Como Celebrar seu Aniversário Sozinho (ou acompanhado)!

Muitos de vocês provavelmente se lembram quando ficaram acordados na noite anterior ao seu aniversário, não conseguindo dormir por causa da ansiedade em relação aos presentes, à festa, às pessoas e à diversão que lhe espera. Ao tornar-se um adulto, a “magia” dos aniversários geralmente é perdida, principalmente se for celebrá-lo sozinho. No entanto, pensar em ficar sem ninguém por perto neste dia especial – seja por escolha própria ou necessidade – não é algo que deve lhe desanimar. Leia nossos conselhos para saber como tirar o máximo de um aniversário solitário, escolha você comemorá-lo em casa ou longe de todos. 1)WikiHow

 

Método 1 de 2: Planejando a comemoração

1 – Saiba quanto tempo você pode dispensar para celebrar seu aniversário. Poucas pessoas gostam de trabalhar nestes dias (mesmo se o emprego for o que você sempre sonhou e seus colegas forem grandes pessoas), mas como adultos, a maioria de nós precisa desligar o alarme quando ele toca às 6 da manhã e ir até o trabalho se arrastando, mesmo em nossos aniversários. Ao preparar-se para comemorá-lo, olhe o calendário e veja em qual dia da semana ele cai para poder planejar-se e aproveitá-lo melhor.

  • Talvez estes dias especiais precisem ser passados em sua maior parte no trabalho, mas olhe o calendário para saber se é possível sair um pouco mais cedo para ir à sua padaria favorita ou dar uns 15 minutinhos a mais para seu café da manhã.
  • Claro que se preferir, você pode usar o tempinho a mais para dormir alguns minutinhos extras – especialmente na manhã do seu aniversário, verifique se existe a possibilidade de esticar um pouco o almoço ou até sair do trabalho mais cedo que o normal.
  • Se puder tirar férias ou alguns dias de folga, pense em utilizá-los para seu aniversário.

2 – Outra opção é “fugir de tudo” nesta data especial. Caso seja viável, ir para outra cidade e comemorar o aniversário sozinho é uma maneira fantástica de dar um bom presente a si mesmo, indo exatamente onde quer e fazendo o que deseja. Viajar sozinho significa que não é necessário preocupar-se em organizar sua programação e nem ter comprometimentos com mais ninguém. Se você sempre quis ir à uma bela praia e ficar de bobeira para o ar, mas seus amigos de viagem preferem fazer uma trilha na floresta, agora é sua chance de fazer exatamente o que quer, onde quiser.

  • Se for possível, tente planejar a viagem com algumas semanas de antecedência para conseguir bons negócios. Isto inclui decisões sobre transporte, reservas de hotel e o que é necessário levar.
  • É sempre divertido voltar para um local que você adora, mas não descarte ir para um lugar totalmente novo.

3 – Fique de olho em promoções especiais de aniversário. Talvez você não pense mais que ver um monte de garçons cantando “feliz aniversário” para você seja legal (ou ainda acha – não há nada de errado!), mas isto não significa que não existem outras ótimas promoções especiais para serem aproveitadas em seu dia. Geralmente, bastava chegar no restaurante e falar “hoje é meu aniversário” e mostrar seu RG para ganhar uma sobremesa ou um café de graça; no entanto, hoje em dia, a maioria dos negócios que oferecem promoções de aniversário requerem que você assine formulários com bastante antecedência.[1]

  • Nas semanas e dias que antecedem o grande dia, visite os sites de seus restaurantes e locais preferidos para verificar se existe alguma oferta para aniversariantes. Talvez seja necessário registrar-se numa lista de endereços de e-mail para saber mais sobre oportunidades do tipo.
  • Outra alternativa é ir pessoalmente e perguntar na recepção do local que frequenta para saber seu há alguma programação ou oferta especial de aniversário.
  • Muitas lanchonetes, cafeterias e restaurante possuem promoções de aniversário, mas não esqueça de verificar outros estabelecimentos, como em seu cabeleireiro ou aonde você faz massagem.

