Como medir a pressão arterial, sem erros!

Medir a pressão arterial é fácil, mas como medir a pressão arterial sem erros? Aferir a pressão arterial pode não ser tão fácil como se pode imaginar. Se você não é da área de saúde, veja a estratégia para monitorar sua pressão arterial adequadamente!

medir a pressão arterial

aferir a pressão arterial

Por que manter anotações da pressão arterial?

Uma medida de pressão arterial é uma avaliação instantânea. Apenas diz qual é a sua pressão sanguínea naquele momento (não no momento seguinte).

Já uma registro de várias leituras aferidas ao longo do tempo fornece uma imagem de “tempo de período” de sua pressão arterial que ajudará muito ao seu médico tomar as melhores decisões sobre sua vida e garantir que o tratamento para baixar a pressão arterial elevada (HAS ou hipertensão) estejam dando resultado. 1)Heart.org

Eu sempre oriento aos meus pacientes para medir e anotar a sua pressão arterial em intervalos regulares e por um período longo para que eu, como seu cardiologista, tenha uma melhor visão de como está o funcionamento do seu sistema cardiovascular.

Pressão Alta – Seu Guia da Pressão Arterial Elevada!

Leia também:

Pressão Alta Emocional – existe? é grave? Como Tratar

Hipertensão arterial secundária, a irmã da pressão alta.

+ Efeito Jaleco Branco e Hipertensão do Jaleco Branco – Como Controlar a Ansiedade?

+ Hipertensão Arterial Mascarada! O quê é?

+ Diurético causa Potássio Baixo? É perigoso?

Remédios para Pressão Alta – Nomes, Doses…Tudo!

+ Qual a Pressão Arterial Normal?

Como Baixar a Pressão Arterial Rápido? (por Cardiologista)

Sintomas de Pressão Alta e Hipertensão – Quais são?

Pressão Alta Resistente – Hipertensão Difícil de Baixar

Pressão Alta – Seu Guia da Pressão Arterial Elevada!

Quais as orientações para aferir a pressão arterial?

A American Heart Association e a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomendam a monitoramento domiciliar para todas as pessoas com hipertensão arterial para ajudar o profissional de saúde a determinar se o tratamento da pressão está funcionando adequadamente.

O monitoramento residencial (auto-medida da pressão arterial) não substitui visitas regulares ao seu médico, mas serve como coadjuvante no tratamento.

Se você recebeu uma prescrição de alguma medicação para diminuir a pressão arterial, não pare de tomar a medicação sem consultar seu médico, mesmo que suas medidas de pressão arterial estejam em valores normais durante o monitoramento doméstico.

 

Como Baixar a Pressão Arterial Rápido? (por Cardiologista)

Qual o melhor medidor de pressão arterial para ter em casa?

A American Heart Association e a sociedade brasileira de Cardiologia recomendam um monitor automático com manguito de braço (braço superior).

  • Os monitores de pulso e dedo não são recomendados porque produzem leituras menos confiáveis.
  • Escolha um monitor que tenha sido validado. Se você não tiver certeza, consulte o seu médico ou farmacêutico para obter conselhos.
  • Ao selecionar um monitor de pressão arterial para uma mulher adulta, grávida ou criança, verifique se ele é validado para essas condições.
  • Certifique-se de que o manguito se encaixa ao tamanho do seu braço.

Medidor de Pressão Arterial – Seu Guia de Compra!

Depois de comprar seu monitor, traga-o para sua próxima consulta
Peça ao seu médico que verifique se você está usando corretamente e obtendo os mesmos resultados que o equipamento do consultório. Planeje trazer seu monitor uma vez por ano para garantir que as leituras sejam precisas.

medir a pressão arterial

medir a pressão arterial

Como aferir a pressão arterial? Recomendações AHA:

AHA – American Heart Association para medir a pressão arterial:

