Diabetes e a Terceira Idade

Terceira Idade

O mundo vem mostrando  um envelhecimento populacional e já se observa a incidência do Diabetes Mellitus (DM) em quase 20% dos idosos. Metade dos portadores de diabetes do tipo 2 possui idade superior a 60 anos. Sua maior prevalência nessa faixa etária se dá porque no diabetes tipo 2 ocorre uma disfunção das células do pâncreas produtoras de insulina e, em idosos, há envelhecimento das células. Além disso, mudanças corporais frequentes no idoso como a diminuição de massa magra, aumento da massa gorda e diminuição da atividade física colaboram para a resistência insulínica, outra condição para que o diabetes ocorra.

Quando mal controlado, o diabetes pode acarretar complicações, como problemas cardiovasculares. Em idosos, além disso, o diabetes aumenta o risco de síndromes geriátricas como incontinência urinária, depressão, déficit visual (decorrente da retinopatia diabética), neuropatia diabética, risco aumentado de quedas (decorrentes algumas vezes de uma hipoglicemia), entre outras.

Uma importante forma de tratamento é a atividade física. A diminuição da massa muscular no idoso, diminui o número de receptores de glicose que carregam o açúcar do sangue para o interior das células. A prática de atividade física aumenta a massa muscular e diminui a resistência à insulina.

Além disso, é importante o acompanhamento do paciente por uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, enfermeira, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros.  A colaboração da família em orientar e monitorar o paciente, além de ajudá-lo na mudança de estilo de vida e procurar programas de educação é fundamental.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

 

FONTES

Diabetes no Idoso.
Disponível em: http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/diabetes-em-pacientes-especiais/1826-diabetes-no-idoso
Acesso em: 19 set 2011

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!