Consumo de bebidas com alto teor de açúcar geralmente significa dieta não saudável

O açúcar e as bebidas que contém açúcar tem sido vistas como os principais vilões de uma dieta saudável. De acordo com um estudo sueco apresentado no encontro anual da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (European Association for the Study of Diabetes, EASD) em Estocolmo, indivíduos que consomem muitas bebidas com alto teor de açúcar geralmente têm mais probabilidade de comer alimentos não saudáveis. De modo geral, a escolha da bebida é um indicador da dieta como um todo.

Bebidas com Açúcar – Indicador de dieta não saudável.

açúcarPara o estudo, pesquisadores da Universidade de Lund analisaram dados de 25.112 indivíduos com idade entre 45 e 74 anos, com IMC médio de 25,6 sem prevalência de diabetes, doença cardiovascular ou câncer. Os sujeitos responderam a perguntas quanto ao consumo de bebidas, macronutrientes e 24 grupos de alimentos durante um período de 7 dias.

Leia mais: Infarto e suas consequências para sua vida.

Leia também: Insuficiência Cardíaca e Coração Grande – saiba tudo.

Os autores observaram um alto consumo de bebidas adoçadas com açúcar sendo associadas de modo significativo a baixa ingestão de alimentos geralmente considerados saudáveis; as maiores diferenças de ingestão entre altos e baixos consumidores de bebidas adoçadas com açúcar foram notadas nas frutas, vegetais, iogurte, cereais matinais, pão rico em fibra e peixe.

O alto consumo de chá e sucos foi associado a maior ingestão de produtos saudáveis, especialmente frutas, vegetais e iogurte. O alto consumo de bebidas adoçadas artificialmente foi associado a maior ingestão de produtos com baixo teor de gordura, como leite desnatado e margarinas. O alto consumo de café foi associado a alta ingestão de carne e baixa ingestão de cereais matinais.

O consumo de alguns tipos de bebidas foi associado a maior ou menor risco de diabetes tipo 2. Mas os resultados do estudo indicam que essas associações podem ser devidas ao fato de que indivíduos que consomem uma grande quantidade dessas bebidas também têm uma dieta pobre em alimentos saudáveis, o que, combinados, apresentam associações com diversas doenças crônicas, como diabetes tipo 2, concluíram os autores.

Conclusão desse Blog:

A orientação geral é que se evite alimentos em que há adição de açúcar refinado principalmente sucos e refrigerantes, pois o corpo não vê ( não enxerga ) essas bebidas com alimentos e sim como água… No geral, esses alimentos não combatem a fome (somente a sede) e o indivíduo acaba por ingerir maior quantidade de açúcar e calorias ao longo do dia.

A dica é evite o açúcar de qualquer maneira.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!