Como fazer o acompanhamento junto ao paciente

A família do indivíduo com diabetes tipo 2 pode ajudar de diversas formas no tratamento do paciente. O apoio, o carinho e a compreensão são muito importantes. Além disso, dar assistência na adequação a hábitos alimentares mais saudáveis e incentivar uma rotina de exercícios físicos é essencial. Mais uma forma de fazer o acompanhamento do paciente é ajudá-lo a manter-se informado a respeito do diabetes e auxiliar na rotina de medicamentos e cuidados.

Estimular a seguir a nova dieta recomendada pelo médico é fundamental para o controle e o tratamento do diabetes. O alimento deve ser fracionado ao longo do dia, sendo três refeições principais e duas a três intermediárias. Além disso, o incentivo à prática de exercícios também é de suma importância. Dado o fato de grande parte das pessoas com diabetes tipo 2 são obesas, a atividade física pode ajudar também to controle do peso.

É também primordial para o controle e o tratamento que o paciente se mantenha informado. Familiares podem ajudá-lo a se instruir com detalhes sobre o diabetes e suas consequências. A educação a respeito é uma forma de fazer com que as pessoas se sintam menos ansiosas e mais preparadas para encarar o novo cenário. Além disso, orientar sobre a importância de evitar o fumo e o alcoolismo é uma forma relevante de auxílio e acompanhamento. Os cuidados com o diabetes também incluem dar atenção minuciosa a higiene, sempre atento a inflamações, lesões,infecções e tratá-las precocemente.

Fazer o acompanhamento do diabetes em conjunto com a família torna as mudanças no estilo de vida do indivíduo menos sofridas e mais fáceis de serem implementadas. Por essa razão, familiares têm papel fundamental no tratamento.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

FONTES

http://printedprayers.com/how-do-you-give-back-to-our-family/ da Silva, Maria Elizabeth Rossi. Diabetes Mellitus tipo 2. Revista Brasileira de Medicina.
http://ashbournefarmsupplies.com/shop/uncategorised/double-edged-hoof-paring-knife/?add-to-cart=518 Disponível em: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=1749.
Acesso em: 13 set 2011.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!