Alimentação e arritmia no coração.

Alguns alimentos prejudicam e promovem o aparecimento de arritmia cardíaca, este é uma relação já conhecida por todos os médicos e por alguns pacientes. Mas quais alimentos provocam estes sintomas? O consumo moderado de álcool provoca arritmia? Saiba mais.

O mais comum é que alguns alimentos PIOREM a arritmia ou a provoquem. Alguns exemplos são refrigerantes à base de cola (coca-cola, pepsi-cola, xxx-cola); chocolate; café e alimentos ricos em cafeína; guaraná em pó.

Quê hábitos de vida podem aumentar a frequência de extra-sístoles?

Hábitos de vida também podem provocar/aumentar a ocorrência de arritmia, como pouco sono/sono ruim e tabagismo. O Estresse também pode causar arritmia no coração.

Muitas pessoas dormem pouco e algumas delas fazem uso de estimulantes para não dormir. Este hábito é comum em jovens que estão estudando e tomam Guaraná para ficar acordado durante a madrugada, estudando ou realizando algum trabalho acadêmico.

Os principais alimentos que prejudicam e podem aumentar o número de extra-sístoles são a Cafeína, refrigerantes à base de Cola, abuso de álcool, Guaraná em pó e outros estimulantes.

 

Álcool de forma moderada:

A utilização moderada de bebidas alcoólicas não promovem o aparecimento de arritmias cardíacas. Aliás, este consumo moderado é até benéfico para o coração e não é necessário que o paciente suspenda completamente a utilização de bebidas alcoólicas com o objetivo de eliminar as arritmias.

Entretanto, a mistura de álcool com energéticos é prejudicial à saúde e não é recomendado nem mesmo pelo fabricante do energético, basta ler na própria latinha.

 

Assim, se você faz uso excessivo destes alimentos ou destas condições e hábitos de vida, procure reduzir ou abolir o seu consumo.

Leve uma vida mais calma e com alimentos mais naturais, sem excessos.

Saiba mais sobre arritmia clicando aqui.

Abraço.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

9 Comments

  1. Olá Dr.
    Bem eu tenho vaaarias extrasistoles por dia, que normalmente desapareciam com o tempo. Porém ultimamente tem sido um inferno, já fiz o holter, eletro e eco. O holter as detectou,claro, mas o medico disse que sao benignas. O meu ecocardiograma esta norma. No meu eletro deu uma alteração que o medico nao soube explicar, mas disse para eu nao me preocupar já que o eco esta normal. Mas ainda assim me preocupo. Alguma sugestão do que fazer?
    Obrigada

    Post a Reply
    • dr uma boa tarde,tenho tido muitas arritmia com extra sístole ventriculares o medico me recetou para tomar ancoron de 200 mg de 12/12 horas fiquei com medo de tomar essa dosagem pois tou um pouco tenso as minhas mãos tem um pouco de formigamento coloquei o hoter ele gravou 138000 e falhou 1,138 vezes o qu percebo que tenho bastante gazes pois tenho também uma hérnia de hiato por deslizamento gostarinha de um conselho do dr muito obrigado

      Post a Reply
      • Oi, Alexandre.
        Foram menos de 10% dos batimentos… Só seu médico para indicar ou não, um tratamento.
        Não sei quantos batimentos eram antes da medicação.
        Abraços.

        Post a Reply
  2. Dr.eu tenho 16 anos tenho um tipo de arritimia os 3 cardi… Falaram a mim que não é grave. devido eco, eletro batida irregular mas ritimo sinusal a exteira irregular mas extra sistoles ventricular frequente Dr devo me procupar ?

    Post a Reply
  3. DR,FUI FAZER UMA CIRURGIA DE VISICULA,E NAO PUDE FAZER ,POIS TIVE EXTRA-SISTOLES VENTRICULARES.O QUE O SR ME DIZ?
    OBRIGADA DES DE JÁ

    Post a Reply
  4. Boa noite!tenho arritmia atrial,e faço uso do atenolol,esse remédio é o indicado?

    Post a Reply
  5. oi dr boa noite mim chamo Silvana tenho 26 a cinco meses fui socorrida com uma falta de ar com tonturas e como se fosse desmaia, e meu coração muito acelerado, chegado na emergência, uma clinica mim receitou atnelou e rivotril dai fiquei calma os bpm de 140 foram para 85 e ela mim mandou embora disse que era crise de ansiedade estresse, bom so que dai nunca mas tive saúde agora a coração acelera do nada so vive os bpm a 1oo 120 todos os dia, sinto tontura fraqueza enjoou dores de cabeça dor nos ombros e queda de pressão tanto faz ta 9×5 como 13×8 estou perdendo peso tendo muito medo e palpitações a toda hora, já fiz todos exames de sangue tipo tireoide glicose colesterol tudo normal de anemia e nada, teste ergométrico ecocardio grama eletro cardiograma holter e tudo esta ok sinto pontadas embaixo do meu seio esquerdo e em cima das costela, fico achando que estou doente ou vou morrer, meu coração so vive acima de 100 e normal dr mim ajuda o que devo fazer, estou tomando lorazepam. ajuda

    Post a Reply
    • o meu problema é igual ao seu vc resolveu???

      Post a Reply
  6. Parabéns pelo site. Que Deus continue formando médicos pela VOCAÇÃO e não só pela PROFISSÃO! Grande abraço a todos!

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!