Coarctação da Aorta em Crianças!

Coarctação da Aorta em Crianças é um estreitamento da maior artéria (aorta) que transporta sangue para o corpo. Esse estreitamento afeta o fluxo sanguíneo e pode causar hipertensão arterial e até insuficiência cardíaca na criança! Leia mais sobre a CoAo e cuide da saúde do seu filho.

coarctação da aorta em crianças

coarctação da aorta em crianças

Leia mais sobre Cardiopatias Congênitas 1)Heart.org

O que é Coarctação da Aorta em Crianças?

Nesta condição, a aorta (a principal artéria que transporta sangue do coração para o corpo) está estreitada.

O que provoca Coarctação da Aorta em Crianças?

Na maioria das crianças, a causa não é conhecida. Algumas crianças podem ter outros defeitos cardíacos juntamente com a coartação, como valva aórtica bicúspide.

Como a Coarctação da Aorta afeta o coração?

A coarctação obstrui o fluxo sanguíneo do coração para a parte inferior do corpo. A pressão sanguínea aumenta acima da constrição/obstrução. A pressão arterial é muito maior do que o normal e o coração deve trabalhar mais para bombear sangue através da constrição na aorta.

Isso pode causar espessamento (hipertrofia ventricular esquerda) e danos ao músculo cardíaco sobrecarregado – levando àté a Insuficiência cardíaca.

Como a coartação afeta meu filho?

Geralmente, não existem sintomas no nascimento, mas podem se desenvolver logo na primeira semana após o nascimento. Um bebê pode desenvolver insuficiência cardíaca congestiva ou pressão arterial elevada.

Se a obstrução for leve, o coração não estará muito sobrecarregado e os sintomas podem não ocorrer. Em algumas crianças e adolescentes, a coarctação é descoberta apenas após se detectar pressão alta.

coarctação da aorta em crianças

coarctação da aorta em crianças

O que pode ser feito sobre a coartação?

A obstrução da coarctação pode ser aliviada usando cirurgia ou cateterismo cardíaco.

Durante o cateterismo cardíaco, um cateter especial contendo um balão é colocado na área obstruída. Então o balão é inflado por um curto período de tempo, dilatando a artéria aorta. O balão e o cateter são então removidos.

A cirurgia é freqüentemente usada para reparar coarctação. Um cirurgião não precisa abrir o coração para reparar a coartação. Como a cirurgia pode ser feita?

  • Uma das maneiras é que o cirurgião remova o segmento estreitado da aorta.
  • Outra opção é costurar um remendo na seção estreitada usando uma parte do vaso sanguíneo ou um enxerto de material sintético.

Uma criança com coarctação grave deve realizar um procedimento para aliviar a obstrução. Isso pode evitar uma insuficiência cardíaca na infância e prevenir problemas mais tarde, como o desenvolvimento de pressão alta na idade adulta por causa da coarctação – hipertensão arterial secundária à coarctação.

Que atividades meu filho pode fazer?

Se a coarctação tiver sido reparada, não há obstrução restante importante ou pressão alta, seu filho está livre para atividades sem risco aumentado.

Algumas crianças com obstrução, hipertensão arterial, anormalidades musculares cardíacas (hipertrofia) ou outros defeitos cardíacos podem ter que limitar suas atividades físicas. Verifique com o cardiologista pediátrico do seu filho sobre isso.

O que o meu filho precisará no futuro?

A perspectiva após a cirurgia é favorável, mas o acompanhamento de longo prazo por um cardiologista pediátrico é necessário.

Raramente, a coarctação da aorta pode se repetir. Caso isso ocorra, um outro procedimento para aliviar a obstrução pode ser necessário. Além disso, a pressão arterial pode permanecer alta mesmo quando o estreitamento da aorta foi corrigido.

E a prevenção da endocardite?

Crianças com coarctação da aorta podem ter um risco maior de desenvolver endocardite. O cardiologista do seu filho pode recomendar que seu filho receba antibióticos antes de certos procedimentos dentários por um período de tempo após o reparo da coarctação.

Leia mais sobre Cardiopatias Congênitas 2)Heart.org

 

References   [ + ]

1, 2. Heart.org

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!