A emoção e as alterações no ECG (eletro).

Muitos pacientes com síndrome do pânico ou pacientes emocionalmente abalados procuram o cardiologista para fazer uma avaliação. E, quase sempre, o cardiologista faz um Eletrocardiograma durante a consulta médica. Será que as emoções causam alterações no eletrocardiograma que possam confundir um médico cardiologista ou outro ?

“Quando eu fiz o eletro ( ECG) eu estava ansioso…”

Investigar PalpitaçõesEsta situação já ocorreu várias vezes no consultório… o paciente entra para a consulta e já me adverte: “Dr. Leonardo, quando eu fiz este eletrocardiograma, eu estava ansioso (a)… então, se der alguma alteração, pode ser por isso.”

Veja bem. A única alteração que costuma ocorrer em um paciente ansioso é o aumento da frequência cardíaca que costuma passar de 100bpm, ou seja, uma taquicardia. Isso já é esperado pelo médico e não costuma causar nenhum espanto!

 

E esta taquicardia, precisa tratar? 

A taquicardia motivada pela ansiedade é tratada com a retirada da ansiedade! Acalmando-se o paciente. Aliás, em muitos pacientes com síndrome do pânico e ansiedade de consultório, só o fato de sair do consultório já melhora a taquicardia.

 

Mas e as famosas Alterações da repolarização ventricular?

Não, estas não são causadas por ansiedade. Como já discutido em outro post, estas alterações difusas não são provocadas por ansiedade. Mesmo que sejam intermitentes, elas não aparecem pela presença da ansiedade.

 

Agradeço à Débora por sugerir este tema.

Visite nossa FanPage e sugira temas em nosso mural.

Leonardo Alves.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

9 Comments

  1. Olá, Dr.Leonardo,então gostaria que você listasse as possíveis causas da alteração de repolarização, ,pq nunca encontro informações completas sobre isso.Só dizem que um determinado tipo tem a ver com idade ou doença ou por ser atleta.Eu falei da ansiedade,pq o médico chegou a me falar isso, que é um quadro muito causado por ansiedade.Gostaria de possíveis causas,principalmente em jovens e mulheres,como eu,que só tenho 24 anos.É hormonal,é medicamento,é hiperventilação?? enfim…algo mais detalhado e se é algo para se preocupar.

    Post a Reply
  2. Por exemplo já li que a alteração de repolarização da parede inferior,pode ser por um cálculo.Já li também que pode sumir com o tempo ou que é comum em jovens.

    Post a Reply
    • Débora, obrigado pela participação.
      A lista de situações clínicas que podem causar Alterações na repolarização ventricular é bastante extensa… e dificilmente daria para colocá-la aqui sem causar um pânico enorme em todos.

      O mais importante é perguntar ao seu médico sobre o quê é a alteração que está ocorrendo com você. No seu caso, o quê o seu médico acha que pode ser!

      Não lhe aconselho ficar buscando todas as causas pois pode estressar-se demais. Confie no seu médico, creio que ele está lhe tratando e orientando da maneira correta.

      Abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  3. Ok doutor.Pior que estressa mesmo,chega entro em PÂNICO.
    Eu fiz um holter e enele diz que não houve alterações do segmento ST-T.A minha pergunta é se holter identifica essa alteração de repolarização,pq não tinha nada falando a respeito, sendo que pelo que sei,o holter é um eletro de 24 horas.Ele verifica essa alteração de repolarização?? deveria,né?? Fiz um eco também e não tenho problema estrutural, fiz o teste ergométrico e deu : sem alterações significativas do segmento ST-T. Esse segmento é onde verifica essa alteração de repolarização?? ou não procede?? Obrgada e desculpa pela insistência nesse assunto de alteração da repolarização é pq me vi bastante preocupada. Outra sugestão que tenho em relação a esse assunto é a diferença entre alterações de repolarização e repolarização precoce. Já me disseram que são duas coisas diferentes.

    Post a Reply
  4. É verdade!nem deveria,pq isso me deixa assustada e preocupada,ainda mais depois dessa alteração no meu eletro e ainda mais depois que uma cardiologista disse que era não comum, quando perguntei se era comum em mulheres jovens,mas de qualquer forma, estou parando de ficar buscando “coisas” na internet e como tenho problema de ansiedade, a precupação com o coração dobra, mas agradeço sua atenção.

    Post a Reply
  5. olc3a1 doutormeu nome c3a9 Clc3a1udia tenho 21 anos,tenho aprox. 1,67m de alutra e peso 43,0kg.Hc3a1 5 anos tive episc3b3dios de sindrome do pc3a2nico e ansiedade generalizada e por conta disso procurei um cardiologista..Fiz eletro,ecocardiograma e holter..No ecocardiograma foi diagnosticado Discreto prolapso da valvula mitral sem regurgitac3a7c3a3o.O mc3a9dico disse que era benigno e receitou um betabloqueador para eu tomar caso as palpitac3a7c3b5es fossem muito incomodas,mas apesar de me sentir incomodada,nunca tomei tambc3a9m tenho escoliose e desvio na coluna.As crises de pc3a2nico nc3a3o tenho mais,mas sou muito ansiosa e tensa.Tenho acordado todos os dias com o corac3a7c3a3o apertado sem motivo algum,as vezes melhora durante o dia,as vezes nc3a3o e incomoda muito.Parece que tem uma faixa apertando minha caixa torc3a1xica e o centro do peito.Isso me deixa assustada.As vezes sinto pontadas no peito e hoje senti meu corac3a7c3a3o batendo em ritmo normal sc3b3 que eu estava sentindo ele bater forte, mais ou menos na alutra da boca do estomago.Trabalho praticamente o dia todo no computador,e nc3a3o pratico exercicios fisicos,meu problema na coluna ocorreu devido a mc3a1 postura.Esse aperto no peito e pontadas pode ter relac3a7c3a3o com o problema na coluna? c389 normal palpitac3a7c3b5es na regic3a3o abaixo do peito? Estou um pouco assustada mas os sintomas sc3a3o apenas esses..apenas o aperto e algumas pontadas as vezes e a percepc3a7c3a3o dos batimentos.

    Post a Reply
  6. OLÁ DR LEONARDO, POR FAVOR, ME TIRE UMA DÚVIDA, TENHO UMA FILHA DE 07 ANOS Q ESTÁ NA PUBERDADE PRECOCE Q REALIZOU ELETROCARDIOGRAMA P SIMPLES LIBERAÇÃO DE ATIVIDADES FÍSICAS, AO RETORNAR A CONSULTA MÉDICA FOMOS SURPREENDIDOS C O DIAGNOSTICO DE ARRITMIA.
    RECEBEMOS ENCAMINHAMENTO P CARDIOLOGIA INFANTIL, MINHA DÚVIDA É A ALTERAÇÃO PODE SER DEVIDO A ANSIEDADE DE UM EXAME O QUAL ELA NUNCA HAVIA REALIZADO? POIS NUNCA APRESENTOU SINTOMAS .
    GRATA AGUARDO SEU RETORNO.
    SOLANGE

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alterações INTERMITENTES da repolarização ventricular… é sinal de piora? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] Dr. Leonardo Alves – Cardiologista Doenças do coração, Prontuário eletrônico, Informática médica, Medicina 2.0, Saúde 2.0.…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!