Coração Estruturalmente Normal? Com tantos Sintomas?

Você sente Dores no Peito ou Palpitações ou Extra-sístoles ou Tontura – Não importa! O médico vai precisar saber se seu coração é estruturalmente normal, pois essa informação muda tudo! Todas as condutas vão mudar se a resposta for positiva ou negativa! Seu coração é normal?

Quer ler mais? Clique Aqui! e acesse o Melhor Conteúdo Exclusivo!
Olá, Aqui é o Dr. Leonardo Alves. Estamos felizes com seu interesse em nossos artigos. Quer ler mais? Clique Aqui! Escolha uma das opções de Membros e Aproveite os esse artigo! Temos muito interesse em solucionar suas dúvidas.

.

Depois que o médico faz um anamnese detalhada, que conversa com você e faz aquele monte de perguntas, ele precisará saber se seu coração é estruturalmente normal! Como disse acima, essa informação poderá mudar toda a sua conduta e tratamento. Não importa seus sintomas – é fundamental saber se seu coração é estruturalmente normal!

Coração Estruturalmente Normal – por quê é importante?

Todas as pesquisas científicas que lidam com o coração já observaram que os pacientes com doenças do coração são divididos em dois grandes grupos:

  • Pacientes com coração estruturalmente NORMAIS.

 

  • Pacientes com coração estruturalmente ANORMAIS.

 

 

Essa informação muda o andamento da doença. As pesquisas mostram que a sobrevida da doença cardíaca muda completamente dependendo de qual grupo de pacientes nós estamos tratando.

O quê é Sobrevida? (Linguagem técnica).

 

A sobrevida o tempo desde a entrada do indivíduo no estudo (data do diagnóstico) até a ocorrência do evento de interesse (falha) ou até a censura (perda por tempo de observação incompleto) na observação. 1)Técnicas de análise de sobrevida

 

O quê é Sobrevida? (Linguagem fácil).

Vou tentar traduzir para vocês com Um exemplo: Imagine que você começou a sentir palpitações hoje e os médicos queiram saber quanto tempo você terá de vida após a data do início dos seus sintomas – esse tempo é o tempo de sobrevida. Outro Exemplo: Você teve um infarto HOJE e começou a fazer um determinado tratamento: Quanto tempo você terá de vida após o início do tratamento? Esse tempo é a Sobrevida. Sobrevida

.

Mais Outro Exemplo: Você fez uma Ponte de Safena HOJE e o médico quer saber quanto tempo você viverá após o evento (ponte de safena) – esse tempo é a Sobrevida!   O conceito de sobrevida é fundamental para você entender a diferença entre os dois grupos de pacientes que citei acima.

Pacientes com corações estruturalmente NORMAIS.

Esse grupo de pacientes tem um ótimo prognóstico – Eles tem uma sobrevida longa e que não é modificada (para menos) com a presença do sintoma/problema/queixa que o paciente tenha.

Pacientes com corações estruturalmente ANORMAIS.

Já esse grupo de pacientes tem um prognóstico menos favorável que o primeiro grupo. Por isso, os médicos tem uma preocupação maior com esse grupo de pacientes, pois eles podem ter complicações maiores e piores que aqueles com corações estruturalmente normais. .  Coração Normal

.

Portanto, todo médico precisará saber se seu coração é estruturalmente normal e Há unanimidade em não se instituir qualquer medida terapêutica específica ou qualquer tratamento antes de saber se o coração é estruturalmente normal 2)Extra-sístoles ventriculares: quando e como tratá-las.

#1 – Coração Estruturalmente Normal – como investigar?

O primeiro passo na investigação para saber se o seu coração é estruturalmente normal é o exame físico! Com ele, o médico poderá detectar a presença de sinais que indicam que seu coração está ou não doente.

Dentre eles, o médico poderá saber se você tem:

  • Sopro no coração.
    • Se o sopro é sistólico…
    • Se o sopro é diastólico…
  • Alteração no seu pulso (pulso lento, pulso fino, pulso irregular, etc).
  • Ictus propulsivo, indicando que seu coração está crescido.
  • Frêmitos cardíacos – indicando gravidade maior de um sopro cardíaco.
  • Etc.

De posse dessas informações, o médico já terá uma ótima visão, pois a presença de um desses fatores já indica uma alteração na estrutura do coração.

 

#2 – Coração Estruturalmente Normal – o papel do Eletro?

No meu consultório, os pacientes já fazem um eletrocardiograma (ECG) antes da consulta e logo após o exame físico (passo #1) eu já posso avaliar o seu eletrocardiograma. O ECG cumpre o papel diagnóstico e também o papel de avaliar a estrutura do coração.

No eletrocardiograma, eu posso identificar:

  • Sinais de Sobrecarga nas câmaras cardíacas;
    • Sobrecarga ventricular;
    • Sobrecarga atrial.
    • Sinais de Miocardiopatia hipertrófica ou outra miocardiopatia
  • Descobrir a sua arritmia.

