Aumento do Átrio Esquerdo: É grave? Tem Cura?

Aumento do Átrio Esquerdo no Ecocardiograma! O tamanho do atrial esquerdo pelo ecocardiograma mostrou ser um preditor significativo de resultados cardiovasculares. Medir o tamanho do átrio esquerdo deve fazer parte da avaliação ecocardiográfica de rotina. Confira!

Se você está lendo este artigo, provavelmente já passou por uma consulta médica com cardiologista, já realizou um eletrocardiograma onde leu (Sobrecarga atrial esquerda) e, neste momento, está preocupado com o resultado do seu ecocardiograma, onde leu uma das conclusões abaixo:

Sobrecarga Atrial Esquerda no Eletrocardiograma!

  • Aumento leve do átrio esquerdo.
  • Aumento moderado do átrio esquerdo.
  • Aumento importante do átrio esquerdo.
  • Átrio esquerdo com volume aumentado.
  • Aumento no volume do átrio esquerdo.

Todas esses tópicos presentes na conclusão do ecocardiograma deixa muitos pacientes assustadíssimos, e se perguntam:

  • Qual o tamanho normal do átrio esquerdo?
  • Aumento do átrio esquerdo é perigoso?
  • Átrio esquerdo aumentado tem cura?
  • Quais os sintomas do Aumento atrial esquerdo?
  • O que significa sobrecarga atrial esquerda?
  • Como tratar o aumento do átrio esquerdo?

Nesse artigo, tentarei explicar cada uma dessas alterações – continue lendo, pois vou fazer um esforço para não deixar nenhuma resposta de fora!

Exames Cardiológicos:

Esta série de artigos falam sobre os exames cardiológicos, todos eles – confira clicando aqui:

O que é o Átrio Esquerdo?

O átrio esquerdo é uma das quatro câmaras do nosso coração, juntamente com o átrio direito, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. 1)Clinical Implications of Left Atrial Enlargement: A Review

Na imagem ao lado, LA (left atrium).

aumento do átrio esquerdo

aumento do átrio esquerdo

Para quê serve o Átrio Esquerdo?

O átrio esquerdo é uma câmara de passagem do sangue pelo nosso coração e faz parte da grande circulação de sangue pelo nosso corpo – um complexo sistema de condutos por onde o sangue passa.

Anatomia do Átrio Esquerdo?

Veias Pulmonares e o Átrio Esquerdo:

Após ser oxigenado nos pulmões, sangue chega ao átrio esquerdo através das veias pulmonares.

Válvula mitral e o Átrio Esquerdo:

A válvula mitral abre para o sangue sair dos átrios e descer para o ventrículo esquerdo. Ela também se fecha no momento da sístole do ventrículo (contração dos ventrículos) impedindo que o sangue que está no ventrículo volte para os átrios.

Ventrículo esquerdo e o Átrio Esquerdo:

Durante a fase de relaxamento dos ventrículos, o sangue oxigenado que está no átrio esquerdo passa pela válvula mitral (aberta) em direção ao ventrículo esquerdo. Após a contração do ventrículo esquerdo, o sangue oxigenado segue para todo o corpo.

A função do átrio esquerdo!

O átrio esquerdo atua em três fases dentro do ciclo cardíaco:

  • 1) como “reservatório” que recebe sangue da circulação venosa pulmonar durante a sístole ventricular;
  • 2) como um “canal” para a transferência de sangue para o ventrículo esquerdo (LV) durante a fase inicial da diástole ventricular (relaxamento), após a abertura da válvula mitral através de um gradiente de pressão e através do qual o sangue flui passivamente das veias pulmonares para o ventrículo esquerdo; e
  • 3) como uma câmara “contrátil” que esvazia ativamente o sangue no ventrículo esquerdo, imediatamente antes do início da sístole do ventrículo esquerdo – Esta função de “bomba de reforço” de LA contribui para o débito cardíaco que apenas representa aproximadamente 20% do volume de sangue ejetado pelo corpo, mas se torna significativamente importante quando o paciente tem uma insuficiência cardíaca.

Qual o problema com o Átrio Esquerdo?

Quando a anatomia e o funcionamento cardíaco estão normal, não há nenhum problema. Entretanto, fortes evidências sugerem que a presença de alargamento do átrio esquerdo, aumento do átrio esquerdo, leva a um risco clinicamente significativo de o paciente ter consequências cardiovasculares adversas.

O Aumento no volume do átrio esquerdo traz riscos para os pacientes.

Como medir o tamanho do Átrio Esquerdo?

O principal exame para a avaliação do tamanho do átrio esquerdo é o Ecocardiograma (ecodopplercardiograma transtorácico). Se você prestar atenção no seu laudo do ecocardiograma, poderá ver uma foto semelhante à foto mostrada abaixo – com o átrio esquerdo tracejado e circulado.

