Colesterol HDL – O Colesterol “Bom” – Seu Guia Definitivo!

O Colesterol HDL é o colesterol, muito conhecido com o colesterol bom. Ele funciona como um limpador de gordura das nossas artérias. Ele remove o colesterol LDL, nocivo quando nas artérias, para o fígado. Os níveis elevados de colesterol HDL reduz o risco de doença cardíaca – entretanto, níveis baixos aumentam o risco.

Leia mais sobre o Colesterol:

O que faz HDL Colesterol tão bom?

colesterol-hdl-ldl

colesterol-hdl-ldl

HDL é a abreviação para lipoproteína de alta densidade. Cada molécula de colesterol HDL é uma bolha microscópica que consiste de uma borda de lipoproteína em torno de um centro de colesterol. A partícula de HDL-colesterol é densa em comparação com outros tipos de partículas de colesterol, com o colesterol-HDL, de modo que é chamado de alta densidade.

colesterol-hdl-ldl 2

colesterol-hdl-ldl 2

O colesterol não é de todo ruim. Na verdade, o colesterol é uma gordura essencial para nosso corpo e fornece estabilidade em todas as células do seu organismo.

As Lipoproteínas – responsáveis pelo transporte de colesterol

O colesterol é uma gordura e a gordura não se mistura no sangue. E para viajar através da corrente sanguínea, o colesterol tem que ser transportado por moléculas auxiliares chamadas lipoproteínas. Cada lipoproteína (HDL, LDL, VLDL) tem suas próprias preferências para o colesterol, e cada um atua de forma diferente com o colesterol que ela carrega.

Os peritos acreditam colesterol HDL pode atuar em uma variedade de formas úteis que tendem a reduzir o risco de doença cardíaca:

  • O colesterol HDL elimina e remove colesterol LDL – “colesterol ruim”.
  • O colesterol HDL reduz, reutiliza, e recicla o colesterol LDL e o transporta para o fígado onde ele pode ser reprocessado.
  • O colesterol HDL funciona como uma equipe de manutenção para as paredes internas (endotélio dos vasos sanguíneos). Os danos para as paredes das artérias é o primeiro passo no processo de aterosclerose, que provoca ataque cardíaco (infarto do miocárdio) e acidentes vasculares cerebrais. O colesterol HDL mantém suas artérias saudáveis.

Leia mais sobre Gota e Ácido Úrico Alto:

Quais são bons níveis de colesterol HDL?

Um exame de colesterol ou Perfil lípido nos conta o nível de colesterol HDL. O que os números significam?

  • os níveis de colesterol HDL superior a 60 miligramas por decilitro (mg / dL) são elevados. Isso é bom.
  • os níveis de colesterol HDL inferior a 40 mg / dl são baixos. Isso não é tão bom.

Em geral, as pessoas com colesterol HDL alto tem um menor risco de doença cardíaca. Pessoas com baixa HDL estão em maior risco.

O que fazer se o nível de colesterol HDL está baixo?

Se o seu HDL é baixo, você pode tomar várias medidas para aumentar o seu nível de HDL e reduzir o seu risco de doença cardíaca:

  • Exercício. O exercício aeróbico por 30 a 60 minutos na maioria dos dias da semana pode ajudar a elevar seu colesterol HDL.
  • Parar de fumar. O fumo reduz o HDL, e parar de fumar pode aumentar os níveis de HDL.
  • Manter um peso saudável. Além de melhorar os níveis de HDL, evitando a obesidade reduz o risco de doenças cardíacas e vários outros problemas de saúde.

Medicamentos para colesterol HDL baixo?

Não se tem utilizado medicações para atuar diretamente na elevação do HDL baixo. Normalmente, as estatinas (usadas para baixar colesterol LDL alto) tem efeito secundário elevando o valor do Colesterol HDL.

Leia mais sobre o Colesterol:

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!