BRD 2º grau impede a prática de atividade física?

A presença de alterações no eletrocardiograma assusta os pacientes. Muitos deles gostam de praticar atividades físicas e ficam muito preocupados com a presença dessas alterações.  Quais alterações proibem a prática de atividade física? Os bloqueios cardíacos, BRD, BRE, BAV proibem o indivíduo de praticar exercícios físicos ?

O BAV (bloquei atrio-ventricular) de primeiro grau não costuma estar associado a uma doença que proíba a atividade física. Procure o seu médico para esclarecimentos.

Da mesma forma, os BRD de 1o. e 2o. grau se forem algo isolados, ou seja, se não estiver associado a uma doença no coração, ele não impede a prática de atividades físicas. Não há nenhuma relação ou proibição que não permita que o cliente (não chamei de paciente) faça atividade física. Procure o seu médico para esclarecimentos.

 

Mas e se fosse o BRD 3o. grau?

Também não! Se for de forma isolada, não, não impede. O mais importante nestes bloqueios é que eles ora acompanham uma doença cardíaca ora NÃO acompanham uma doença cardíaca. Procure o seu médico para esclarecimentos.

 

Então posso praticar atividade física “intensa”?

Como você diz, está sedentário! Assim, NÃO faça atividade físcica intensa antes de uma avalliação (um check-up) de um cardiologista – já se passaram alguns anos desde seus 20anos e deve fazer nova consulta. Comece devagar e vá aumentando a carga. A intensidade do exercício virá com a melhora do seu condicionamento físico. Procure o seu médico para esclarecimentos.

A simples presença destes bloqueios não costumam ter relação com atividade física… entretanto, é fundamental que o paciente seja avaliado pelo seu médico.


Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

22 Comments

  1. Se não fosse esse diagnóstico eu poderia fazer dupla com ronaldinho gaúcho e cia rsrssrsrsrsrsr
    abraços doutor !

    Post a Reply
    • 🙂
      Tem uma vaga na pelada de segunda à noite, aqui em Teófilo Otoni… se desejar, pode vir. Vou ver se arranjo uma vaguinha para você.
      Abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  2. Doutor gostaria de saber é se essas alterações podem ser de cunho emocional? A ansiedade por provocar essas alterações?

    Post a Reply
  3. olá Dr. fiz um concurso publico e no edital diz que bloqueio do ramo direito é uma das medidas incapacitantes, eu fico incapacitado? eles podem desclassificar alguém se o bloqueio por si só nao é uma cardiopatia? tenho o bloqueio incompleto do ramo direito, no edital diz bloqueio do ramo direito. é a mesma coisa?

    Post a Reply
    • Olá, Acácio.
      Pergunta interessante! Você está correto em buscar informações a respeito.
      Escrevemos alguns posts sobre isso, além deste que vc leu.
      Os bloqueios incompletos do ramo direito: http://sopronocoracao.com/2012/02/08/brd-incompleto-1o-e-2o-graus-e-completo-3o-grau/
      E o Bloqueio do ramo dirieito: http://sopronocoracao.com/2012/02/05/brd-bloqueio-do-ramo-direito/

      A orientação que lhe dou é a seguinte:
      1 – Vá a um cardiologista e peça para ele lhe examinar e fazer um laudo dizendo que você está apto para o trabalho em questão, ou não (se for o caso). Este cardiologista decidirá se solicitará de alguns exames adicionais.

      2 – No dia da avaliação, LEVE ESTE LAUDO. O médico que irá avaliá-lo para o trabalho (ou, às vezes, uma outra pessoa não médica) costuma ler a frase “Bloqueio de ramo direito” e, de cara, já o coloca como inapto…). E isso pode lhe prejudicar e você terá que solicitar uma perícia e tal…

      3 – Com o laudo em mãos, eles (que lhe avaliarão) terão segurança de lhe deixar trabalhar.

      Entendido? É uma sugestão baseada na minha experiência.
      Mas lembre-se… só o seu médico é que poderá dizer se você está apto ou não para o trabalho.

      Grande abraço e obrigado pela pergunta.
      Leonardo.

      Post a Reply
  4. boa noite,
    a uns 12 meses atras comecei a sentir um formigamento nos pes e maõs e todo corpo,
    fiz exame de TSH deu 5,67 depois de uns 8 meses fiz novamente esta 5,87,
    fiz uma curva glicemica jejum (80) apos 30m (91) 60m (79) 120m (85) e apos 180m (91),
    agora estou sentindo tipo uma queimação nas mãos, umas pancadas no meio do peito principalmente deitada, coceira muito forte nos ouvidos, espasmos musculares nas pernas,
    a medica disse que e PRINCIPIO de hipoglicemia, hipotiroidismo, e da pressão baixa (10 por 6 )
    não receitou remedio, esta certo por favor me ajude,
    muito obrigada,
    abraços marcia

    Post a Reply
  5. oi!!! vou fazer 75 anos,tenho BRD e pressão alta mas so quando fico nervosa,
    uso chas e alho so tomo remedio para p.a. quando sobe muito,
    esta certo? posso fazer caminhadas ?
    tenho varizes, estou com flebite fiz ultra som mas graças a DEUS não deu trombose,
    estou tomando o DIOSMIN tem problema ?
    abraços fique com DEUS,
    maria

    Post a Reply
  6. eu tenho BRD 1º grau, eu posso fazer exercícios físicos, malhar, natação entre outros?

