A desnutrição na Insuficiência Cardíaca – como tratar?

A Desnutrição na Insuficiência cardíaca é uma complicação bastante comum nos pacientes e é importante tratá-la adequadamente, para o bem do paciente! Veja.

Desnutrição na Insuficiência cardíaca

Desnutrição na Insuficiência cardíaca

O que é Insuficiência Cardíaca?

A ICC – insuficiência cardíaca (IC) também conhecida como Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), coração fraco ou Coração grande é uma triste etapa para a qual costumam evoluir as doenças do coração. Seja pela gravidade da doença, seja pela falta de cuidado, grande parte das doenças do coração costumam evoluir para a Insuficiência cardíaca – É como se o coração não aguentasse tamanha sobrecarga e agressão que enfraquecesse, entrando em falência!

Leia mais:

Quando a Insuficiência Cardíaca é Grave?

Os principais sintomas de insuficiência cardíaca são:

 

A Caquexia e a Desnutrição na ICC é sinal de piora!

A caquexia é o emagrecimento importante que acompanha grande parte dos pacientes com insuficiência cardíaca grave. Por essa causa, é importante que os pacientes façam um monitoramento do seu peso corporal quase que diariamente.

Tenho ICC – Como monitorar o meu peso?

O paciente deverá ser instruído a verificar diariamente o seu peso. Redução acima de 6% em 6 meses, não planejada, pode ser indicativa de caquexia cardíaca, assim como, o aumento repentino e inesperado de dois ou mais kilos em curto período (3 dias), pode indicar retenção hídrica. 1)Diretrizes para insuficiência Cardíaca

Portanto, tanto o emagrecimento quanto o aumento de peso devem chamar a atenção dos pacientes com insuficiência cardíaca.

Como deve ser a dieta na Insuficiência Cardíaca?

Veja nesse artigo, a dieta indicada para tratamento dos pacientes com Insuficiência Cardíaca.

  • Leia: A dieta na Insuficiência Cardíaca – Como monitorar o peso na ICC.

Leia mais:

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!