Diabetes e Atividade física

Atividade física

A prática de atividade física faz bem à saúde e é muito importante no tratamento do diabetes. Ela auxilia a melhorar o funcionamento da insulina e a reduzir o peso, além de proporcionar bem-estar. É preciso, no entanto, escolher o exercício que mais combina com o estilo de vida de cada indivíduo e que traz mais prazer. Além disso, o exercício deve ser escolhido e iniciado após os exames médico e físico e de acordo com as considerações do médico. A escolha certa pode influenciar e muito na continuidade da prática, então seguem em linhas gerais algumas orientações que devem ser levadas em consideração:

• Procure um exercício que favoreça a queima de glicose e gordura, dando preferência àqueles predominantemente aeróbicos. O paciente deve levar em consideração, no entanto, as atividades que possam exacerbar problemas já existentes.

• Os exercícios que podem de alguma forma causar lesões ou infecções nos pés devem ser evitados por aquelas pessoas com neuropatia (complicação do diabetes nos nervos) e esportes de muito contato como luta e boxe devem ser evitados naquelas com retinopatia (complicação do diabetes nos olhos).

Lembre-se que os exercícios podem se tornar uma parte prazerosa do dia e não precisam ser um castigo. Por essa razão, o mais indicado é escolher uma atividade física que agrade e que possa ser realizada em ritmo natural e de forma contínua. Realizá-la em grupo pode ser mais divertido e estimulante. Algumas opções são a natação, a caminhada, a hidroginástica, o ciclismo e a dança. Procure exercitar-se pelo menos três vezes por semana, por 20 a 45 minutos.

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

FONTE

Vívolo, Dr. Marco Antônio. A Atividade Física Ideal.
Disponível em:
 http://nutricao.diabetes.org.br/para-iniciantes/164-a-atividade-fisica-ideal
Acesso em: 9 set. 2011.

 

MARQUE SUA CONSULTA: Dr. Leonardo Alves na Clínica Cardiovasc

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!