Níveis mais elevados de condicionamento físico aumentam a probabilidade de sobreviver a um ataque cardíaco

Pessoas com elevado nível de condicionamento físico têm menor probabilidade de morrer em decorrência de um ataque cardíaco. Este é o resultado de um estudo norte-americano publicado na revista “Mayo Clinic Proceedings”. O risco de mortalidade diminuiu com cada ponto adicional na pontuação de condicionamento físico.

condicionamento físicoCientistas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland, EUA), e do Henry Ford Hospital, em Detroit (Michigan, EUA), analisaram dados de 2.061 pessoas que tinham sofrido um ataque cardíaco e feito uma avaliação do condicionamento físico em uma esteira ergométrica antes do evento cardíaco. O equivalente metabólico (MET) delas foi avaliado durante a realização da avaliação.

Quanto mais elevada a pontuação na escala MET (em outras palavras, quanto melhor o condicionamento físico do participante), menor o risco de morte. Os 634 indivíduos que alcançaram pontuações de pelo menos 10 na escala MET apresentaram um risco 40 por cento menor de morte após um ataque cardíaco. Contudo, dos 754 pacientes que apresentaram pontuações abaixo de seis na escala MET, um terço morreu em até um ano após o primeiro ataque cardíaco. No geral, para cada número inteiro de elevação na escala MET, o risco de morte diminuiu em 8 por cento.

Mas não se sabia se elevar o nível de condicionamento físico pode reduzir o risco de morte, disse o autor do estudo, Michael Blaha, da Universidade Johns Hopkins. Além disso, também não se sabia se pessoas com melhor condicionamento físico sofrem ataques cardíacos menos agressivos, com consequente aumento da probabilidade de sobrevivência delas.

 

Confira a Tabela de METs e Atividades Diárias:

mets e atividades diárias

Fonte da Figura

Confira a Tabela de METs e Atividades Físicas:

condicionamento físico

Fonte da Figura.

Publicado originalmente em Univadis.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

2 Comments

  1. Ola pessoal. Ando desanimada nao sei o que passa. Eu sinto Um desconforto no coraçao. Êntao eu Ja fico pensando que algo de ruim Pode acontecer comigo. Tem 7 meses que eu fiz eletrocardiograms fiz o hemogrsma completo do sangue. Ate o de hiv. Tudo. Deu tudo normal. Porque eu fiz Uma cirurgia plastica entao fiz todos exames. Mas ultimanete eu Estou muito pensativa pensando que eu Tenho Uma doença grave. Nao Sinto dores. Nao sinto falta de ar. Eu so sinto o desconforto no lado esquerdo. Eu Ja fico pensando que é algo grave. Ja marquei outra consulta sabado agora. Pra mim fazer outro exame do coraçao. Esperar Pra ver. Eu Moro no USA e acredito muito Na ediciencia dos medicos.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!