Diabetes e a Nova rotina na casa

Nova rotina na casa

Muitas mudanças ocorrem na vida de um indivíduo diagnosticado com diabetes. O médico lhe recomendará uma nova dieta, atividade física, além de uma rotina de exames que alterarão o dia a dia da casa do paciente. O apoio e a compreensão da família neste momento são muito importantes, uma vez que as alterações na rotina implicarão em mudanças na vida de todos que com ele convivem.

Otimismo em encarar as transformações que ocorrerão na casa é crucial. Os sentimentos que o diagnóstico suscita, como medo, desconforto e insegurança podem ser amenizados se o paciente sentir que tem por perto pessoas dispostas a ajudá-lo a encarar a situação. Procure, portanto, ao saber que alguém na família tem diabetes, tratar a situação com naturalidade e se mostrar prestativo e atencioso.

Um novo programa alimentar poderá ser receitado pelo médico. Evite fazer críticas e comentários que possam gerar desconforto e sentimento de culpa ao paciente. As recomendações, como a ingestão de mais frutas e legumes, evitar os doces e trocar alimentos fritos por grelhados, por exemplo, podem beneficiar todos os envolvidos, trazendo à casa novos hábitos alimentares, mais saudáveis. Procure ser solidário! Afinal, a nova dieta pode auxiliar a evitar o sobrepeso e o possível surgimento de mais algum caso de diabetes.

A prática de atividade física, que deverá passar a fazer parte da vida do paciente, também pode receber o apoio ou o envolvimento da família. Exercícios realizados em grupo trazem mais motivação e podem ser mais fáceis de serem mantidos a longo prazo. Além disso, instituir uma rotina de exercícios é saudável e importante também a indivíduos sem o diabetes. Aproveite para também incluí-la na sua vida.

A ajuda, a tolerância e a compreensão em relação às mudanças na rotina da casa trazem mais segurança e confiança ao paciente para encarar o diabetes.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

FONTES

http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/observatorio-cientifico/1853-a-revolta-com-o-diabetes-e-o-surgimento-de-uma-nova-vida

http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/educacao/1829-diabetes-em-familia

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!