Aumento do átrio esquerdo

Aumento do átrio esquerdo

Como o átrio esquerdo é uma câmara que armazena sangue, ele é avaliado pelo seu VOLUME e medido em mL. Há bem pouco tempo atrás, o tamanho do átrio esquerdo era medido pelo diâmetro da cavidade, mas esta avaliação deixou de ser utilizada e atualmente, o VOLUME DO ÁTRIO ESQUERDO é a medica principal para avaliar o átrio. 2)NCBI

Volume do átrio Esquerdo

Volume do átrio Esquerdo

A Tomografia e a Ressonância Magnética Cardíaca na medida do átrio esquerdo:

Tanto a Tomografia computadorizada (TC) quanto a Ressonância magnética (RM) cardíaca podem medir o volume do átrio esquerdo de forma mais precisa que o Ecocardiograma transtorácico.

Ecocardiograma transtorácico, Ecodoppler ou Eco! Seu Guia!

No entanto, mesmo que os métodos ecocardiográficos subestimem o volume de átrio esquerdo quando comparados ao TC ou à RM, a estimativa do volume do átrio esquerdo pela ecocardiográfica é preferida na prática médica devido à sua portabilidade, facilidade e segurança.

Qual é o volume / tamanho normal do átrio esquerdo?

O volume normalizado de átrio esquerdo foi determinado utilizando várias técnicas (área-comprimento ou método de discos) foi de 34 mL/m3)Revisions to Recommendations for Cardiac Chamber Quantification by Echocardiography in Adults

Volume indexado pela superfície corpórea!

  • Idade: em indivíduos saudáveis, o índice de volume do átrio esquerdo é independente da idade.
  • Gênero: O tamanho átrio esquerdo é maior nos homens do que nas mulheres, mas essa diferença pode ser atribuída às variações no peso relativo e no tamanho do corpo.
  • Tamanho do corpo: o tamanho do corpo é o determinante mais importante do tamanho átrio esquerdo, assim, o volume do átrio esquerdo aumenta com o aumento do tamanho do corpo. Portanto, o tamanho LA deve ser indexado a uma medida do tamanho do corpo.

Depois de avaliar o volume do átrio esquerdo, o médico ecocardiografista divide o volume encontrado pela superfície corpórea. É por isso que o volume encontrado se dá sob a unidade 34 mL/m2. . O metro quadrado é um valor que impede que a estatura interfira nas medidas de volume do átrio esquerdo. Assim, podemos afirmar:

O Aumento do átrio esquerdo!

O átrio esquerdo é considerado aumentado quando o volume indexado é maior que 34 mL/m2.

Outras formas de medir o átrio esquerdo:

Há bem pouco tempo atrás, as medidas do átrio esquerdo eram realizadas com a técnica do ecocardiograma chamada de M-Mode (modo-M) ou modo Unidimensional. Trata-se de uma técnica antiga que até hoje é utilizada, mas vem perdendo sua aplicabilidade na prática médica – mas você ainda continuará vendo nos laudos de ecocardiograma dos dias de hoje – é quase que uma tradição, como na imagem abaixo.

átrio esquerdo aumentado

átrio esquerdo aumentado

Pelo método acima, o átrio esquerdo é medido em seu diâmetro maior (presumivelmente) e o valor normal é de até 40 mm ou 4 cm. Nesse método antigo, o diâmetro do átrio esquerdo não é indexado pela superfície corporal e pacientes maiores em estatura tem medidas maiores que pacientes de menor estatura – não sendo possível um valor padronizado.

A medida do átrio esquerdo pelo M-Mode (unidimensional) está em desuso e cada vez menos valorizada pelos cardiologistas.

Condições que aumentam o Volume do átrio esquerdo?

Há diversas situações que podem aumentar o volume do átrio esquerdo e provocar o aumento do átrio esquerdo.

O aumento do átrio esquerdo é resultado de dois principais fatores:

Hipertensão arterial e Pressão alta! Tudo sobre!

 

O aumento do átrio esquerdo é perigoso?

Uma das questões principais na avaliação do átrio esquerdo aumentado é o seu real perigo. O aumento do átrio esquerdo é perigoso?

O tamanho de átrio esquerdo foi estabelecido como um marcador prognóstico para resultados cardiovasculares adversos:

Fibrilação atrial

A fibrilação atrial (FA) é uma arritmia mais frequentemente encontrada associada ao aumento da morbidade e mortalidade. Vários estudos indicam que o volume de átrio esquerdo abrange informações não capturadas por dados clínicos ou avaliação monodimensional do modo M e, portanto, representam um preditor superior de resultados, incluindo Fibrilação atrial. 4)Echocardiographic predictors of nonrheumatic atrial fibrillation. The Framingham Heart Study.

Fibrilação Atrial – Seu Guia Definitivo!

Acidente vascular encefálico

O acidente vascular cerebral é a terceira principal causa de morte e está associado a deficiência física grave. A relação entre o aumento do volume do átrio esquerdo e AVC é complexa, mas foi confirmada em estudos recentes, que atestaram que quando há aumento do volume do átrio esquerdo, há maior chance de se desenvolver um AVC. 5)Left atrial volume in the prediction of first ischemic stroke in an elderly cohort without atrial fibrillation.

Insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada

O volume de LA é um medidor sensível da pressão de enchimento do VE e reflete a carga da disfunção diastólica na ausência de doença valvar grave e Fibrilação atrial. Estudos recentes mostraram a utilidade do volume do átrio esquerdo em prever a insuficiência cardíaca congestiva inicial/incipiente (ICC) 6)Left atrial volume as a morphophysiologic expression of left ventricular diastolic dysfunction and relation to cardiovascular risk burden.

Insuficiência Cardíaca e Coração Grande – Tudo!

Mortalidade Cardiovascular e por outras causa:

O aumento do átrio esquerdo foi demonstrado prever a mortalidade, tanto cardiovascular como também todas as outras causa, na população em geral.

Em um estudo muito grande de pacientes encaminhados para ecocardiografia, o índice de volume de átrio esquerdo prediz a mortalidade por todas as causas, independente da presença de hipertrofia ventricular esquerda. 7)Left atrial size and risk of major cardiovascular events during antihypertensive treatment: losartan intervention for endpoint reduction in hypertension trial

Hipertrofia ventricular esquerda – HVE – Tudo Sobre!

Átrio esquerdo aumentado tem cura?

Como você pode ler, o aumento do átrio esquerdo é causado por uma série de fatores e problemas cardíacos e nada mais é do que uma consequência de uma série de mudanças no funcionamento normal do coração.

Depois de aumentado, é possível voltar ao tamanho normal?

A reversão do volume do átrio esquerdo para as medidas normais é possível quando se reverte a doença que causou o aumento do átrio esquerdo. Mas o retorno aos valores normais é mais provável quando a doença causadora do aumento do átrio esquerdo é descoberta no início e quando ela é tratada no seu início. Após uma certa medida e após um certo volume atrial esquerdo, a reversão não é mais possível. Portanto:

  • A pressão alta causou o aumento do átrio esquerdo? Trate a pressão alta!
  • Um problema de válvula causou o aumento do átrio esquerdo? Trate o problema de válvula!
  • O infarto causou o aumento do átrio esquerdo? Trate o infarto !
  • A insuficiência cardíaca causou o aumento do átrio esquerdo? Trate a insuficiência cardíaca!

Quais os sintomas do Aumento atrial esquerdo?

Os sintomas do aumento atrial esquerdo podem ser resumidos em um sintoma: DISPNEIA. A falta de ar é a principal queixa relacionada ao aumento do átrio esquerdo.

Dispneia e Falta de Ar – Tudo que você precisa saber!

Outras queixas também podem ocorrer:

  • Palpitações – secundária à presença de Fibrilação atrial ou outra arritmia.
  • Tontura – secundária à presença ou estabelecimento de um AVC.

Sobrecarga atrial e Aumento do átrio Esquerdo – Qual a Diferença?

Ambos os termos estão se referindo ao átrio esquerdo, entretanto o termo Sobrecarga atrial esquerda é uma denominação utilizada no Eletrocardiograma, enquanto o Aumento do átrio esquerdo (ou aumento do volume do átrio esquerdo) é um termo utilizado no Ecocardiograma.

Conclusão:

O Aumento do átrio esquerdo fornece importantes informações clínicas e de prognósticas. Achados atuais sugerem que o tamanho da átrio esquerdo pelo Ecocardiograma é um importante identificador de risco clínico na doença cardiovascular e deve ser avaliado como parte da avaliação rotineira abrangente do Ecocardiograma.

Exames Cardiológicos:

Esta série de artigos falam sobre os exames cardiológicos, todos eles – confira clicando aqui:

Qual a sua dúvida?

E então, depois de ler todo o artigo, qual a sua dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários.

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

6 Comments

  1. fiz cirurgia da aorta ascendente…BENTAN…tenho tonturas e o atrio levemente aumentado…o que acontece?

    Post a Reply
    • Regis,
      Nesse caso, a tendência é que o Átrio volte ao normal.
      A tontura não costuma ter relação.
      Abraços.

      Post a Reply
  2. A injeção tem confecção com o volume do átrio esquerdo ou com a ingestão de remédios,pois tenho patologia isquêmicas e 5stends e tive em 2006 uma oclusão de DA,tenho direito a melhoria de reforma?

    Post a Reply
  3. Boa tarde. Há 4meses fiz exames e acusou ventrículo e aurícula esquerda ligeiramente aumentados. Prático ciclismo todos os dias e por vezes longas distâncias, mas não sou profissional. Será normal? Seria melhor fazer agora outro exame para comparar visto estar numa altura em que prático menos desporto? Obrigado

    Post a Reply
    • Carlos.
      Atletas podem ter átrio esquerdo aumentado – mesmo estando saudáveis.
      Nesse caso (se for o seu caso) – depende da função diastólica – se for normal: ótimo.
      Mas só seu médico para lhe dizer.
      Abraços.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!