Uma arritmia muito frequente na prática do cardiologista é a arritmia sinusal. Ela acomete diversas pessoas e provoca uma preocupação muito grande nesses pacientes. Quer saber as consequências que ela provoca em você? É uma doença? É grave? É algo normal? Confira nesse artigo.

Leia também:

Guia Completo: Arritmia Cardíaca Guia Completo: Sopro no Coração

Uma dos tipos mais comuns de arritmia é a arritmia sinusal. Trata-se de mudanças cíclicas na frequência cardíaca durante a respiração. É muito comum em crianças e, muitas vezes encontrada em adultos jovens. Os pacientes com arritmia sinusal não sentem qualquer sintomas cardiovasculares.

A taxa de estímulo do nó sinusal pode mudar com a inspiração / expiração, especialmente em pessoas mais jovens. A frequencia cardíaca acelera com a inspiração (uma vez que inibe o seu nervo vago) e diminui com a expiração (estimula o nervo vago). 1)Sinus Arrhythmia

O quê é Arritmia Sinusal?

Extra-SistoleArritmia sinusal é uma alteração nos batimentos cardíacos. Ela ocorre quando o nó sinusal manda impulsos elétricos para o coração de forma não-simétrica. É o nó sinusal que ordena o batimento do coração e ele costuma fazer isso de forma rítmica, em tempos regulares. A arritmia sinusal ocorre quando este comando é feito de modo NÃO-regular, em intervalos de tempos IRREGULARES. 2)Sinus Arrhythmia

 

Arritmia Sinusal Causa Sintomas?

No geral, não! Entretanto, alguns pacientes podem sentir palpitações. Leia mais sobre arritmias neste link.

 

Arritmia sinusal me impede de fazer atividades físicas ou outra atividade?

Não, também não! Se o paciente for saudável e se não houver nenhuma outra situação clínica, não haverá problemas para o paciente. Aliás, arritmia sinusal nem é uma doença em si. É uma alteração no eletrocardiograma e não provoca sintomas e nem impede o paciente de realizar qualquer atividade física.

Arritmia sinusal

Arritmia sinusal

Então não preciso nem fazer check-up?

Calma, não disse isso! Qualquer pessoa deve e precisa fazer uma avaliação com o seu cardiologista de confiança para afastar a presença de doenças que impedem a realização de atividades físicas. Apesar da arritmia sinusal não ser um motivo para impedir atividades físicas, outras doenças poderão ocorrer e é importante e mandatório ter uma avaliação do seu cardiologista.

 

Ainda não leu?

Guia Completo: Arritmia Cardíaca Guia Completo: Sopro no Coração

Agora é a sua vez… Entendeu tudo?

Deixe o seu comentário e sua dúvida. Eu tento melhorar o conteúdo do artigo baseado nas dúvidas dos leitores. Não respondo diretamente aos comentários, mas tento editar o artigo para que fique cada vez melhor. Abraços.

References   [ + ]

1, 2. Sinus Arrhythmia
E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!