Doença reumática do coração.

São as doenças cardíacas provocadas por manifestações do reumatismo. A doença reumática é uma doença sistêmica (de todo o corpo) e pode afetar o coração, articulações e outros órgãos – no coração o nome que se dá é: cardiopatia reumática e são estas cardiopatias as principais causas de sopros no coração.

Tem alguma dúvidaDeixe a sua pergunta aqui.

Participe. Em breve, novos artigos.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

28 Comments

  1. Boa noite, Dr. Leonardo! Quero lhe perguntar sobre mixedema no coração. Eu sofro de espondilite anquilosante e estou fazendo tratamento com Remicade, Estou inchada pelos remédios, mas quando o médico me auscultou pensou que eu estivesse com um sopro, mas ouviu outro ruido, e eu perguntei o que era, e me havia dito esta palavra, mas disse para não me preocupar. Só que na adolescencia fui diagnosticada com PVM e tomei propranolol por muito tempo. Parei o remédio e venho sentindo os mesmos sintomas, que vem piorando; tonturas, fraqueza e cansaço, o coração começa com taqucardia e parece que o coração dá um tranco, depois vem uma arritimia, chega fico com falta de ar, tonta e tenho dificuldade para respirar. Aos poucos volta ao normal, mas isso acontece a qualquer hora do dia até no repouso, já falei com os médicos que me tratam,e dizem que estou ansiosa, gostaria de uma opinião se eu devo consultar um cardiologista, obrigada.

    Post a Reply
  2. Olá, tenho 55 anos e desde agosto de 2011, venho sentindo dores nas duas mãos e nos pés. Os dois dedos indicadores das mãos estão um pouco inchados e a dor nunca passa. O terceiro dedo do pé esquerdo está um pouco inchado e com um uma bolinha localizada acima e que dói muito.Ás vezes tenho muita dor na planta dos pés, joelhos ou braços, que aparecem, desaparecem, voltam e tornam a desaparecer.O clínico geral achou que estou com uma doença reumática, me receitou Alivium e me encaminhou ao Reumatologista, no início de fevereiro.Onde moro é difícil conseguir um Reumatologista.Andei em todos os consultórios médicos e só achei um Reumatologista.Só consegui consulta para 09 de março. O Reumatologista me atendeu, me fez muitas perguntas e mandou fazer vários exames.Quando retornei para marcar novamente, ele saiu de férias e minha reconsulta foi marcada para 13 de abril. Os resultados dos meus exames: 1) VHS : TÉCNICA AUTOMATIZADA: Sexo Feminino: até 10mm. PRIMEIRA HORA : 61 mm
    2) PROTEINA C-REATIVA, soro, Método: Imunoturbidimetria ultrassensível
    RESULTADO : 0,30 mg/dL
    VALORES DE REFERÊNCIA:
    Indicador de risco cardiovascular: – Abaixo de 0,1 mg/dL: risco baixo- De 0,1 a 0,3 mg/dL: risco intermediário – Acima de 0,3 mg/dL: risco alto
    Indicador de processos infecciosos e/ou inflamatórios: – De 1,0 a 5,0 mg/dL: infecções virais e processos inflamatórios leves- – De 5,1 a 20,0 mg/dL: infecções bacterianas e processos inflamatórios sistêmicos
    – Acima de 20,0 mg/dL: infecções graves, grandes queimados e politraumatismo
    3) HEMOGRAMA, sangue total

    Post a Reply
    • Olá, Rossita.
      A decisão mais acertada é mostrar estes exames para seu médico, mesmo, pois ele terá melhores condições de analisá-los.
      Lamento não poder responder-lhe pontualmente e diretamente sobre estes exames.

      Farei um post sobre as doenças reumáticas e as suas manifestações sobre o coração.
      Leonardo.

