Convivendo com a diabetes: Tenha Motivação.

A motivação é um fator muito importante para pessoas com diabetes! Ela é uma das estratégias para melhorar a adesão ao tratamento porque estar motivado, junto ao apoio da família, ajuda a aderir às mudanças no estilo de vida, além de melhor aceitar a condição.  Ela tem que partir de você. Familiares e amigos também podem colaborar.

O que pode, afinal, nos tornar mais motivados para lidar com o diagnóstico de diabetes? São fatores fundamentais a ajuda e a compreensão de familiares e amigos. A convivência com pessoas próximas e queridas, em atividades agradáveis como parte da rotina, traz satisfação ao paciente e acaba por ajudar no controle dos sintomas.

Participar de grupos de apoio também auxilia fortemente a trazer mais motivação aos indivíduos com diabetes. Neles, são realizadas diversas atividades, eventos, palestras, o que gera integração entre pessoas que dividem a mesma situação, além de ser um ambiente onde se pode procurar ajuda profissional, psicológica ou de saúde. Nos grupos de apoio, os indivíduos se sentem mais à vontade para contar seus problemas e dificuldades, e encontram conforto tanto na orientação oferecida em relação a que conduta tomar, quanto em ouvir as outras histórias de outras pessoas com diabetes. As experiências de vida compartilhadas por outros indivíduos, muitas vezes semelhantes à sua, são uma forma de suporte. Ao se integrar a um grupo de indivíduos com o diabetes, portanto, você poderá encontrar auxílio para compreender mais sobre o assunto, dividir seus sentimentos, saber as novidades em relação ao tema, além de se tornar você mesmo uma forma de apoio a outros pacientes. Afinal, a ajuda é recíproca.

As visitas regulares ao médico também são fundamentais, pois o profissional também deverá auxiliá-lo e buscar motivá-lo ao máximo.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900024&lang=p

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!