 

#3 – O Ecocardiograma e o Coração Estruturalmente Normal.

O Ecocardiograma transtorácico (ecodopplercardiograma ou simplesmente, o eco) é o principal exame para avaliar se seu coração é estruturalmente normal, pois ele irá avaliar uma série de itens que indicam a necessidade de maior ou menor preocupação por parte do seu médico, dentre elas:

  • O seu coração tem 4 câmaras? (2 átrios e 2 ventrículos)
  • Os septos que dividem as 4 câmaras estão íntegros?
  • A musculatura do coração está normal ou com hipertrofia?
  • Há alguma má-formação ou doença congênita?
  • As válvulas cardíacas estão normais?
  • As artérias aorta e pulmonar estão normais?
  • Há prolapso mitral importante?
  • Etc…

Definitivamente, é o ecocardiograma é que dá o diagnóstico definitivo da presença ou não de uma alteração na estrutura do coração. Sem ele, o médico terá um caminho nebuloso pela frente, pois correrá o risco de que uma alteração tenha passado desapercebida durante a sua consulta.

O ecocardiograma é recomendado em doentes com arritmias ventriculares que são suspeitos de ter a doença cardíaca estrutural. 3)Guidelines for Management of Patients With Ventricular Arrhythmias and the Prevention of Sudden Cardiac Death

Raramente um cardiologista deixa de solicitar um Ecocardiograma para avaliação de um paciente.

 

E a Ressonância Magnética cardíaca e Tomografia?

A ressonância magnética, a Tomografia computadorizada cardíaca e a angiografia com radionucleotídeos podem ser úteis em pacientes com arritmias ventriculares quando ecocardiografia não fornece uma avaliação precisa da função e / ou avaliação estrutural do ventrículo esquerdo e do ventrículo direito. 4)Guidelines for Management of Patients With Ventricular Arrhythmias and the Prevention of Sudden Cardiac Death

Raramente há necessidade de se realizar um desses exames.

 

Preciso fazer cateterismo cardíaco?

A angiografia coronária (o cateterismo) pode ser útil no estabelecimento ou para excluir a presença de doença obstrutiva significativa nas artérias coronárias – ligadas ao infarto do miocárdio  em pacientes com arritmia ventricular que provocam risco de vida ou em pacientes sobreviventes de parada cardíaca, que têm um probabilidade intermediária ou elevada de ter doença coronária. 5)Guidelines for Management of Patients With Ventricular Arrhythmias and the Prevention of Sudden Cardiac Death

Note que são pacientes mais graves – que até já tiveram parada cardíaca e sobreviveram dela.

 

Ecocardiograma: o melhor exame!

O ecocardiograma é a técnica de imagem mais comumente utilizada porque é barata em comparação com outras
técnicas como a ressonância magnética e tomografia computadorizada cardíaca, e está facilmente disponível,
e fornece um diagnóstico preciso do miocárdio, um diagnóstico valvular, e distúrbios cardíacos congênitos associados com arritmias ventriculares e morte súbita cardíaca. 6)Guidelines for Management of Patients With Ventricular Arrhythmias and the Prevention of Sudden Cardiac Death

 

E quando o laudo do Ecocardiograma parece estar alterado? Devo me preocupar? (leia aqui).

 

Seu coração passou no teste?

Resumidamente, o seu coração é estruturalmente normal se:

  1. O exame físico não mostrou nenhuma evidência de doença;
  2. O ecocardiograma mostrou-se sem alterações que modificam a estrutura do seu coração.

Após a consulta + Eletrocardiograma + Ecocardiograma, o seu médico poderá dizer para você se o seu coração é (ou não) estruturalmente normal.

Não saia da consulta sem ter essa informação! Pergunte-o!

Doutor, meu coração é estruturalmente normal?

 

Não saia da consulta sem ter essa informação! Pergunte-o! “Doutor, meu coração é estruturalmente normal?”

Nota: A medicina e a cardiologia não são uma ciência matemática – e existem casos mais raros de Doenças e Arritmias que causam morte súbita em pacientes com corações estruturalmente normais – são raras, mas faz bem você conhecer.

Leia: Arritmia Cardíaca Fatal em Corações Normais – Fatalidade?

Agora é sua vez!

Entendeu o que é coração estruturalmente normal? Deixe o seu comentário aqui e ajude a enriquecer esse artigo. Independente da quantidade de seus sintomas, o que mais importa, na avaliação inicial é saber se seu coração é estruturalmente normal.

E aí, você já sabe? Como está o seu coração?

 

O seu médico é o seu melhor conselheiro! Não use esse artigo como consulta, pois não é. Procure o seu médico e peça-lhe conselhos!

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves Cardiologista

Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni,

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!