      Post a Reply
  3. continuação dos meus exames:
    3) HEMOGRAMA, sangue total
    RESULTADO: VALOR REFERÊNCIA: Fem: acima 16 anos
    ERITRÓCITOS : 4,51 milhões/mm3 – 3,90 a 5,00
    HEMOGLOBINA : 13,2 g/dL – 12,0 a 15,5
    HEMATÓCRITO : 40,6 % – 35,0 a 45,0
    HEMOGLOBINA CORPUSCULAR MÉDIA : 29,3 pg – 26,0 a 34,0
    VOLUME CORPUSCULAR MÉDIO : 90,0 fL – 82,0 a 98,0
    CONC HEMOG CORP MÉDIA: 32,5 g/dL – 31,0 a 36,0
    COEF VAR VOLUME ERITROCITÁRIO (RDW): 14,4 % – 11,9 a 15,5
    CARACTERES MORFOLÓGICOS:normais
    SÉRIE BRANCA
    RESULTADO % /mm3 Valores de ref.fem.acima 16a /mm3

    LEUCÓCITOS 4.710 3.500 a 10.500
    Neutrófilos : 47,2 2.220 1.700 a 8.000
    Eosinófilos : 12,1 570 50 a 500
    Basófilos : 0,0 0 0 a 100
    Linfócitos : 36,9 1.740 900 a 2.900
    Monócitos : 3,8 180 300 a 900
    CARACTERES MORFOLÓGICOS:não foram observados caracteres tóxico-degenerativos nos neutrófilos; não foram observadas atipias linfocitárias
    PLAQUETAS: Resultado: 301.000/mm3- Valores de referencia: Acima 16 anos: 150.000 a 450.000/mm3
    Pode me esclarecer este exame? Obrigada

    Post a Reply
  4. OBS: Esqueci de citar esses exames: Fator reumatóide-látex. resultado: reagente 1/80. valor de referencia: não reagente. FAN (este exame só ficará pronto dia 20/03). Já sei que tenho alguma doença reumática, pois o Clínico geral olhou meus exames e falou. A minha dúvida é se tenho risco cardiovascular ou doença do coração.Obrigada.

    Post a Reply
    • Olá, Rossita.
      Acho importante você mostrar estes exames para o seu médico, pois não consigo e nem posso lhe dar uma opinião direta sobre estes exames, pois não lhe consultei e nem lhe examinei.
      A decisão mais acertada é mostrar estes exames para seu médico, mesmo, pois ele terá melhores condições de analisá-los.
      Lamento não poder responder-lhe pontualmente e diretamente sobre estes exames.

      Farei um post sobre as doenças reumáticas e as suas manifestações sobre o coração.
      Leonardo.

      Post a Reply
      • Obrigada, Dr. Leonardo. É que estou impaciente porque minha consulta com o reumato está marcada só para 13 de abril pois não consegui outra data mais rápida como eu gostaria e estou consultando por convênio do IPE, se fosse pelo SUS, teria que esperar ainda mais.

        Post a Reply
      • Olá, Rossita.
        Entendo sua necessidade e ansiedade.
        Converse com o seu clínico para que ele peça a antecipação da sua consulta ou tente antecipá-la no posto de saúde.
        Acho que isso poderá reduzir a sua ansiedade.
        Leonardo.

        Post a Reply
  5. Oi Dr. Leonardo.Não posso antecipar minha consulta com o reumato porque ele está de férias e só voltará em abril e minha consulta está marcada para13/04. No posto de saúde,também não consegui reumato. Tentei até consulta particular, mas os dois que achei, também só poderiam me atender depois de 10 de abril. O meu exame de FAN já ficou pronto dia 20/03. Pesquisando muito na net, sobre as doenças auto-imunes e seus sintomas, acho que estou com LUPUS. O Resultado do meu exame FAN: Nuclear: Reagente, padrao pontilhado fino, até 1/640. Placa cromossomica metafísica:reagente pontilhado fino, até 1/640. O nucleolar,Citoplasmático e Aparelho miótico deram Não Reagente. Ontem voltei no Clinico Geral porque me saiu umas feridinhas dentro do nariz. Eu disse a ele que ja sabia que estava com Lupus. Ele examinou meus exames e não confirmou nada. Disse pra eu não ficar impressionada com tudo que leio na net sobre a Lupus, porque todas aquelas complicações da doença acontecem raramente e que se eu estiver com essa doença, é de uma forma bem mais branda.Eu estava muito triste,mas depois que conversei com ele, fiquei mais animada. Eu insisti para ele dizer se era Lupus ou não, ele disfarçou e não disse que sim e nem que não. Para as feridas no nariz, ele receitou neomicina.Quando o reumato, me atendeu pela primeira vez, me receitou Reuquinol 400 e não disse pra que servia. Eu pesquisei e descobri que é pra doenças como Lupus, Artrite, etc. Estou tomando direitinho, mas ainda tenho dores nas juntas e nos olhos e também muito cansaço. Mas, não adianta ficar triste, porque só vai piorar minha situação.