  • Fique quieto para aferir a pressão arterial.
  • Não fume, não beba bebidas com cafeína ou faça exercício físico dentro de 30 minutos antes de medir a pressão arterial.
  • Sente-se corretamente para aferir a pressão arterial 
    Sente-se com as costas retas e apoiadas (em uma cadeira de jantar, em vez de um sofá). Seus pés devem ser planos no chão e suas pernas não devem ser cruzadas. Seu braço deve estar apoiado em uma superfície plana (como uma mesa) com a parte superior do braço no nível do coração. Certifique-se de que o meio do manguito seja colocado diretamente acima do olho do cotovelo.
  • Meça na mesma hora, todos os dias.
    É importante levar as leituras do mesmo horário todos os dias, como a manhã e a noite, ou como o seu profissional de saúde recomendar. Também é interessante anotar o horário das medidas, pois elas mudam de acordo com o horário.
  • Leve várias leituras e registre os resultados em uma caderneta.
    Cada vez que você mede, tire duas ou três leituras com intervalo de um minuto e anote os resultados. Se o seu monitor tiver memória incorporada para armazenar suas leituras, leve-a consigo para seus compromissos.

Como medir a pressão arterial? Recomendações da SBC:

As orientações da Sociedade Brasileira de Cardiologia para medir a pressão arterial são semelhantes às da American heart Association, veja abaixo 2)SBC:

  1. Deve ser instruído a não conversar durante a medição. Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas antes ou depois do procedimento.
  2. Certificar-se de que o paciente NÃO:
    • Está com a bexiga cheia ao medir a pressão arterial;
    • Praticou exercícios físicos há pelo menos 60 minutos;
    • Ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos ao medir a pressão arterial;
    • Fumou nos 30 minutos anteriores antes de aferir a pressão arterial
  3. Posicionamento:
    • O paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado;
    • O braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e as roupas não devem garrotear o membro.

Aparelho Automático ou Analógico (tipo de médico?):

Os pacientes geralmente confiam que os aparelhos que o médico utiliza são os mais fieis na aferição da pressão. Mas a verdade é que os aparelhos digitais são certificados e são os que são utilizados em CTI/UTI, Unidades de dor torácica e Unidades de Infarto – portanto, eles são muito confiáveis.

A diferença está na interpretação das medidas – feita pelo médico. Na dúvida, o seu médico faz duas ou três medidas da pressão arterial e escolhe o valor mais adequado – o menor.

Portanto: aparelho de pressão digital de braço são semelhantes e tão confiáveis quanto os aparelhos de pressão analógicos (que utilizam o estetoscópio).

Devo aprender a medir pressão como médicos?

Eu sugiro que não! A não ser que você seja um profissional de saúde, não há nenhuma necessidade de você aprender a fazer medida de pressão utilizando o  estetoscópio.

Apesar de ser uma técnica fácil, ela tem alguns indutores de erros que só a experiência poderá filtrar e é somente com o tempo (muito tempo) de prática que um profissional adquire a segurança na aferição da pressão arterial adequadamente.

Portanto, sugiro que você adquira um aparelho de pressão digital automático de braço – como um dos apresentados nesse artigo.

Medidor de Pressão Arterial – Seu Guia de Compra!

Pressão arterial do braço esquerdo versus braço direito

Vários estudos foram feitos para determinar o que é uma variação normal entre o braço direito e esquerdo. Em geral, qualquer diferença de 10 mm Hg ou menos é considerada normal e não é motivo de preocupação.

Entretanto, se você encontrar valores diferentes de pressão arterial maiores que 10mmHg entre os braços direito e esquerdo, repita as medidas, anote-as em um papel e avise o seu médico – Há doenças que podem estar presentes.

Leia também:

Pressão Alta Emocional – existe? é grave? Como Tratar

Hipertensão arterial secundária, a irmã da pressão alta.

+ Efeito Jaleco Branco e Hipertensão do Jaleco Branco – Como Controlar a Ansiedade?

+ Hipertensão Arterial Mascarada! O quê é?

+ Diurético causa Potássio Baixo? É perigoso?

Remédios para Pressão Alta – Nomes, Doses…Tudo!

+ Qual a Pressão Arterial Normal?

Como Baixar a Pressão Arterial Rápido? (por Cardiologista)

Sintomas de Pressão Alta e Hipertensão – Quais são?

Pressão Alta Resistente – Hipertensão Difícil de Baixar

Pressão Alta – Seu Guia da Pressão Arterial Elevada!

Hipertensão arterial e Pressão alta! Tudo sobre!

Pressão Baixa – O quê é, Sintomas e Como Tratar? Tudo!

References   [ + ]

1. Heart.org
2. SBC

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!