Praticar exercício físico faz bem e é importante para todo indivíduo, independente da presença de diabetes. Eles ajudam tanto na prevenção quanto no tratamento e seus benefícios vão além da melhora da ação da insulina, aumento da força e resistência musculares, mas também como são fontes de bem estar e prazer. É importante mencionar, no entanto, que eles precisam ser praticados de maneira adequada.

Antes de começar a praticar atividade física, é preciso consultar tanto o médico quanto um profissional de educação física. Eles farão uma ampla avaliação e análise de qual a atividade é mais indicada para cada pessoa. É importante seguir as indicações de ambos, porque a prática errônea dos exercícios pode acarretar em agravamento de quadros como a hipertensão, doenças cardíacas, neuropatia e doenças articulares degenerativas como artrites, artroses, etc. Além disso, também podem surgir complicações indesejadas, como a hemorragia retiniana, no caso de pessoas com diabetes e complicações mais graves na retina.

Os riscos mencionados não devem, no entanto, desestimular ou gerar medo no paciente.  Os exercícios físicos trazem vantagens tanto a longo prazo quanto imediatamente, entre elas a perda de peso, tão importante no tratamento do diabetes. Fora isso, o sedentarismo é comprovadamente prejudicial à saúde. Portanto, fazer todos os exames regularmente e seguir as orientações dos profissionais de forma correta. Vale lembrar que a visita periódica ao médico é muito importante.

Cuidados. 
Disponível em: http://nutricao.diabetes.org.br/para-iniciantes/159-cuidados
Acesso em: 19 set 2011

Benefícios da Atividade Física. 
Disponível em: http://nutricao.diabetes.org.br/para-iniciantes/158-beneficios-da-atividade-fisica
Acesso em: 19 set 2011

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!