Coração parando (assistolia) e voltando a bater

Existem situações de urgência médica que são bastante traumáticas e que exigem ação rápida da equipe médica. Uma delas é quando o coração para, quando ocorre assistolia (“a”=ausência; “sístole”=batimento : ausência de batimento cardíaco). Notem, nesta imagem, que ocorre um curto período de assistolia que é observado pela linha sem batimento cardíaco.

Antes de mostrar a vida real, vou mostrar um video esquemático mostrando o quê é uma assistolia, uma linha sem batimentos cardíacos… só que, na prática, ela nunca fica tão “bonitinha” assim, pois os médicos começam a fazer massagem cardíaca massagem cardíaca e provocam interferência no eletrocardiograma que fica todo irregular devido às compressões no tórax do paciente.

[youtube:http://youtu.be/t8i79SWkBIo]

.

Agora, veja a vida real, o tratamento de uma parada cardíaca iniciada por uma assistolia. Depois de ocorrer a linha de assistolia, os profissionais iniciam a massagem cardíaca.

[youtube:http://youtu.be/5xD-3VlKDzw]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

8 Comments

  1. Me ajuda, preciso fazer um trabalho sobre assistolia e assistência de enfermagem aos pcts com arritimias e apresentá-lo, mas nas pesquisas que encontrei são utilizadas linguagens complicadas. Li sua publicação e entendi, mas queria um conteúdo mais completo.

    Post a Reply
    • Oi, Danielle.
      Um conteúdo mais complexo? como foco na assistência na enfermagem? No atendimento a uma assistolia? Teria que pesquisar nos arquivos um que fosse complexo, mas não muito complicado, pois os livros que tenho são complexos, mesmo.
      Qual a sua dúvida?
      Leonardo.

      Post a Reply
  2. Ola , sou estudante de farmacia e estou no primeiro semestre e gostaria que vc pudesse me responder uma pergunta. Um homem de 62 que estava em uma esteira ,cai sem pulso e sem sinais de circulação,o que ele pode ter tido naquele momento ,poderia ser assistolia…..Obrigada

    Post a Reply
    • Olá, Raquel.
      Sim, pode ter tido uma assistolia, entretanto… é raro e difícil que seja.
      Fazendo um Teste ergométrico, o médico percebe o coração acelerando e acelerando cada vez mais, tornando-se mais taquicárdico… (o oposto de bradicardia: lento)… O mecanismo de colapso durante uma atividade física é a Taquicardia Ventricular (aceleramento desordenado do coração) que acaba causando falência na função de bomba do coração e ele para de bombear e, consequentemente, para de ter pulso.
      Ausência de pulso é a ausência de percepção (pelo médico) do pulsar da artéria nos locais adequados e habitualmente examinados.
      A ausência de pulso é diferente de Assistolia. Assistolia é uma das causas de ausência de pulso, mas a mais frequênte é a Fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular, principalmente durante um esforço físico como o teste ergométrico.
      Consegui lhe explicar direitinho?
      Abraço e obrigado pela participação.
      Leonardo.

      Post a Reply
  3. Gostei de suas explicações são claras e ilustradas isso facilita o entendimento.Abraços Monica Gasparini

    Post a Reply
  4. Olá Dr.Leonardo,no caso de um Assistolia o procedimento mais correto no momento é a Massagem Cardíaca?

    Post a Reply
  5. OLA DOUTOR FUI AO CARDIOLOGISTA ELE DISSE QUE EU TENHO VAGOTOMIA .. O NERVO VAGO ACENTUADO ..ELE DISSE QUE QUANDO EU CORRO TA NORMAL QUE O PROBLEMA É A HORA Q EU PARO DE CORRER PQ ESSE NERVO É RESPONSAVEL POR DEZACELERAR OS BATIMENTOS .. AI EU CANSO MUITO RAPIDO EU QUERIA QUE O SENHOR ME DESSE UMA RESPOSTA SOBRE ESSA DOENÇA VAGOTOMIA OBRIGADO ! !

    Post a Reply
    • DISCULPA DOUTOR ESQUECI DE FALA MINHA IDADE 16 ANOS

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!