Colesterol LDL – Colesterol Ruim – Guia Completo!

Colesterol Ruim, Colesterol-LDL ou simplesmente, LDL. Se você tem uma doença cardíaca ou se você simplesmente quer manter um estilo de vida saudável, provavelmente você já ouviu o mantra já: “Cuidado com o seu colesterol!” E quando dizem essa frase, estão falando do Colesterol LDL, o colesterol “ruim”. Confira.

Leia mais sobre o Colesterol:

 

Colesterol Ruim – Colesterol LDL – o quê é?

Ele coleta nas paredes de seus vasos sanguíneos, onde pode causar bloqueios. Níveis elevados de colesterol LDL faz com que você tenha um maior risco de um ataque cardíaco, pois um coágulo pode obstruir as suas artérias de forma súbita e repentina.

Faça um simples exame de sangue para verificar os níveis de LDL. Se eles estiverem elevados, comece uma dieta e, se seu médico lhe prescrever, utilize medicamentos para baixar seu colesterol. 1)WebMD – Cholesterol LDL 2)LDL Cholesterol – The “Bad” Cholesterol Explained

 

O que é o Colesterol LDL?

colesterol-hdl-ldl

Colesterol-hdl-ldl

O colesterol não é de todo ruim. Ele é uma gordura essencial que as células do nosso corpo necessita para suas funções mais essenciais.

Parte do colesterol que temos em nosso corpo vem do alimento que você come e outra parte é feita (produzida) pelo seu fígado. O colesterol é uma gordura e a gordura não pode dissolver no sangue, por isso o há no nosso corpo, proteínas que tem a função de transportar o colesterol para onde ele deve ir. Essas proteínas são chamadas de transportadores de colesterol, as chamadas “lipoproteínas”.

O Colesterol-LDL é uma bolha microscópica que é composta de uma borda externa da lipoproteína que envolve um centro de colesterol. Seu nome completo é “lipoproteína de baixa densidade.”

Exame de Colesterol LDL – o que eles significam?

colesterol LDL

colesterol LDL

Embora os ataques cardíacos sejam imprevisíveis, os níveis mais elevados de LDL aumentam o seu risco de doença cardíaca. Até recentemente, as diretrizes dão ênfase para redução nos valores de colesterol e não em números específicos.

Hoje em dia, você e seu médico deverão fazer uma avaliação conjunta e criarem estratégias para diminuir o LDL para uma determinada porcentagem do valor atual do seu colesterol. E tudo isso é baseado em seu nível de risco para doenças cardíacas ou derrames nos próximos 10 anos. Para descobrir isso, os médicos usam uma calculadora para estimar as suas chances de ter problemas nos próximos anos.

A calculadora levam várias características em consideração, incluindo seus números de colesterol, idade, pressão arterial, se você fuma, ou se usa medicamentos para a pressão arterial alta. Todas essas coisas afetam suas chances de adquirir ou não um problema de coração. Outros riscos incluem diabetes ou um histórico familiar de doença cardíaca.

Após conhecer o seu Risco de Infarto, o seu médico define-se um plano de mudanças de estilo de vida ou (até) medicação que poderão reduzir tanto o colesterol e também o seu risco global.

Leia mais sobre o Colesterol:

O que você pode fazer para Baixar o LDL ?

Uma dieta saudável e o exercício físico podem ajudar a reduzir seus níveis de LDL Colesterol. Coma alimentos que são baixos açúcar, trigo e alimentos refinados. Você pode diminuir seus níveis de colesterol ainda mais se você adicionar fibras e vegetais à sua dieta.

exercício aeróbico regular, do tipo que recebe o seu bombeamento do coração, também reduz os níveis.

Se a dieta e o exercício não são suficientes, o médico pode sugerir medicamentos. Alguns medicamentos, como estatinas, ajudar a bloquear a produção de colesterol no fígado. Outros medicamentos reduzem a quantidade de colesterol que seu corpo absorve de sua dieta.

 

Medicamentos para Baixar o Colesterol LDL (o ruim)?

corrida

corrida

Há algumas medicações que são utilizadas para o controle do Colesterol. As estatinas são medicamentos que funcionam bloqueando a produção do colesterol pelo seu fígado reduzindo o nível sanguíneo de colesterol no sangue. Além das estatinas, há outras medicações que podem ser utilizadas.

Lembre-se, que muitas outras coisas além do colesterol podem afetar suas chances de ter doenças cardíacas: Tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e falta de exercício também aumentam o seu risco. É importante diminuir o LDL, mas não ignorar esses outros problemas de saúde.

 

Como está o seu Colesterol LDL?

Você já mediu o seu nível de colesterol? Quanto foi? Enriqueça esse artigo com sua experiência! Com certeza você irá ajudar outros pacientes.

 

Leia mais sobre o Colesterol:

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!