    Post a Reply
    • Olá,
      Realmente, não adianta ficar triste e sim fazer o acompanhamento com o seu reumatologista.
      Sobre o LUPUS, esta é uma doença de difícil diagnóstico e a opção de deixar o reumatologista decidir é uma boa opção, pois ele é que é o especialista.
      O bom é que você reserve um tempo para conversar com seu reumatologista para ele lhe explicar – informações na internet sobre lupus podem trazer-lhe muitas confusões.
      Leonardo.

      Post a Reply
      • Obrigada.
        Sexta saiu uma feridinhas nos lábios. Consultei com o clínico geral e ele disse que é Herpes.Também tive dores horríveis no corpo e o médico me receitou PACO. Estou tomando e melhorei das dores.Mas este cansaço não passa nunca. Consultei com o oftalmologista e ele me receitou um colírio porque meus olhos estavam um pouco secos. Felizmente, não tenho uveíte.

        Post a Reply
        • Olá, Rossita.
          Este cansaço “que não passa nunca” precisa ser avaliado pelo seu cardiologista.
          Pergunte a ele se você está liberada para fazer atividades físicas e comece a fazê-las, devagarzinho.
          Grande abraço.
          Leonardo.

          Post a Reply
  6. Olá, obrigada por ter a paciência de ficar conversando comigo. É bom,quando encontramos uma pessoa que ouve nossas queixas e angustias quando se trata de doença.Pois o reumatologista ainda não viu meus exames e não me disse se tenho LUPUS ou ARTRITE.Aqui em Cachoeirinha, onde moro, só tem dois reumatologistas. Um deles,cobra R$ 30,00 a consulta e só atende na clínica de 15 em 15 dias. Com este só consegui consulta para daqui um mês. o outro, que já me atendeu uma vez, me atenderia no dia 13 de abril, mas não compareceu na clínica. Que azar, o meu! Por minha conta, Já consultei com outros médicos, por sentir necessidade. Consultei com um dermatologista. Ele olhou meus exames e disse que ´tenho lupus.Consultei como pneumologista , porque tenho muitas dores nas costas. Ele olhou os exames e disse que além de lupus, tenho também artrite, porque o Fator Reumatoide está muito alto (1/80) e porque minhas mãos estão inchadas e doem bastante. Ontem(sexta) eu passei o dia inteiro com dor de cabeça, dor nas costas e às vezes, uma dorzinha no peito. Fui na emergência do Hospital Conceição. Cheguei lá às 16h30min e fui atendida só às 22h10min.Se alguém me contasse que acontece isso com atendimentos na saúde pública, eu não acreditaria. Centenas e mais centenas de pessoas aguardando para serem atendidas.Na hora da “triagem” eles viram que minha presão estava alta(PA Diastolica: 106-pressao elevada. PA Sistólica: 155-Pressao elevada)Até que fui “bem atendida” por um clinico Geral, que me passou para a sala de medicação e me aplicaram dipirona na veia.Esse médico olhou meus exames e disse que tenho lupus e que tenho que fazer um tratamento pro resto da vida.Mas para fazer o tratamento por aquele hospital, (já que é o meu desejo), eu tenho que passar pelo posto de saúde da minha cidade para eles me darem o encaminhamento (e um número). Tenho cardiologista marcado para quarta, dia18/04 e vou seguir seus conselhos pergundo a ele se posso fazer atividades físicas.Gostaria de saber porque mnha pressão está alta. Eu nunca tive pressão alta.Já li várias recomendações para não ter presão alta.Não sou obesa. Dizem até que sou “magricela” (tenho 1 m e 50 cm e peso 47 kg). Meu colesterol etá normal . Não bebo bebida alcoolica, não fumo, não como alimentos gordurosos e nem com muito sal.Não como pão com farinha branca, só pao de centeio e outros dese tipo. Tomo muita água.Tomo café, mas com leite.Li sobre a pressão alta secundária, ou seja, aquela que é causada por outras doenças.Será que é o meu caso?

