Coração acelerado, taquicardia sinusal

A frequência cardíaca normal oscila entre 50bpm e 100bpm. Quando o coração bate menos que 50bpm é a chamada bradicardia (coração lento) e quando acelera demais, chamamos de taquicardia (coração acelerado). A taquicardia sinusal não é considerada uma doença em si, mas pode ser a manifestação de uma situação ou doença. Um coração acelera (diferente da extra-sístole) quando o corpo precisa de um bombeamento mais rápido de sangue e isso ocorre durante exercícios físicos, sustos, febre, medo e situações de estresse. Ele também pode estar acelerado devido a algumas doenças.

[youtube:http://youtu.be/HiSjSW91eEI]

Leia também sobre bloqueios e bradicardias.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

8 Comments

  1. Querido tenho 69 anos , tive 6 tromboses venosa nas pernas , tomo xarelto[anticoagulante]. Tenho sentido o coraçao disparar, com dor no peito . fiz o Holter e observou-se ritmo de base sinuval com frequencia cardíaca média de 73bpm,mínima de 47bpm e máxima de 112 bpm.Registrram-se551 estrassístoles supraventriculares isoladas e 94 pareadas . Evidenciando 98 episódios não sustentados de taquicardia supraventricular , sendo a mais longa com 4 complexos de duração as 20.53.h .Morfologia sugestiva de taquicardia atrial. Presença de 478 extrassístoles ventriculares isoladas e 7 acopladas durante o exame . Repolarização ventricular basalmente alterada com pontos J estáveis . Ausencia de pausa significativa.Conclusão ;Ritmo sinuval ;Taquicardia sinuval ;/ Bradicardia sinuval ,Instabilidade elétrica supraventricular de média incidencia .TANS.Repolarização ventricular anormal.

    Post a Reply
  2. eu queria saber se é normal crises de ansiedade antes do periodo menstrual e durante ele?

    Post a Reply
    • Sim, Andressa.
      É normal e comum… basta acalmar-se. Mulheres sentem-se muito irritadas e ansiosas nesse período.
      Mas não significa que seu coração sofra mais, ou menos.
      Abraços.

      Post a Reply
  3. Boa tarde, senti o coração acelerado e ao medir minha pressão e fc com aparelho o resultado mostrou 102bpm. Tenho arritmia e já fiz troca de válvula mitral. Tenho 27 anos. Posso considerar taquicardia e é perigoso?

    Post a Reply
    • Claudio, tudo bem?
      A sua taquicardia (102bpm) tem valores próximos ao limite… até um SUSTO / Subir escadas / medo podem causar essa taquicardia de 102bpm.
      Qualquer situação em que você não esteja em repouso pode levar seucoração a bater nessa valocidade.
      Na dúvida, procure seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  4. Em repouso meus batimentos cardíacos vai a 114. Fica cirurgia bariátrica há 5 anos e nunca tive problemas cardíacos e nem pressão alta. Nem mesmo qd estava acima do peso. De uns 3 meses pra cá estou tendo essas intercorrências.Passei por uma presa na família e foi logo após que isso começou.tbm nunca tive problemas de tireóide e sempre tive minhas taxas sanguínea normais. Deveria fazer quais exames ? Isso é grave? Sou professora há 24 anos e me preocupo pq lido com adolescentes e preciso estar sempre calma mas essas intercorrências me deixa apreensiva.

    Post a Reply
    • Marcia.
      Taquicardia sinusal é simplesmente coração acelerado.
      Tem que ver o motivo… Anemia / Ansiedade / preocupação / dor…
      Acalme-se.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!