Alteração segmentar da contratilidade – o quê é isso?

Fiz um ecocardiograma bidimensional com doppler e o resultado foi: – alteração segmentar da contratilidade. – refluxo valvar mitral de grau discreto.O que significa isto?

Leia mais…

Alteração Contrátil do coração

1 – Alteração segmentar da contratilidade: A contratilidade do músculo cardíaco deve ser uniforme, ou seja, todas as partes (segmentos) do coração deve se contrair simetricamente e quase simultaneamente. Quando alguma parte/segmento do coração não está contraindo juntamente com os outros segmentos, temos uma alteração da contratilidade (no caso, de um segmento/parte do coração. Resumindo: uma ou mais partes do seu coração não está contraindo de forma adequada (isto é: não está contraindo da mesma forma que os outros segmentos do coração).

2 – Regurgitação mitral em grau discreto: isso é normal, encontramos este detalhe na grande maioria dos corações. Veja também neste post.

Leia mais…

Nesse artigo, falamos sobre esta alteração segmentar da contratilidade – clique aqui.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

9 Comments

  1. como tratar pacientes com discreta alteraçao da contratilidade segmentar?
    meu marido esta com este diagnostico e tem 31 anos

    Post a Reply
  2. Boa tarde, doutor Leonardo, estou com o meu sogro com esse tipo de resultado no exame q fez. Eco- Doppler: Doppler com amostra em VE sub-mitral demostra: fluxo de enchimento do VE com predomínio pré-sistólico( Triv aumentado)…… Conclusões: Disfunção Sistólica do Ventrículo Esquerdo de Grau Discreto- Alteração Segmentar . Disfunção Diastólica do Ventrículo Esquerdo Estágio l ( Tipo Alteração do Relaxamento). Se possível me manda a resposta o mais rapido.. Desde já agradeço!!!

    Post a Reply
  3. Olá … minha mãe infartou em 2007 fez uma cirurgia da mamaria e e safena, depois em 2009 fez uma angioplastia colocando 2 stents.
    Hoje ela fez uma ecodoppler e deu Alteração segmentar da contratilidade do ventriculo esquerdo.

    O que pode significar isso?

    Muito Obrigada pela atençao

    Cristiane

    Post a Reply
    • Olá, Cristiane.
      Alteração segmentar é quando uma parte do coração não contrai bem – e isso pode ser devido ao infarto de 2007…
      Seu médico irá lhe esclarecer.
      Abraços.

      Post a Reply
  4. Boa tarde doutor, tenho sentido incômodos no coração, já fiquei noites acordado ultimamente em virtude disso, já fiz diversos exames, e no ecocardiograma deu “espessamento discreto”, pode me explicar o que seja o espessamento? Grau de risco? E se é normal sentir incômodos e palpitações com esse problema? Desde já agradeço

    Post a Reply
    • Espessamento discreto da valva mitral, é algum tipo de doença? É comum sentir incômodos no coração com isso?

      Post a Reply
  5. Doutor, fiz um eletrocardiograma de conclusão flutter atrial e bloqueio divisional superior esquerdo. No mesmo dia fiz um ecocardiograma de conclusão: alterações da contratilidade segmentar, com função sistolica do ventriculo esquerdo no limite inferior da normalidade e hipertrofia concentrica discreta do VE. Pode me ajudar a entender isso?

    Post a Reply

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alteração segmentar da contratilidade… como tratar? | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] Olá, Doutor. Como tratar pacientes com discreta alteraçao da contratilidade segmentar? meu marido esta com este diagnostico e tem…
  2. Infarto e suas consequências ao coração. | Dr. Leonardo Alves – Cardiologista - [...] vamos confundir insuficiência mitral leve (que já existia antes do infarto) e achar que foi o infarto que a…
  3. Alteração segmentar da contratilidade… como tratar? | Sopro no Coração - […] Olá, Doutor. Como tratar pacientes com discreta alteraçao da contratilidade segmentar? meu marido esta com este diagnostico e tem…
  4. Infarto e suas consequências ao coração. | Sopro no Coração - […] vamos confundir insuficiência mitral leve (que já existia antes do infarto) e achar que foi o infarto que a…

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!