    Post a Reply
    • Oi Dr. Leonardo, essa ai acima que ficou com o nome ” r ” sou eu, Rossita Figueira. Minha internet está lenta hoje e sem querer meu nome saiu assim.

      Post a Reply
    • Olá, Rossita.
      Agradeço sua participação e comentário.
      Não há como eu opinar sobre a sua situação específica pois não lhe examinei. Desta forma, aconselho que procure o médico da sua confiança.
      A sua situação é bastante específica e merece uma atenção de um colega médico que avalie o seu caso adequadamente.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  7. Oi Dr.Leonardo aproveitei as férias do blog e li os textos aqui publicados, que foram úteis e esclarecedores. Parabéns! Bom, mas já consultei com o cardiologista. Fiz teste de esteira e ecocardiograma. Acho que deu tudo bom, pois o médico que realizou os exames disse que estava tudo bem. Resultado doTeste ergométrico: “Ausência de arritmias,boa capacidade funcional para faixa etária, teste ergométrico n evidenciou isquemia miocardia até a carga atingida.” .No ecocardiograma diz o seguinte:” Ventrículo esquerdo com diâmetro e espessuras parietais normais, função sistólica normal e disfunção diastólica com padrão de deficit de relaxamento.Sinais de degeneração fibrocálcica com comprometimento dos folhetos da valva aórtica. Insuficiência aórtica mínima.”. O que quer dizer isso? tenho consulta marcada com o cardio, dia 21/05, e o médico fara um ECG de repouso. Obrigada.

    Post a Reply
  8. Obrigada, Dr.Leonardo, já li o texto que vc me indicou e entendi. Também já consultei com o cardiologista e está tudo bem com o meu coração e até no exame de esteira eu fui bem. Só tenho Lupus, Artrite Reumatóide e Glaucoma, mas por enquanto não afetou o coração e nem rins.Ontem fui no oftalmo levar uns exames que havia feito e descobri que tenho também Glaucoma causado pelo Lupus ou pela Artrite Reumatoide. Estou fazendo tratamento com corticoides e outros.Estou muito chateada por ter todas essas doenças, mas fazer o que? s´me resta fazer o tratamento adequado e ir levando a vida.

    Post a Reply
  9. HEMOGRAMA, sangue total

    VALOR REFERÊNCIA
    RESULTADO Masc: Acima 16 anos
    ————————————————————————
    ERITRÓCITOS : 5,38 milhões/mm3 4,30 a 5,70
    HEMOGLOBINA : 15,4 g/dL 13,5 a 17,5
    HEMATÓCRITO : 44,3 % 39,0 a 50,0
    HEMOGLOBINA CORPUSCULAR MÉDIA : 28,6 pg 26,0 a 34,0
    VOLUME CORPUSCULAR MÉDIO : 82,3 fL 81,0 a 95,0
    CONCENTRAÇÃO DE HEMOGLOBINA
    CORPUSCULAR MÉDIA: 34,8 g/dL 31,0 a 36,0
    COEFICIENTE DE VARIAÇÃO DO
    VOLUME ERITROCITÁRIO (RDW): 12,5 % 11,8 a 15,6
    —————————————————— —————-
    CARACTERES MORFOLÓGICOS:
    normais

    SÉRIE BRANCA =========================================================

    VALORES DE REFERÊNCIA
    RESULTADO (Masc. Acima de 16 anos)
    % /mm3 /mm3
    ——————————————– ———————
    LEUCÓCITOS 4.960 3.500 a 10.500
    Neutrófilos : 46,2 2.290 1.700 a 8.000
    Eosinófilos : 2,8 140 50 a 500
    Basófilos : 0,8 40 0 a 100
    Linfócitos : 40,7 2.020 900 a 2.900
    Monócitos : 9,5 470 300 a 900
    ——————————————– ———————
    CARACTERES MORFOLÓGICOS:
    não foram observados caracteres tóxico-degenerativos nos
    neutrófilos; não foram observadas atipias linfocitárias

