Celular ajuda no controle da pressão arterial.

O celular e os smartphones estão difundidos por toda população. Agora, um sistema interativo on-line de um celular é uma ferramenta eficaz para melhor controle da pressão arterial. Isso foi apresentado em testes realizados por pesquisadores da Academia Sahlgrenska em Gotemburgo (Suécia). Ao usar um sistema baseado na internet, participantes conseguiam baixar a pressão arterial, entender melhor como o estilo de vida afeta a pressão arterial e participar ativamente de discussões de acompanhamento. O estudo foi apresentado na revista “The Journal of Clinical Hypertension”.

 

Baixar a Pressão usando o Celular?

pressão arterialPara o estudo, 50 pacientes com hipertensão usaram o sistema por um período de oito semanas. “O resultado mostrou significância estatística e clínica ao reduzir a pressão arterial entre a primeira e a última semana do estudo”, explicou a autora principal Ulrika Bengtsson que desenvolveu e avaliou o sistema na sua tese. Durante o período do estudo, a pressão arterial sistólica, em média, foi reduzida em 7 mmHg e a pressão arterial diastólica em 4,9 mmHg. A redução ocorreu durante as primeiras semanas e se estabilizou ao longo do tempo. A tendência foi semelhante entre todos os pacientes, independentemente do nível inicial da pressão arterial. 1)Univadis 2)NCBI

Leia mais: Infarto – Como ocorre, Quais os Sintomas, Como evitar!

Leia também: Insuficiência Cardíaca e Coração Grande – Tudo sobre…

Ao longo da evolução do estudo, os participantes por meio do telefone móvel informaram pressão arterial, pulso, medicação que tomavam, estilo de vida, sintomas e condição de bem-estar. Além disso, o sistema on-line enviava ao telefone móvel do paciente perguntas, mensagens individuais incentivadoras e relacionadas ao estilo de vida e lembretes quanto à atividade física ou medicação. E ainda, foi disponibilizado feedback em forma de gráfico que permitia aos pacientes comparar valores de pressão arterial ao longo do tempo e fazer previsões; médicos e outros profissionais de saúde também usaram esses dados para tratar os pacientes.

Os Achados do estudo mostraram que os afetados conseguiam não só melhor entendimento da doença como também a conexão entre estilo de vida e níveis de pressão arterial. “Isso mostra que esses métodos baseados em internet podem ser eficazes”, disse Bengtsson.

 

References   [ + ]

1. Univadis
2. NCBI

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!