Diabetes e Alimentação – Seu passo mais importante!

Cuidar da Diabetes e Alimentação é de fundamental importância. Hábitos alimentares saudáveis estão diretamente relacionados ao tratamento do diabetes. A dieta balanceada pode melhorar o metabolismo glicêmico, além de evitar a obesidade.  O ideal é que as refeições sejam distribuídas ao longo do dia, sendo três refeições principais e duas a três intermediárias, para que a digestão ocorra com maior facilidade e o apetite seja menor em cada uma.

Diabetes e Alimentação

Diabetes e Alimentação

Leia Também:

Mais artigos sobre a diabetes tipo 2

 

A dieta deve ser personalizada a cada paciente, mas algumas orientações gerais podem ajudar no novo programa alimentar:

• O consumo recomendado de fibras diário é de no mínimo 20 g, o que significa aproximadamente uma colher de sopa. A ingestão de fibras está associada a diversos benefícios. Alguns exemplos de alimentos com fibra são linhaça, quinoa, aveia, verduras, legumes, feijão e cereais integrais.

• Além disso, é recomendável dar preferência a óleos vegetais em vez de gorduras animais. Óleos como os de oliva (azeite), canola, girassol e amendoim são ricos em gordura insaturada, que é mais saudável que gordura saturada – presente em manteiga, leite integral, bacon, linguiça, salame e mortadela, por exemplo.

• O consumo de açúcar não está totalmente proibido na alimentação de pessoas com diabetes, mas seu uso deve ser restrito, segundo a dieta recomendada pelo médico. Seu uso indiscriminado, assim como o de gorduras e sal, aumenta o risco de obesidade e outras doenças associadas. Além disso, o açúcar é um alimento com poucos nutrientes.

• É recomendada a ingestão de seis a oito copos de água por dia, de preferência entre as refeições. Substituir refrigerantes e sucos industrializados por água é muito mais saudável e efetivo no combate à obesidade e ao diabetes. 1)Seyffart, Anelena Soccal. Guia Alimentar para a População Brasileira – Suas diretrizes são aplicáveis às pessoas com diabetes? 2)Mota, João Felipe. Alimentação Saudável.

Diabetes e Alimentação

Diabetes e Alimentação

Inserir hábitos mais saudáveis é fundamental para o tratamento; exige motivação e força de vontade, mas essas modificações na dieta, somadas à prática de exercícios físicos trazem, além de melhora no quadro clinico, satisfação e bem-estar à vida do paciente.

 

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!