    PLAQUETAS ============================================================

    VALORES DE REFERÊNCIA
    RESULTADO Acima de 16 anos

    TOTAL DE PLAQUETAS: 236.000/mm3 150.000 a 450.000/mm3
    VOLUME PLAQUETÁRIO MÉDIO: 10,9 % 9,2 a 12,6 %

    NOTA: Exame automatizado, com confirmação das contagens e análise
    morfológica realizadas por microscopia, quando aplicável.
    Liberado em: 05/07/2012 as 14:22h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    GLICOSE, plasma
    Método: Enzimático

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    96 mg/dL 75 a 99 mg/dL
    Liberado em: 05/07/2012 as 20:18h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    UREIA, soro
    Método: Cinético, UV

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    31 mg/dL 10 a 50 mg/dL
    Liberado em: 05/07/2012 as 16:16h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    CREATININA, soro
    Método: Cinético colorimétrico

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    1,00 mg/dL Masc: mais de 12 anos: 0,70 a 1,30 mg/dL
    Liberado em: 05/07/2012 as 16:16h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    COLESTEROL TOTAL, soro
    Método: Ensaio enzimático

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    189 mg/dL Acima de 19 anos:
    Desejável: inferior a 200 mg/dL
    Limítrofe: de 200 a 239 mg/dL
    Elevado: superior a 239 mg/dL
    Liberado em: 05/07/2012 as 16:16h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    TRIGLICERIDES, soro
    Método: Ensaio enzimático

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    84 mg/dL Acima de 19 anos:
    Normal: inferior a 150 mg/dL
    Limítrofe: de 150 a 199 mg/dL
    Elevado: de 200 a 499 mg/dL
    Muito elevado: superior a 499 mg/dL

    NOTA: Os valores de referência são válidos para a coleta de sangue
    realizada com jejum mínimo de 12 horas, cinco dias de dieta
    habitual e abstinência de bebidas alcoólicas por 72 horas.
    Liberado em: 05/07/2012 as 16:16h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    HDL-COLESTEROL, soro
    Método: Ensaio homogêneo enzimático

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    50 mg/dL Acima de 19 anos:
    Maior ou igual a 40 mg/dL
    Liberado em: 05/07/2012 as 16:16h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    VLDL-COLESTEROL, soro
    Fórmula de Friedewald

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    17 mg/dL Acima de 19 anos:
    Desejável: inferior a 30 mg/dL
    Liberado em: 05/07/2012 as 16:16h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    LDL-COLESTEROL, soro
    Fórmula de Friedewald

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    122 mg/dL Acima de 19 anos:
    Ótimo : inferior a 100 mg/dL
    Sub-ótimo : de 100 a 129 mg/dL
    Limítrofe : de 130 a 159 mg/dL
    Elevado : de 160 a 189 mg/dL
    Muito elevado: superior a 189 mg/dL
    Liberado em: 05/07/2012 as 16:16h
    Resp.: EMERSON JOSE SALLA – CRBM 6585SP
    Ficha No.: 5630037450 de 05/07/2012
    ________________________________________

    ACIDO URICO, soro
    Método: enzimático colorimétrico

    Post a Reply
    • Olá,
      Interessante mostrar estes exames para seu médico de confiança.
      Pois ele terá melhores condições de analisar, juntamente com a consulta médica.
      Abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
  10. HEMOGRAMA, sangue total

