Carboidratos na Diabetes – Você precisa Aprender!

Se você é Diabético, você precisa urgentemente aprender sobre os Carboidratos e a sua importância no controle da sua glicemia. De todos os nutrientes que comemos (gorduras, proteínas e carboidratos), eles são os que mais promovem alterações na sua glicemia. Fique Atento!

O quê são Carboidratos?

carboidratosOs carboidratos são moléculas à base de açúcar (glicose) encontrado em frutas, legumes, grãos integrais e laticínios. Os carboidratos compõem cerca de 45% a 65% das calorias em uma dieta saudável (a percentagem exata é muito debatido); o resto provenientes de gordura e de proteína.

Mais artigos sobre a diabetes:

Você vai encontrar carboidratos nos alimentos mais saudáveis que você come. Os carboidratos estão presentes nos alimentos naturais e nos alimentos industrializados. Verifique o rótulo dos alimentos para descobrir exatamente o quantos carboidratos existem nos seus alimentos favoritos. 1)Why Carbohydrates Are So Important in Diabetes

 

Como o Carboidrato pode afetar o açúcar no sangue?

Frutas

Frutas

Escolher o tipo certo de carboidratos (os bons) e espalhá-los ao longo do dia pode manter o açúcar no sangue em níveis normais e não deixá-lo subir muito, nem muito rápido (pois 90% das calorias dos carboidratos que você come e digere acabam por se transformarem em glicose – assim, os carboidratos tem um impacto muito maior sobre o açúcar no sangue do que gordura ou proteína).

Daí, muitos nutricionistas e estudiosos questionarem a quantidade de carboidratos que devemos comer em nossa dieta.

Leia Também:

 

Quanto de Carboidratos devemos comer?

“O objetivo … é comer carboidratos o suficiente para nos alimentar, mas nunca demais para que eles elevem nosso açúcar no sangue.”

Até cerca de meados dos anos 1990 especialistas acreditavam que as pessoas com diabetes não deveriam comer alimentos que contêm os chamados açúcares esses “simples” encontrada em bolos e doces e em vez comer CarboHidratos”complexos”, ou aqueles com maiores cadeias de moléculas de açúcar tais como batatas, frutas, verduras e grãos.

Sabemos agora que todos os CarboHidratos pode causar um aumento do açúcar no sangue. Massas e batatas, por exemplo, pode causar um rápido aumento do açúcar no sangue.

 

Alguns carboidratos são melhores do que outros

O objetivo agora é maximizar a ingestão de bons nutriente – vitaminas, minerais e fibras e minimizar CarboHidratos que aumentam muito o açúcar no sangue, e, não oferecem alguns benefícios nutricionais, ou são embalados com gordura e calorias.

Um nutricionista ou seu médico irá ajudá-lo a desenvolver um plano de refeição para obter um bom equilíbrio entre CarboHidratos, proteínas e gordura, e uma quantidade adequada de calorias. Eles vão ensinar-lhe como gerir a ingestão de CarboHidratos, geralmente por contagem de CarboHidratos, mas às vezes usando a dieta de substituição ou outro método.

Você vai precisar de alinhar o seu plano de refeições por meio de testes de açúcar no sangue antes e após as refeições. Alimentos específicos que causam elevação do açúcar no sangue e pode variar de pessoa para pessoa (por exemplo, pacientes diferentes apresentam reações diferentes aos mesmo alimentos que venham a comer.

Os CarboHidratos, geralmente têm seu efeito máximo sobre o açúcar no sangue cerca de uma hora a duas horas depois de serem ingeridos, e são absorvidos dentro de três horas.

Os melhores CarboHidratos contém fibras alimentares e tem baixo índice glicêmico (abaixo de 55) – portanto, faça suas escolhas de forma adequada.

Mais artigos sobre a diabetes:

E então, está escolhendo alimentos de forma adequada?

Qual é a sua dúvida? O quê você come no seu café-da-manhã? e no almoço? Você sabe escolher os melhores CarboHidratos?

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!