Atenolol e meta da pressão arterial…

Tenho pressão alta, sem tomar medicamentos ela vai até 14 x 9, com atenolol diário cai para até 11×7,5, fiquei sem tomá-lo e percebi que a pressão se manteve por aproximadamente 9 dias normal ( com alimentação controlada ) eu poderia ir reduzindo para 3 dias, 5 dias e depois mante-la em 1 comprimido 25 mg a cada 7 dias.

Atenolol e pressão alta

Atenolol e pressão alta

Qual a meta da pressão arterial?

Quando um médico inicia um tratamento para a pressão arterial, ele tem o objetivo de chegar a um valor mais adequado de pressão arterial com a menor quantidade de medicamento possível.

A meta ideal é uma pressão arterial em torno de 120/80mmHg.

Sobre a Pressão Alta:

Leia Também:

Nem todos chegam a 120/80mmHg

Contudo, nem todos os paciente conseguem esse objetivo de pressão e os médicos precisam aumentar cada vez mais as medicações.

Alguns pacientes tem pressão arterial resistente ou pressão do avental branco, o que dificulta a avaliação do médico.

E quando a pressão arterial baixa adequadamente?

Por outro lado, há pacientes nos quais a pressão arterial abaixa demais e os médicos precisam reduzir as doses das medicações.

Alguns casos, a pressão arterial estava em torno de 150/90mmHg e cai para 110/70mmHg…  Nesse caso, obteve-se um bom controle da pressão arterial. Quando a pressão gira em torno de 120/80mmHg ou próximo desse valor o médico se dá por satisfeito.

Quando devo suspender a medicação?

A suspensão da medicação deve ser feito (somente pelo seu médico) quando a pressão arterial fica baixa demais: abaixo de 100/70mmHg ou 110/70mmHg acompanhado de sintomas de tontura e mal-estar.

Pergunte para seu médico e evite a suspensão súbita da medicação.

Sobre a Pressão Alta:

Leia Também:

Como o médico deve suspender o Atenolol?

O atenolol e todo medicamento beta bloqueador deve ser suspendido vagarosamente, nunca subitamente, pois há um risco de efeito rebote (leia aqui).

Nunca suspensa a medicação sem orientação do seu médico.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!