    VALOR REFERÊNCIA
    RESULTADO Masc: Acima 16 anos
    ————————————————————————
    ERITRÓCITOS : 4,53 milhões/mm3 4,30 a 5,70
    HEMOGLOBINA : 13,9 g/dL 13,5 a 17,5
    HEMATÓCRITO : 40,1 % 39,0 a 50,0
    HEMOGLOBINA CORPUSCULAR MÉDIA : 30,7 pg 26,0 a 34,0
    VOLUME CORPUSCULAR MÉDIO : 88,5 fL 81,0 a 95,0
    CONCENTRAÇÃO DE HEMOGLOBINA
    CORPUSCULAR MÉDIA: 34,7 g/dL 31,0 a 36,0
    COEFICIENTE DE VARIAÇÃO DO
    VOLUME ERITROCITÁRIO (RDW): 14,2 % 11,8 a 15,6
    —————————————————— —————-
    CARACTERES MORFOLÓGICOS:
    normais

    SÉRIE BRANCA =========================================================

    VALORES DE REFERÊNCIA
    RESULTADO (Masc. Acima de 16 anos)
    % /mm3 /mm3
    ——————————————– ———————
    LEUCÓCITOS 4.270 3.500 a 10.500
    Neutrófilos : 54,8 2.340 1.700 a 8.000
    Eosinófilos : 1,2 50 50 a 500
    Basófilos : 0,2 10 0 a 100
    Linfócitos : 33,7 1.440 900 a 2.900
    Monócitos : 10,1 430 300 a 900
    ——————————————– ———————
    CARACTERES MORFOLÓGICOS:
    não foram observados caracteres tóxico-degenerativos nos
    neutrófilos; não foram observadas atipias linfocitárias

    PLAQUETAS ============================================================

    VALORES DE REFERÊNCIA
    RESULTADO Acima de 16 anos

    TOTAL DE PLAQUETAS: 278.000/mm3 150.000 a 450.000/mm3
    VOLUME PLAQUETÁRIO MÉDIO: 9,8 % 9,2 a 12,6 %

    NOTA: Exame automatizado, com confirmação das contagens e análise
    morfológica realizadas por microscopia, quando aplicável

    Post a Reply
    • Olá, Carolina.
      O hemograma é o mais famoso e conhecido exame de sangue – que avalia anemia, leucemia (problemas com glóbulos brancos) e problemas nas plaquetas.
      Como eu disse, seria melhor se avaliado pelo seu médico.

      Grande abraço.

      Post a Reply
  11. boa tarde dr…
    o que significa esse exame?
    grata
    carolina

    Post a Reply
    • Olá, Carolina.
      O hemograma é o mais famoso e conhecido exame de sangue – que avalia anemia, leucemia (problemas com glóbulos brancos) e problemas nas plaquetas.
      Nâo posso analisá-lo, isso seria com seu médico.
      Grande abraço.

      Post a Reply
  12. Doutor sinto dores pontadas espalhadas no peito, asvezes do lado esquedo, e as vezes do lado direito ( de um tempo pra cá tbm apareceram dores no braço esquerdo e direito e nas costas, e dormencia minima no dedo mindinho direito) , as vezes sinto uma falta de ar, mas nao me desconfroto com ela, sinto tambem palpitações no peito,as vezes parece acelerado, as vezes parece devagar, as dores e pontadas, falta de ar e palpitaçãoes aparecem mais quando me deito para dormir, do que quando agitado, ocasionando um pequeno desconforto ao dormir. Dotoe Leonardo, eu tenho 20 anos e ja sinto isso há 1 ano e 4 meses, e ultimamate no ultimo mes estou com pressão alta 14X9, fiz um exame ano passado e deu Hdl baixo, ja tive proplemas de reumatismo na minha infancia aos 12 anos, tive na minha infancia tbm frequnete inflamações na garganta, dotor, qual a sua posição em vista do que eu citei? seria um problema cardiaco? ou apenas uma hipertensão? ou stress? por favor analise esse meu enunciado e me diga a resposta…
    muito obrigado pela atenção….

    Post a Reply
  13. olá doutor estou muito preocupada com minha mãe , pois ela foi diagnosticada com reumatismo no coração e o médico solicitou um estudo hemodinamico para cateter mitral estemose mitral severa. o que significa isso .. seria uma cirurgia ? é grave? obrigada

    Post a Reply
  14. Oi, o que significa quando diz no exame que fotam observados caracteres toxicos-degenerativos nos neutrófilos?

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!