4 – Escolha o que deseja ganhar de presente. Só porque você vai comemorar este dia especial sozinho não significa que você deve esquecer os presentes! Pense no seu aniversário como um dia para relaxar, recompensar, e mimar a si mesmo, comemorando um pouco – dias assim dificilmente parecem completos sem um presente. Claro, é legal (na maioria dos casos!) ser surpreendido ao receber uma lembrancinha, mas quem entre nós nunca fingiu adorar aquele que foi totalmente desnecessário (um moletom com um desenho de unicórnio vovó, precisava?)? A vantagem de dar algo a si mesmo é que você escolhe exatamente o que quer!

  • No final das contas, talvez você prefera deixar para o dia do seu aniversário para fazer a compra do mimo, principalmente se adorar ir de loja em loja, gastar muito e incorporar isto como parte das festividades do dia.
  • No entanto, se não houver tempo de fazer estas compras em seu aniversário ou se estas são as últimas coisas que você quer fazer no precioso tempo livre do seu dia, pense em algo de antemão; escolha um programa que irá ser divertido e inesquecível para você mesmo.
  • Se for comprar pessoalmente, verifique se a atendente pode embrulhar para presente. Claro, pode parecer algo bobo (ou você não sabe o que está dentro do pacote?), mas provavelmente a diversão será maior ao desembrulhar um presente que foi cuidadosamente escolhido.
  • Outra opção é selecionar algo especial para si mesmo na internet, definindo que a entrega seja feita antes ou no dia do aniversário.
  • Seja o que comprar, deve ser algo dentro do seu orçamento, mas lembre-se que por ser para você, vale a pena gastar um pouco mais. Tente escolher algo que realmente deseja adquirir, que pareça ser divertido e que lhe fará feliz, mesmo se for um item meio desnecessário. Existe alguma coisa que sempre desejou que alguém comprasse secretamente para você, mesmo após jurar que nunca iria adquirir tal item por conta própria? Seja você este “alguém” que vai comprar aquilo neste dia muito especial!

5 – Faça os ajustes finais no dia anterior. Se você estava preparando-se para uma entrevista importante ou para dar uma festa, é necessário certificar-se de que é possível organizar todos os detalhes da limpeza, das compras, da seleção de vestimentas e mais antes do aniversário. Este será um dia importante, e seu objetivo é fazer com que ele seja o mais especial e relaxante possível.

  • Arrume sua casa um ou dois dias antes do aniversário. Para a maioria das pessoas, é difícil relaxar no meio da bagunça, e você deve querer que sua casa, principalmente ao comemorar seu aniversário sozinho, seja um “oasis”.
  • Faça com que o lugar tenha uma aparência festiva; você pode colocar balões, serpentinas e enfeites ou só dar uma iluminada no espaço, com algumas velas ou flores novas (mais itens que talvez você não compre frequentemente).
  • Escolha o que irá vestir na noite anterior; escolha uma roupa confortável e que faz com que você sinta bem consigo mesmo.
  • Se for tomar café da manhã em casa e/ou levar o almoço ao trabalho, faça os preparativos na noite anterior para não apressar tudo no dia seguinte.

 

Método 2 de 2: Celebrando o Grande Dia.

1 – Tome um café da manhã especial. Prepare algo que goste na manhã do aniversário. Mesmo se precisar ir trabalhar, dedique um tempinho a mais para fazer algo especial, como torradas francesas. Se você organizou tudo na noite anterior, fazer a louça depois será bem rápido.

  • Mesmo for aquele tipo de pessoa que só come uma torrada e toma um café ao acordar, faça algo melhor do o normal neste dia.

 

2 – Aproveite os locais em que for em seu aniversário. A maior parte desta data deve consistir numa fuga da sua rotina normal; em sua missão para aproveitar o máximo do seu dia especial, pense em encontrar maneira de sair de casa e aproveitar a fuga que a natureza pode oferecer. Faça exercícios ao ar livre para que você sinta-se rejuvenescido e reflita sobre tudo que aconteceu no ano que passou.

