Ingerir alimentos ricos em proteína tem um efeito protetor na saúde cardiovascular. De acordo com um estudo britânico publicado na revista “Journal of Nutrition”, alimentos ricos em proteína diminuem a pressão arterial e reduzem a rigidez arterial.


Meat

Cientistas da Universidade de East Anglia (Norwich) analisaram dados de 2 mil mulheres com peso normal. Eles avaliaram a dieta dos participantes e também os fatores clínicos, como pressão arterial e espessura e rigidez dos vasos sanguíneos. Os médicos se concentraram nos efeitos reais de sete aminoácidos específicos de proteínas de animais e de vegetais.

No geral, o estudo mostrou que a dieta rica em proteína estava associada a baixa pressão arterial e reduzida rigidez arterial. O alcance dessa associação é similar ao de fatores de estilo de vida, como tabagismo, consumo de álcool, atividade física e ingestão de sal. ((Journal of Nutrition))

Todos os sete aminoácidos, mas em especial aqueles de origem vegetal, foram vinculados a menor pressão arterial. O consumo de aminoácidos encontrados em animais (ácido glutâmico, leucina e tirosina) estava associado a níveis mais baixos de rigidez arterial.

“Pressão arterial alta é um dos maiores fatores de risco para se desenvolver uma doença cardiovascular. Uma redução na pressão arterial leva a uma redução na mortalidade causada por acidente vascular cerebral ou doença cardíaca coronariana. Mudar sua dieta para incluir mais produtos à base de carne, peixe, laticínios e leguminosas pode ajudar a evitar e também tratar a doença”, disse a líder do estudo Amy Jennings.

Artigo original

E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!