A dieta Paleo pode ajudá-lo a perder peso?

A dieta paleo é uma das dietas mais populares ao redor. Consiste em comer alimentos inteiros, não processados, como comeram os nossos ancestrais. Advogados da dieta acreditam que pode reduzir o risco de problemas de saúde modernos, ressaltando que os caçadores não tiveram as mesmas doenças que as pessoas de hoje tem, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Na verdade, muitos estudos mostram que, após uma dieta paleo (de dieta paleolítica), pode levar a uma perda significativa de peso e maiores melhorias de saúde ( 1 , 2 , 3 ).

Leia mais:

Fonte EM INGLÊShttps://authoritynutrition.com/paleo-diet-for-weight-loss/

Dieta Paleo

Dieta Paleo

O que é a dieta Paleo?

A dieta paleo promove a ingestão de alimentos para animais e vegetais integrais, não processados, como carne, peixe, ovos, vegetais, frutas, sementes e nozes. Evita alimentos processados, açúcar, produtos lácteos e grãos, embora algumas versões alternativas da paleo dieta permitam porções de produtos lácteos e um pouco de arroz integral.

Ao contrário da maioria das dietas, uma dieta paleo não envolve a contagem de calorias. Em vez disso, restringe os grupos de alimentos citados acima, que são as principais fontes de calorias na dieta moderna.

Pesquisas mostram que dietas que enfatizam alimentos integrais são melhores para perda de peso e saúde geral. Eles são mais ricos, têm menos calorias e reduzem a ingestão de alimentos processados, que estão ligados a muitas doenças ( 4 , 5 , 6 ).

Resumo: A dieta paleo imita uma dieta caçadora-coletora e visa reduzir o risco de doenças modernas. Promove comer alimentos inteiros e não processados ​​e restringe alimentos como grãos, açúcar, produtos lácteos e alimentos processados.

Leia Mais:

5 maneiras que a dieta Paleo pode ajudá-lo a perder peso:

A dieta paleo pode ajudá-lo a perder peso de muitas maneiras. Abaixo estão 5 deles: 

1. Alto em proteínas: 

A proteína é o nutriente mais importante para a perda de peso. Pode aumentar o seu metabolismo, reduzir o apetite e controlar vários hormônios que regulam seu peso7 , 8 , 9 ). As dietas de Paleo incentivam a comer alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, peixes e ovos.

2. Baixo em carboidratos

Reduzir a ingestão de carboidratos é uma das melhores maneiras de perder peso. As dietas Paleo reduzem a ingestão de carboidratos, eliminando fontes comuns de carboidratos como pão, arroz e batatas.

3. Reduz a ingestão de calorias

Para perder peso, você geralmente precisa reduzir a ingestão de calorias. Estudos descobriram que a dieta paleo é mais saciante do que outras dietas populares, como as dietas do Mediterrâneo e do diabetes ( 13 , 14 , 15).

4. Elimina alimentos altamente processados

A dieta moderna é uma das principais razões pelas quais a obesidade está em ascensão. Ele incentiva a comer alimentos altamente processados, que são embalados com calorias, com poucos nutrientes e podem aumentar seu risco de muitas doenças ( 16).

Em vez disso, a Dieta Paleo te incentiva a comer fontes magras de proteínas, frutas e vegetais frescos e gorduras saudáveis, que são mais baixas em calorias e ricas em nutrientes.

5. Elimina o açúcar adicionado aos alimentos!

Como alimentos altamente processados, comer muito açúcar adicionado pode prejudicar seus esforços de perda de peso e saúde em geral. 

Uma dieta paleo pode ajudá-lo a perder peso porque é rico em proteínas, com baixos carboidratos e incrivelmente promove a saciedade. Também elimina alimentos altamente processados ​​e açúcares adicionados.

Vários estudos mostram que a Dieta Paleo ajuda a perder peso

Muitas provas sugerem que uma dieta paleo é efetiva para perda de peso ( 2 , 3 , 21 , 22 , 23 ).

Infelizmente, a maioria das pesquisas sobre a dieta paleo é bastante nova. Assim, há poucos estudos publicados sobre seus efeitos a longo prazo. Também vale a pena notar que muito poucos estudos sobre a paleo dieta comparam seus efeitos na perda de peso com os efeitos de outras dietas na perda de peso. 

Muitos estudos acham que a dieta paleo pode ajudá-lo a perder peso e é mais eficaz para a perda de peso do que as dietas tradicionais e com baixo teor de gordura.

Medidor de Glucose no Sangue e Perfuração para Diagnóstico

Melhora Vários Outros Aspectos da Saúde

Além dos seus efeitos sobre a perda de peso, a dieta paleo tem sido associada a muitos outros benefícios para a saúde.

Pode reduzir a gordura do ventre

A gordura da barriga é extremamente insalubre e aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas e muitas outras condições de saúde ( 24 ).

Pode aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir o açúcar no sangue

A sensibilidade à insulina refere-se à facilidade com que suas células respondem à insulina. Estudos descobriram que a dieta paleo aumenta a sensibilidade à insulina e diminui o açúcar no sangue ( 25 , 26 ).

Pode reduzir os fatores de risco da doença cardíaca

Estetoscópio no Coração

Uma dieta paleo é bastante semelhante às dietas recomendadas para promover a saúde cardíaca. É baixa em sal e incentiva fontes magras de proteínas, gorduras saudáveis ​​e frutas e vegetais frescos. É por isso que não é coincidência que estudos tenham demonstrado que uma paleo-dieta pode reduzir fatores de risco relacionados a doenças cardíacas, incluindo:

Pode reduzir a inflamação

A inflamação é um processo natural que ajuda o corpo a curar e combater infecções. No entanto, a inflamação crônica é prejudicial e pode aumentar o risco de doenças como doenças cardíacas e diabetes ( 28 ).

Uma dieta paleo pode proporcionar-lhe muitos benefícios para a saúde, incluindo melhora da sensibilidade à insulina e redução da gordura da barriga, fatores de risco de doença cardíaca e inflamação.

Dicas para maximizar a perda de peso em uma dieta de Paleo

  • Coma mais vegetais: são baixos em calorias e contêm fibras, ajudando você a ficar cheio por mais tempo.
  • Coma uma variedade de frutas: o fruto é nutritivo e incrivelmente saciável. Esforce-se para comer 2 a 5 frutas por dia.
  • Prepare com antecedência: Evite a tentação, preparando algumas refeições com antecedência para ajudá-lo durante os dias ocupados.
  • Durma bastante: uma boa noite de sono pode ajudá-lo a queimar gordura, mantendo os hormônios ativos, queimando mais gordura.
  • Mantenha-se ativo: o exercício regular ajuda a queimar calorias extras para aumentar a perda de peso.

Conclusão:

É bem sabido que seguir uma dieta paleo pode ajudá-lo a perder peso. É rica em proteínas, baixos em carboidratos, pode reduzir o apetite e eliminar alimentos altamente processados ​​e adições de açúcar.

Se você não gosta de contar calorias, a evidência sugere que a dieta paleo poderia ser uma ótima opção. No entanto, é importante notar que a dieta paleo pode não ser para todos. Consulte seu médico, nutrólogo ou nutricionista.

Leia Mais:

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!