Convivendo com o Diabetes – Dica 1: Meio social

O meio social é muito importante para as pessoas com diabetes. Sua família, assim como amigos e colegas do dia a dia, podem ajudá-lo a enfrentar o diagnóstico e a conviver com o diabetes. Não deixe de procurá-los! Além do conforto e carinho, muito importantes para encarar os conflitos e as oscilações emocionais desta fase, indivíduos do seu meio social podem lhe fornecer suporte psicológico e apoio para que você se adapte ao tratamento mais facilmente. Ter com quem compartilhar os medos e as inseguranças em relação ao diabetes é fundamental.

Lembre-se que ser diagnosticado com diabetes tipo 2 pode implicar em uma série de mudanças no dia a dia, que devem ser encaradas não como um grande problema e sim como um desafio positivo! Implementar na casa uma dieta mais saudável, com maior ingestão de frutas, legumes e alimentos nutritivos, pode trazer benefícios a todos, porque hábitos saudáveis são importantes para qualquer indivíduo. Evitar frituras e açúcar em excesso, por exemplo, auxila a prevenir diversas complicações de saúde.

Além disso, o médico lhe recomendará a prática de exercícios. Mais uma vez, esta é uma oportunidade de mudar os hábitos de todos à sua volta. A atividade física é benéfica e necessária a qualquer indivíduo e instituir uma rotina de exercícios pode influenciar positivamente a vida de todos ao seu redor. Pense que exercitar-se não é para ser um castigo e pode se tornar parte prazerosa da vida! Procure escolher, portanto, a atividade que mais se adapta ao seu estilo, seguindo as recomendações do médico.

Por último, procure educar-se o máximo possível sobre o diabetes e não cogite em pedir ajuda em relação ao tema. Quanto mais informadas as pessoas estão sobre o diabetes, maior a chance de se prevenirem.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves

FONTES

http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/educacao/1829-diabetes-em-familia

http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/observatorio-cientifico/1853-a-revolta-com-o-diabetes-e-o-surgimento-de-uma-nova-vida

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000900024&lang=pt

 

 

 

 

 

 

 

 

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!