Alimentos ricos em proteína benéficos ao sistema cardiovascular!

Ingerir alimentos ricos em proteína tem um efeito protetor na saúde cardiovascular. De acordo com um estudo britânico publicado na revista “Journal of Nutrition”, alimentos ricos em proteína diminuem a pressão arterial e reduzem a rigidez arterial.


Meat

Cientistas da Universidade de East Anglia (Norwich) analisaram dados de 2 mil mulheres com peso normal. Eles avaliaram a dieta dos participantes e também os fatores clínicos, como pressão arterial e espessura e rigidez dos vasos sanguíneos. Os médicos se concentraram nos efeitos reais de sete aminoácidos específicos de proteínas de animais e de vegetais.

No geral, o estudo mostrou que a dieta rica em proteína estava associada a baixa pressão arterial e reduzida rigidez arterial. O alcance dessa associação é similar ao de fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool, atividade física e ingestão de sal. 1)Journal of Nutrition

Todos os sete aminoácidos, mas em especial aqueles de origem vegetal, foram vinculados a menor pressão arterial. O consumo de aminoácidos encontrados em animais (ácido glutâmico, leucina e tirosina) estava associado a níveis mais baixos de rigidez arterial.

“Pressão arterial alta é um dos maiores fatores de risco para se desenvolver uma doença cardiovascular. Uma redução na pressão arterial leva a uma redução na mortalidade causada por acidente vascular cerebral ou doença cardíaca coronariana. Mudar sua dieta para incluir mais produtos à base de carne, peixe, laticínios e leguminosas pode ajudar a evitar e também tratar a doença”, disse a líder do estudo Amy Jennings.

Artigo original

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!