Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II

O Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II é uma doença do sistema de condução elétrica do coração. É um bloqueio de condução entre os átrios e ventrículos. É grave e precisa de tratamento. Confira.

Entenda os Bloqueios Cardíacos

Neste tipo de bloqueio cardíaco, os sinais elétricos entre os átrios e os ventrículos estão retardados em um grau maior que no bloqueio átrio-ventricular do primeiro grau e menor que no bloqueio átrio-ventricular total. Alguns dos estímulos que vem dos átrios não atingem os ventrículos.

Ou seja, os átrios se contraem mas… mas… mas… os ventrículos não se contraem. Em um eletrocardiograma, o padrão de ondas QRS não é precedido de uma onda P: P->QRS… P->QRS…P->QRS…P…P->QRS

Se um sinal elétrico é bloqueado antes que ela atinja os ventrículos, eles não vão contrair e bombear o sangue para os pulmões e o resto do corpo.

O bloqueio cardíaco de segundo grau é dividido em dois tipos: Mobitz tipo I e Mobitz tipo II.

Leia também sobre:

Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II – o que é?

No Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II, alguns dos sinais elétricos não chegam aos ventrículos. No entanto, o padrão é menos regular do que nos Mobitz tipo I. Alguns sinais elétricos precisam se mover das aurículas até os ventrículos, no entanto, alguns estão bloqueados. 1)Types of Heart Block – NIH

Em um ECG, a onda QRS segue a onda P a uma velocidade normal (lembre-se que no Mobitz I, há um aumento progressivo do intervalo PR). Às vezes, porém, a onda QRS está faltando (quando um impulso elétrico é bloqueado).

O Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II é menos comum do que o Mobitz Tipo I, mas é geralmente mais grave. Algumas pessoas que têm o tipo II precisam de dispositivos médicos chamados Marca-Passo para manter a frequência cardíaca adequada.

Bloqueio AV - primeiro e segundo Grau Mobitz I e II

Bloqueio AV – primeiro e segundo Grau Mobitz I e II

Qual é o Intervalo PR normal?

Muitos Cardiologistas descrevem o número do Intervalo PR no laudo do eletrocardiograma e outros se limitam a dizer que ele está normal, rápido (W-P-W – e síndromes de pré-excitação) ou aumentado (bloqueio átrio-ventricular).

O valor normal do Intervalo PR oscila entre 0,12 segundos e 0,20 segundos (ou 12ms até 20ms).

Quando o Intervalo PR está acima de 0,12 segundos, você tem um Bloqueio Átrio-ventricular de primeiro grau.

 

Causas do Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II

Na grande maioria das vezes, o Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II não tem uma causa específica. Normalmente, é um problema elétrico na condução do impulso elétrico vindo do nó sinusal até o nó átrio-ventricular.

Há uma lentificação na passagem do estímulo elétrico nesse trajeto da estimulação cardíaca normal. Essa alteração pode ser congênita (estando presente desde o nascimento) ou adquirida.

Medicamentos que Causam Bloqueio Mobitz II

Alguns medicamentos provocam o Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II e não devem ser utilizados:

  • Beta-bloqueadores
    • atenolol
    • metoprolol
    • propranolol
    • bisoprolol
    • carvedilol
  • Anti-arrítmicos
  • Colírios para Catarata (alguns)

Sinais e sintomas do Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II

A maioria das pessoas com Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II não apresentam sintomas. No entanto, aqueles que normalmente exibem uma ou mais das seguintes características:

  • Tontura e
  • Síncope (desmaio)

Tratamento do Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II

Na maioria das vezes, o tratamento para o Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II é o implante de Marca-Passo cardíaco, principalmente naqueles pacientes que apresentam sintomas de Síncope e/ou Desmaios, e também nos que apresentam tontura que possa ser atribuída ao Bloqueio AV de segundo grau – Mobitz II.

 

Leia também:

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!