Olá, Doutor. Como tratar pacientes com discreta alteraçao da contratilidade segmentar? meu marido esta com este diagnostico e tem 31 anos. (comentário feito em: Alteração segmentar, o quê é isso?).

Alteração Segmentar da Contratilidade – o quê é?

A Alteração segmentar da contratilidade é uma alteração que é vista no exame Ecocardiograma transtorácico e indica que alguma parte do coração está sem realizar a sua contração (daí o termo contratilidade).

Detalhadamente, significa que algum SEGMENTO do coração está sem se contrair – daí, alteração segmentar (segmento) da Contratilidade (função de contrair).

Dor no peito

Dor no peito

Leia mais…

 

Alteração Segmentar da Contratilidade – quais as causas?

As principais causas da Alteração segmentar da Contratilidade são:

  • Infarto do Miocárdio.
  • Miocardiopatias virais e idiopáticas.
  • Doença de Chagas.

Em pacientes jovens, a chance maior de que a alteração segmentar da contratilidade seja causada pelas Miocardiopatias e não pelo Infarto do Miocárdio. Pacientes jovens, com 30 anos, tem pouca probabilidade de que a causa desta alteração segmentar da contratilidade seja pelo infarto do miocárdio… Pacientes jovens não tiveram tempo de vida para a doença do Infarto acontecer, pois, na maioria das vezes, ela é causada por obstrução das coronárias e esta doença leva tempo (+/- 30anos, a contar dos 20anos) para afetar a pessoa, ou seja, por volta dos 50 anos.

Temos então, que pensar em outras causas: Doença de Chagas é uma doença que pode causar Alteração segmentar da contratilidade em pessoas jovens… mas ele precisa morar em regiões em que está doença é frequênte…

Leia mais…

Exitem também causas mais raras e pouco frequêntes desta alteração, com uso de cocaína e doenças nas válvulas do coração em estágio avançado de doença… Mas, normalmente, estão associados a outros sintomas e a alteração segmentar não costuma vir sozinha no laudo.

Não é muito comum, diria até, que é raro encontrar uma alteração destas em um coração de 31anos de idade.

É importante saber, também, mais informações sobre o ecocardiograma para poder emitir uma opinião mais próxima da realidade, principalmente a Fração de Ejeção e outras observações do laudo, em uma parte que fala sobre o Ventrículo esquerdo. 1)Heart.org

Leia mais…

 

Alteração Segmentar da Contratilidade – como tratar?

A melhor forma de tratar a Alteração segmentar da contratilidade é tratando a doença que causou esse problema. Portanto, vá ao seu cardiologista e mostre para ele.

References   [ + ]

1. Heart.org

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!