  • Uma opção é correr pela cidade, ir à uma trilha natural por perto ou até mesmo fazer uma caminhada mais longa. Com certeza você irá divertir-se na trilha ou caminho que gostar de passar, mas pense em explorar novos locais se for possível.
  • Você pode escolher também um passeio de bicicleta ou uma simples caminhada pela cidade. Se não tiver uma bike e viver num local urbano, provavelmente existe algum programa de empréstimo ou compartilhamento de bicicletas por perto, já que são cada vez mais populares e comuns em cidades grandes, por proporcionarem uma maneira barata de se fazer um passeio.

 

3 – Vá a um encontro consigo mesmo. Qual é seu encontro dos sonhos? Passar a noite jogado no sofá assistindo filmes antigos e comendo algo que pediu por delivery? Uma calma tarde no museu, bem tranquila, apreciando as obras? Fazer compras o dia inteiro? Ou um jantar no melhor restaurante da cidade?

  • Este aniversário sozinho deve ser resumido a fazer exatamente o que deseja; por isso, independente se decidir ficar em casa ou sair, escolha algo divertido e relaxante. Como o dia é totalmente seu, não é necessário ficar se preocupando em agradar os gostos e as preferências dos outros!

4 – Coma o que quiser no jantar. Uma das melhores coisas do seu aniversário é que você escolhe o que estará no menu das refeições. Claro que é assim que deve ser sempre, mas se outras pessoas forem comemorar junto a você, pode haver aquela pressão para comer algo que elas também gostem. No entanto, se estiver sozinho, você está totalmente no controle! Se quiser comer o bolo de aniversário inteiro e mais nada no jantar, ninguém irá lhe impedir!

  • Caso goste de passar tempo na cozinha, experimente fazer pratos clássicos, como batata doce ou carne assada.
  • Se quiser, grave um dos seus programas de culinária favoritos de antemão e tente uma nova receita no aniversário; cozinhe enquanto assiste o programa e você pode até ter a sensação de que vai acontecer uma festa (especialmente se cozinhar com uma taça de vinho lhe acompanhando!).
  • Se não estiver a fim de cozinhar ou não tiver tempo, você pode ligar pro delivery ou ir até seu restaurante preferido. Certifique-se de pedir algo que deseja comer e que gosta – neste dia, só você importa!

 

5 – Selecione uma sobremesa diferente. Nenhuma comemoração de aniversário estará completa sem aquele doce especial. Se não quiser ficar tentado em deixar um bolo parado na geladeira a semana inteira, vá à padaria e compre um ou dois cupcakes clássicos. Se quiser, peça para o padeiro escrever “Feliz Aniversário” em cima deles com cobertura!

  • Se gostar de cozinhar e preparar pratos, faça uma receita utilizando só os ingredientes, “do zero”, como um cheesecake ou uma torta de damasco.
  • Caso preferira sair e comprar uma sobremesa, sem problemas! E se você for jantar fora, escolha um local com ótimo menu de sobremesas (não tenha vergonha em falar ao garçom que é seu aniversário – talvez ela saia por conta da casa) ou então vá para outro lugar que tenha bons doces, café ou vinho.
  • Se não gostar muito de alimentos doces, escolha um belo queijo prato com o melhor vinho disponível ou qualquer coisa que achar diferente, que não siga sua “rotina alimentar” de todos os dias.
  • Caso vá comemorar seu aniversário sozinho porque está fisicamente separado dos amigos e da família, esta é a melhor hora para conversar por FaceTime ou Skype com eles. Coloque uma vela em sua sobremesa e peça para alguém cantar “feliz aniversário” para você!

6 – “Desencane” e relaxe antes de ir dormir. À medida que seu aniversário solitário chega ao fim, encontre uma maneira de relaxar e de agradar a si mesmo um pouco mais. Tome um banho quentinho ou fique na banheira por um tempo. Pense em comprar um novo pijama, mais macio e confortável, como um dos presentes para si mesmo. O objetivo é que hoje tenha sido um dos seus melhores aniversários!

References   [ + ]

1. WikiHow

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!