Cada hora a mais de tempo de sedentarismo diário aumenta sua chance de diabetes.

A Cada hora a mais de tempo de sedentarismo diário pode aumentar a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Isso foi indicado em um estudo realizado por cientistas holandeses e publicado na revista “Diabetologia”. Considerando cada hora a mais de tempo de sedentarismo, o risco aumenta em 22 por cento.

sedentarismoÉ de muito tempo que médicos e autoridades indicam o exercício e o abandono do sedentarismo como forma de prevenção de doenças como diabetes e Hipertensão arterial sistêmica – mas a cada dia surgem novas evidências científicas de que o abandono do sedentarismo é benéfico para sua saúde.

Em um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Maastricht, incluiu dados de 2.497 participantes do “Estudo Maastricht” com uma média de idade de 60 anos. Por oito dias consecutivos, eles usaram um acelerômetro na coxa para medir o tempo exato de sedentarismo, o número de interrupções do sedentarismo e períodos sedentários prolongados (mais de 30 minutos).

Entre os participantes, 56 por cento tinham metabolismo glicêmico normal, 15 por cento tinham metabolismo glicêmico prejudicado e 29 por cento tinham diabetes tipo 2. A comparação desses grupos mostrou que os diabéticos passam a maior parte do tempo sentados, até 26 minutos mais do que as pessoas com metabolismo glicêmico normal ou prejudicado. Para cada hora sedentária a mais por dia, o risco de diabetes tipo 2 aumentou em 22 por cento, calcularam os pesquisadores. Não foram encontradas associações significativas para interrupções do sedentarismo e para o número e a duração de períodos sedentários prolongados.

Os autores destacaram que essa associação ainda precisa ser confirmada por mais estudos. No entanto, os resultados apresentam ainda uma outra indicação de que o comportamento sedentário – independentemente de alta atividade física – tem uma importante função no desenvolvimento do diabetes tipo 2, indicando que isso deve ser considerado pelos programas de prevenção de saúde pública. 1)Univadis

O quê falta para você deixar a preguiça de lado e começar a exercitar-se?

 

References   [ + ]

1. Univadis

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!