    Post a Reply
  7. Dr. Boa tarde, queria tirar um duvida com o sr, sempre fui atleta, tenho 38 anos, e pratico esporte regulamente a 10 anos, corrida de rua
    A 2 semanas atras, eu correndo senti um bolo estranho na garganta, parei e como so corro com o frequencimetro, quando vi o relogio estava a 165 bat, uma freqüência rotineira, pois vinha correndo uma media de 4:30 seg por km, então quando senti o bolo parei imediatamente e observei o relogio e este pulou de 165 pra 220, fiquei ansioso e ele subiu pra 235, so ai ele abaixou gradualmente chegando a 100, nao corri mais e voltei pra casa andando normalmente, nao senti formigamento no braço , dor no peito nada somente o bolo na garganta, quando abaixou parou o bolo. Fui imediatamente no hospital fiz um eletro deu nada, fiz um holter 24 horas, neste sim deu na conclusão : extrassistoles atriais raras e extrassistoles ventricular única .
    Deu na arretimia ventricular ( 1 isolada, das quais ) e na arretimia supraventriculates ( 8 isoladas ) no holter meu coração bateu 75.616 bat, fiz o ecocardiograma e nao deu nada, perfeito, fiz os exames de sangue e deu exente. Tenho de nascença um bloqueio de ramo, em alguns exames aparece ( atraso final da condução intraventricular do ramo direito ) ou ( distúrbio de condução pelo ramo direito do 1 grau ) ou ( ritmo sinusal com BRD ) ou ( bloqueio incompleto do ramo direito do feixe de his ), já até fiz exame de chagas e deu negativo, no meu caso, minha mãe tem
    A minha pergunta e a seguinte:
    Essa arretimia que constatei no holter é grave? Nesse caso precisa fazer uma ablacao pra curar? Quem tem esse bloqueio de ramo, pode piorar fazendo ablacao ?
    Isso que senti na corrida pode ser alguma coisa ligada ao bloqueio de ramo ?
    Esse resultado que deu no holter pode piorar com o passar dos anos?
    Porque todo eletro, nunca acusou nenhuma arretimia?
    Isso que senti na corrida, pode ter provocado por aumento de pressao?
    Sempre tive uma vida saudável, sem histórico familiar, nunca fumei, nao bebo, me alimento saudável, nunca usei droga o que pode ter provocado isso
    Grato

    Post a Reply
  8. Boa noite, tenho 25 anos, praticante de exercicios fisicos periodicos (muscjlacao e aerobicos) aos 18 anos descobri um BAV de 2 grau, com algumas paradas durante a noite, chegando a 6,5s. Meu medico na epoca resolveu nao implantar o MCP e continuar acompanhando se havia alteracoes no futuro.pois bem, nao voltei mais! Depois de 4 anos, comecei a sentir umas dores no peito ( semelhante a dor muscular), a ponta dos dedos dos pes e das maos dormentes, foram casos isolados, nao aconteceu novamente, sou praticamente assintomatico. Fui ao cardio e fiz teste ergometrico ok, eco ok, e o holter……. para minha surpresa veio o susto. 55 paradas de (2,3s a 8,7s) e 13 arritmias supraventricular!!!! ENFIM…. PROIBIDO DE TOMAR CAFE, REFRIGERANTE, ENERGETICOS, ACADEMIA…….. Agendei o exame de eletrofisiologia po ablacao….espero que td se resolva!!! Ha, tb vou fazer outro holter daqui a 6 dias, pois o medico pedio para que eu nao fosse a academia durante um mes para descartar a hipotese de se originar da sobrecarga de peso.

    Post a Reply
  9. Dr Leandro, tenho 36 anos e fiz um exame de holter e deu BAV 2 grau Mobitz 1, só a noite, de madrugada…gostaria de saber se isso é caso para usar marcapasso??Muitos médicos me assustam, outros dizem q é genético,muitoobrigada!!!

    Post a Reply
  10. Meu marido fez eletro cardiograma. .e a acusou um BRD incompleto de 2 grau isso e grave

    Post a Reply
  11. Tenho 51 anos cinto um aperto no lado esquerdo do peito fiz todos os exames de coração a único poblema que deu foi a atrio esquerdo leve aumento 41 será que este aperto pode ser ansiedade ou estres pois sou muito estressado ou será por causa do átrio

    Post a Reply
  12. Olá tudo bom dr, no meu exame apareceu bloqueio de ramo de primeiro grau, jogo futebol dez meus 11 anos de idade; hoje estou com 30 anos e gosto de prática meu futebol, eu posso jogar? Preciso fazer outro exame?

    Post a Reply
  13. Comentário
    Boa tarde
    Tenho 32anos 95kg 1,85mts tenho hipotireoidismo
    No meu teste ergometrico deu BRD,o resto normal fiz um eltro, anterio e não apreceu nada … raiox do torax normal
    Em 2015 fiz eco e não deu alterações
    O que pode ser
    Desde ja obrigado
    Por que apareceu esta BRD

    Post a Reply
  14. Muito obrigado por esta consulta gratuita
    Kkk
    Me ajudou … fica com Deus …

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!