Como medir o batimento cardíaco?

Como medir o batimento cardíaco para saber se está em arritmia ou em enfarto? Amarrando uma borracha no braço esquerdo e colocando os dedos ali? Ou é melhor na jugular? Ou pulso? E o que marcar no relógio? E qual a pressão normal, que não oferece riscos?

Resposta:

Para medir o número de batimentos no coração, é necessário algum treinamento especializado. O local da medida pode ser no braço (pulso), no pescoço (carótidas) ou em outra artéria do corpo… mas é necessário treinamento.

O quê medir?

Deve-se marcar 1 minuto no relógio e contar quantos batimentos foram registrados neste período, assim, terá (por exemplo) 80batimentos por minuto (bpm). No geral os médicos medem 15 segundos e multiplicam por 4 (20batimentos em 15 segundos = 80batimentos/minuto).

Para saber se tem arritmia:

Isso é percebido quando os batimentos não tem intervalo regular entre um e outro… ficam oscilando… aí, observa-se a presença de irregularidade nos batimentos, que é a arritmia – quando o coração está fora do ritmo normal.

Para saber se está com infarto:
Não dá para saber. Tem que procurar um médico.

Abraço e Pergunte.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!