Diabetes e Atividade física – Intensidade e frequência

Intensidade e frequência são dois fatores a serem considerados na prática de atividade física. A primeira refere-se à quantidade de esforço requerida pelo organismo para a prática de determinado exercício, enquanto freqüência é o número de vezes que a pessoa se exercita. O ideal é que haja um balanço entre os dois e que, em linhas gerais, o individuo se exercite no mínimo três vezes por semana, em dias intercalados.

O organismo precisa dessa frequência mínima de atividade para alcançar resultados relevantes, tanto na perda de gordura quanto para o aumento de massa muscular.

O melhor horário para a prática do exercício pode variar. Se o exercício for realizado no momento em que há pico de ação da insulina ou de medicamentos que possam causar hipoglicemia, a possibilidade de uma hipoglicemia é maior. Portanto, procure seguir a orientação do médico tanto em relação ao uso dos medicamentos e auto monitorização glicêmica quanto à alimentação e o horário da atividade física.

A orientação quanto à intensidade também varia de acordo com o condicionamento, situação clínica e grau de controle glicêmico. A variação de freqüência cardíaca recomendada para se atingir é em torno de 50% a 85% da freqüência cardíaca máxima, que deve ser calculada por um profissional especializado, como educador físico, médico, fisioterapeuta. Variações fora dessa margem ou não geram benefício relevante ou podem ser prejudiciais.

É importante que a prática de exercícios esteja associada a uma dieta balanceada e acompanhamento médico. Ela deve fazer parte do dia a dia do paciente e, além dos benefícios já mencionados, a longo prazo a atividade física diminui os riscos de doenças do coração e melhora o  condicionamento cardiovascular,  além da vantagem de  propiciar prazer e bem estar!

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves

FONTES

Intensidade da Atividade Física. 
Disponível em: http://nutricao.diabetes.org.br/para-iniciantes/163-intensidade-da-atividade-fisica
Acesso em: 19 set 2011

Freqüência da Atividade Física. 
Disponível em: http://nutricao.diabetes.org.br/para-iniciantes/162-frequeencia-da-atividade-fisica
Acesso em: 19 set 2011

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!