A dor de Cabeça e a Pressão alta estão realmente relacionadas? Há ligação entre a Dor de cabeça e a Hipertensão arterial? Muitos pacientes tem esta dúvida. Confira.

Dor de Cabeça e Pressão Alta: Há Relação?

Um pergunta:

Olá, Doutor.
Tenho um marido que vem algum tempo apresentando forte dores de cabeça e é geralmente na região occipital ou do lado direito ou do esquerdo que se irradia para região ocular e vem seguido dos segintes sintomas: ânsia de vomito, tontura, sensação de desmaio e falta de ar.

E sempre que acontece isso, verificou sua pressão e sempre dá convergente (120×100) por exemplo. Fico muito preocupada com sua situação. Há algum perigo a respeito disso. Desde de já o meu muito obrigada!

Leia Mais…

RESPOSTA:

A cefaleia (dor de cabeça) causada pela pressão alta (é localizada na nuca-occipital) costuma ocorrer quando a pressão está muito elevada (170/110mmHg) ou mais (de acordo com a sensibilidade pessoal) e também costuma ocorrer pela manhã (melhorando ao longo do dia). O valor de 120/100mmhg também pode causar esta dor… principalmente se o seu marido não era hipertenso e a pressão está começando a ficar elevada. Mas …. mas … oriento-lhe a medir a pressão dele quando ele estiver sentindo-se bem… longe das crises de dor de cabeça (pois até mesmo a dor de cabeça pode causar uma elevação na pressão). Assim, para não confundir… meça a pressão também nos dias em que ele está bem, sem nenhuma queixa.

Leia Mais…

Os sintomas de “ânsia de vomito, tontura, sensação de desmaio e falta de ar” não costumam estar associados à hipertensão. O fato da dor irradiar-se para a região ocular pode estar relacionado à problemas oculares, mesmo. Já olhou se ele precisa usar óculos? Vá a um oftalmologista para descartar esta possibilidade ou ajustar o grau (se ele já usa óculos).

Leia Mais…

Importante:

1) Descartar ou confirmar que ele tem (ou não tem) hipertensão arterial.

2) Avaliação com oftalmologista.

3) Estando com Pressão arterial normal e Visão normal e esta dor de cabeça persistir, é bom que ele vá a um neurologista.

Medidas gerais: eliminar/evitar estresse; reduzir cafeína; dormir mais e melhor; fazer atividades de relaxamento.

Muito importante: Não fique medindo a pressão dele SOMENTE quando ele está com dor de cabeça! Meça quando ele estiver bem e ANOTE em uma caderneta e leve ao seu cardiologista de confiança.

Leia Também:

E-Book: Doenças do Coração!

E-Book: Doenças do Coração!

Coloque seu melhor E-mail no campo cina e Receba seu E-book! O melhor Guia para as Principais Doenças do Coração!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!