Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach – Bloqueio AV Segundo Grau

O bloqueio atrioventricular (BAV), especificamente o Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach, é uma doença do sistema de condução elétrica do coração. É um bloqueio de condução entre os átrios e ventrículos. A presença de bloqueio AV de segundo grau é diagnosticada quando um ou mais (mas não todos) dos impulsos atriais deixam de realizar para os ventrículos devido à condução prejudicada.

Bloqueio Átrio-Ventricular Primeiro Grau 2

Bloqueio Átrio-Ventricular Primeiro Grau 2

Leia também sobre:

Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach – o que é?

Neste tipo de bloqueio cardíaco, os sinais elétricos entre os átrios e os ventrículos estão retardados em um grau maior que no bloqueio átrio-ventricular do primeiro grau. Alguns dos estímulos que vem dos átrios não atingem os ventrículos. Ou seja, os átrios se contraem mas… mas… mas… os ventrículos não se contraem. Em um eletrocardiograma, o padrão de ondas QRS não é precedido de uma onda P: P->QRS… P->QRS…P->QRS…P…P->QRS

Se um sinal elétrico é bloqueado antes que ela atinja os ventrículos, eles não vão contrair e bombear o sangue para os pulmões e o resto do corpo.

O bloqueio cardíaco de segundo grau é dividido em dois tipos: Mobitz tipo I e Mobitz tipo II 1)Types of Heart Block

Bloqueio AV Segundo Grau – Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach

Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach

Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach

Neste tipo (também conhecido como bloco de Mobitz I ou Wenckebach), os sinais elétricos que saem dos átrios para os ventrículos vão ficando cada vez mais atrasados até que o ventrículo pare de bater (fica um batimento sem bater).

No ECG, o atraso é mostrada como uma linha (chamada do intervalo PR) entre as ondas P e QRS. A linha fica mais e mais longa até que ocorra uma onda P sem o complexo QRS.

Qual é o Intervalo PR normal?

Muitos Cardiologistas descrevem o número do Intervalo PR no laudo do eletrocardiograma e outros se limitam a dizer que ele está normal, rápido (W-P-W – e síndromes de pré-excitação) ou aumentado (bloqueio átrio-ventricular).

O valor normal do Intervalo PR oscila entre 0,12 segundos e 0,20 segundos (ou 12ms até 20ms).

Quando o Intervalo PR está acima de 0,12 segundos, você tem um Bloqueio Átrio-ventricular de primeiro grau.

Causas do Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach:

Bloqueio AV - primeiro e segundo Grau Mobitz I e II

Bloqueio AV – primeiro e segundo Grau Mobitz I e II

Na grande maioria das vezes, o bloqueio átrio-ventricular de segundo grau Mobitz I não tem uma causa específica. Normalmente, é um problema elétrico na condução do impulso elétrico vindo do nó sinusal até o nó átrio-ventricular.

Há uma lentificação na passagem do estímulo elétrico nesse trajeto da estimulação cardíaca normal. Essa alteração pode ser congênita (estando presente desde o nascimento) ou adquirida.

Medicamentos que Causam Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach

Alguns medicamentos provocam o bloqueio Mobitz I ou Wenckebach:

  • Beta-bloqueadores
    • atenolol
    • metoprolol
    • propranolol
    • bisoprolol
    • carvedilol
  • Anti-arrítmicos
  • Colírios para Catarata (alguns)

Tenho bloqueio Mobitz I ou Wenckebach – Medicações podem aumentá-lo?

Se você já tiver o bloqueio Mobitz I ou Wenckebach, pode ser que os medicamentos listados acima aumente (um pouco) o tamanho do seu bloqueio, mas essa alteração não costuma ser perigosa e nem tampouco causar algum sintoma em você.

Devo suspender os Medicamentos que Causam bloqueio Mobitz I ou Wenckebach?

Mesmo que você tenha desenvolvido o bloqueio Mobitz I ou Wenckebach após iniciar alguma medicação, você não deve se preocupar. Seu médico saberá o momento de suspender e se será, mesmo, necessário suspender a sua medicação.

Mas não há necessidade de suspensão da medicação que está em uso somente por causa do bloqueio Mobitz I ou Wenckebach.

 

Os Sintomas do Bloqueio AV Segundo Grau – Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach

Pacientes com Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach podem sentir tonturas ou ter outros sintomas. Este tipo de bloqueio cardíaco de segundo grau (Mobitz I) é menos grave do que Mobitz tipo II.

Mobitz I

Mobitz I

Bloqueio Mobitz I ou Wenckebach é Grave?

O Bloqueio Mobitz I não costuma ser grave e os sintomas, raros, não justificam tratamentos específicos. Exceto quando o paciente sente Tontura e quando essa tontura pode ser associada e relacionada à presença do Mobitz I, o tratamento pode ser o implanta do Marca-Passo cardíaco.

Leia também:

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!