Bloqueio átrio-Ventricular Total – de 3o. grau – BAVT: Muito grave!

Bloqueio átrio-Ventricular Total é grave. Algumas vezes, o paciente reclama de tontura ou tonteira e o problema pode estar relacionado a um bloqueio cardíaco! O bloqueio ocorre quando o impulso elétrico não consegue chegar onde deveria chegar e provoca pausas e paradas no batimento cardíaco. Diferente de situações onde o coração acelera (taquicardias), o bloqueio cardíaco provoca batimentos lentos (bradicardias) graves e, se não tratadas, podem ser fatais, provocando morte súbita. Neste tipo de arritmia, o uso do Marca-passo cardíaco é o tratamento indicado.

Bloqueio ÁtrioVentricular

Bloqueio ÁtrioVentricular

O que é BAVT?

Bloqueio átrio-ventricular de terceiro grau ou bloqueio cardíaco completo é uma emergência médica na qual o impulso elétrico natural entre as câmaras superior (átrios) e inferior (Ventrículos) do coração está bloqueado. 1)Wikipedia 2)Reblampa

Video de um Bloqueo Átrio-Ventricular de 3o. grau:

Bloqueio ÁtrioVentricular – As Causas?

O BAVT é a abreviação de Bloqueio átrio-Ventricular Total 3)Reblampa

Neste tipo de bloqueio cardíaco, nenhum dos sinais elétricos vindos do átrio alcançam os ventrículos. Esse tipo também é chamado de:

  • bloqueio cardíaco completo;
  • bloqueio AV total;
  • BAVT;
  • Bloqueio átrio-Ventricular de Terceiro Grau.

Leia também sobre:

Quando Bloqueio átrio-Ventricular Total ocorre, áreas especiais nos ventrículos podem criar sinais elétricos para causar os ventrículos se contrair. Este sistema alternativo natural é mais lento do que a taxa normal do coração e não é coordenada com a contração dos átrios. Em um eletrocardiograma, o padrão normal é interrompido. As ondas P ocorrem a uma taxa mais rápida, e não estão associadas (ou coordenadas) com as ondas QRS.

 

Bloqueio ÁtrioVentricular – Como Prevenir?

Não há uma medida específica para prevenir-se de ter um Bloqueio átrio-Ventricular Total. Mas algumas medicações utilizadas para pressão arterial alta ou para arritmia podem provocar o Bloqueio Átrio-Ventricular total.

Daí a importância de estar sempre em contato com seu médico, principalmente se você estiver em uso de alguma medicação que seja utilizada para lentificar os batimentos cardíacos (Atenolol, Metoprolol, Propranolol, Bisoprolol, Amiodarona e outros).

 

Bloqueio ÁtrioVentricular – Os Sintomas?

O Bloqueio Átrio-Ventricular de 3o grau (BAVT) pode causar fraqueza geral, letargia, dores musculares, falta de ar (dispneia) e desmaios.

O desmaio, ou síncope, é o sintoma mais temido provocado pelo Bloqueio atrioventricular total, pois o risco de óbito é grande.

O Bloqueio cardíaco completo (BAVT) pode resultar em parada cardíaca súbita e morte. Este tipo de bloqueio cardíaco, muitas vezes requer tratamento de emergência. Um marcapasso temporário pode ser usado para manter o coração batendo até se colocar um marcapasso definitivo. 4)Types o heart block

 

Bloqueio átrio-Ventricular Total – O Tratamento?

O tratamento principal para corrigir o bloqueio átrio-ventricular total é o implante de marca-passo cardíaco.

Marca-Passo Cardíaco Temporário:

O marca-passo cardíaco temporário deve ser utilizado em todas as situações em que o médico faça o diagnóstico do bloqueio átrio-ventricular total.

Há situações, nas quais o paciente está em uso de medicações que reduzam a frequencia cardíaca, é necessário dar um tempo para que a medicação seja suspensa e seja eliminada do corpo do paciente.

Depois que esta droga que possa (possivelmente) estar causando o bloqueio tiver sido eliminada, pode ocorrer de que o bloqueio AV total seja corrigido espontaneamente.

Marca-Passo Cardíaco Temporário:

Nas situações em que o paciente não está em uso de nenhuma medicação que torne o ritmo cardíaco mais lento ou quando o bloqueio AV total permaneceu após a suspensão da droga, deve-se implantar um Marca-Passo definitivo.

O uso do marca-passo definitivo age sincronizando os estímulos vindos do átrio e enviando-os (sem bloqueios) para os ventrículos.

Bloqueio Átrio-Ventricular – Os Riscos?

O principal risco do Bloqueio átrio-ventricular total é a morte súbita. E, como você percebe, não há risco maior na sua vida.

Leia também sobre:

Leia também:

 

References   [ + ]

1. Wikipedia
2, 3. Reblampa
4. Types o heart block

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

7 Comments

  1. dotor costumo sentir meu coracao normal depois da uma pausa longa quase parar me da uma agonia depois ele volta depois quesinto isso me da trmedeira e nervosismo oque pode ser

    Post a Reply
  2. Qual o tratamento para bloqueio átrio ventricular de 1° grau?

    Post a Reply
  3. perdi uma filha à 4 meses ,ela estava com 2 anos e 7 meses , descobri que ela tinha BAVT com cinco meses de gravidez , quando ela nasceu foi levada para o CTI e com 14 dias de vida foi implantado um marca passo , ela estava super bem ,assim os médicos me relatavam , só que o coração dela enfraqueceu muito e ela não resistiu e faleceu. gostaria de saber se o BAVT realmente faz o coração enfraquecer a esse ponto , e se esse enfraquecimento do coração não foi percebido devido ela usar marca passo?? pois eu a levei em varios médicos e nenhum deles notou esse enfraquecimento….

    Post a Reply
  4. Queria saber se quem tem bavt do lado dureito sera que pode no futuro ter tabem um bavt do lado esquerdo

    Post a Reply
  5. meo bavt e no direito

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!