudar a perda de peso. Contar carboidratos também pode ajudar. (2, 3, 4, 5)

2. Coma menos carboidratos refinados!

Carboidratos refinados têm quase nenhum valor nutricional e aumentar o risco de diabetes tipo 2 e ganho de peso.

3. Reduza sua ingestão de açúcar!

O açúcar é efetivamente calorias vazias. Ele causa um pico de açúcar no sangue imediato e sua alta ingestão está associada à resistência à insulina.

4. Mantenha um peso saudável!

O excesso de peso torna difícil para o seu corpo controlar os níveis de açúcar no sangue. Até mesmo perder um pouco de peso pode melhorar seu controle de açúcar no sangue.

5. Exercite-se mais!

O exercício aumenta a sensibilidade à insulina e estimula as células a remover o açúcar do sangue.

6. Coma mais fibra!

Comer mais fibras é uma grande vantagem para todos . As boas fontes de fibra solúvel incluem:

  • Aveia
  • Nozes
  • Leguminosas
  • Algumas frutas, como maçãs, laranjas e mirtilos
  • Muitos legumes

A Fibra pode retardar a absorção de carboidratos e a liberação de açúcar no sangue. Também pode reduzir o apetite e a ingestão de alimentos.

7. Beba mais água!

A desidratação afeta negativamente o controle do açúcar no sangue. Ao longo do tempo, pode levar à resistência à insulina e diabetes tipo 2.

8. Introduza um pouco de vinagre em sua dieta!

O vinagre provou aumentar a resposta à insulina e ajudar a controlar o açúcar no sangue quando tomado com carboidratos

9. Coma mais Cromo e Magnésio!

Fontes de alimentos ricos em Cromo incluem brócolis, gemas de ovos, mariscos, tomates e nozes do Brasil. Fontes de alimentos ricos em Magnésio incluem espinafre, amêndoas, abacates, cajus e amendoim.

Cromo e magnésio podem ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina. As evidências mostram que podem ser mais eficazes em conjunto.

10. Considere mudanças em seu estilo de vida!

Sono ruim, estresse elevado e alta ingestão de álcool afetam negativamente o açúcar no sangue. É por isso que é importante considerar as intervenções de estilo de vida, bem como dieta.

Conclusão

Com Mudanças dietéticas simples, como aderir a uma dieta baixa em carboidratos e ricos em fibras e evitar açúcares adicionados e grãos refinados, podem ajudar a evitar picos de açúcar no sangue.

Exercitar regularmente, manter um peso saudável e beber muita água também pode ter benefícios adicionais para sua saúde além de ajudar a controlar seu açúcar no sangue.

Dito isto, se você tem quaisquer condições médicas ou estão em qualquer medicação, fale com o seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta.

Para a maioria das pessoas, fazer essas mudanças simples de dieta e estilo de vida é uma ótima maneira de diminuir o risco de desenvolver resistência à insulina ou diabetes tipo 2.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!