Angioplastia coronariana ao vivo.

As imagens esquemáticas são importantes para uma compreensão, mas a imagem ao vivo mostra muito bem a realidade do que é realizado durante uma angioplastia, seja durante um infarto do miocárdio ou durante um procedimento eletivo (agendado). Antigamente, não tínhamos possibilidade de mostrar isso aos nossos clientes. Reuni alumas imagens e vou explicá-las, logo abaixo: Veja o video de uma angioplastia na coronária direita.

Observações:

1 – o video começa mostrando a sala de cirurgia.

2 – aos 3,04s: o hemodinamicista (médico que faz a angioplastia) injeta o contraste (“tinta preta”) para mostrar a obstrução, que é uma área em que o contraste (que significaria o sangue) não passa pela artéria.

3 – aos 3,20s: já aparece o balão insuflando (cheio) o stent;

4 – aos 3,38s: o balão já está todo insuflado (cheio) e o stent já está localizado no local – foi uma implantação direta do stent. Note que o médico deixa um tempo para fazer uma pressão no local e para o stent ficar bem preso no local.

5 – aos 3,52s: ocorre nova injeção do contraste e já não se observa a obstrução, o sangue passa livremente pela artéria coronária.

6 – aos 3,56s: o médico aponta o dedo para mostrar o stent (uma mancha no local da obstrução).

7 – aos 4,29s: há uma nova imagem da obstrução, onde você pode comparar o efeito antes e depois.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!