Laudo Ecocardiograma: Folhetos Finos e Alterações Fibro-degenerativas! Quando essas alterações aparecem no Laudo do Ecocardiograma, todos ficam estressados. Confira.

Por Simone, no Yahoo Respostas: Pergunta:

No artigo sobre Ecocardiograma, falamos sobre várias outras alterações possíveis no exame – veja aqui.

Laudo Ecocardiograma: Folhetos Finos e Alterações Fibro-degenerativas!

FOLHETOS FINOS,CALCIFICAÇÃO DO ANEL VALVAR…? SECUNDÁRIOS A ALTERAÇÕES FIBRODEGENERATIVAS.

Conclusão do laudo;

(1) Hipertrofia concêntrica do VE de grau importante em fase descompensada.
(2) Disfunção sistólica do VE de grau discreto.
(3) Disfunção diastólica de VE de grau discreto.
(4) Hipertensão arterial pulmonar de grau moderado.
(5) Insuficiência mitral de grau discreto
(6) Presença de discreto derrame pericárdio.

 

Respostas:

Por não saber a situação de saúde do seu esposo, precisarei fazer conjecturas para tentar explicar o resultado do laudo, repito, conjecturas dentro da lógica da cardiologia – vamos lá:

(1) Seu esposo deve ter hipertensão arterial ou outra doença que está machucando o seu coração e isso pode ter provocado hipertrofia concêntrica do VE (ventrículo esquerdo) – que é quando o músculo do coração “engrossa”, semelhante ao que ocorre quando pegamos peso na academia e nosso braço “engrossa” = hipertrofia – isso, no coração, não é bom. Indica que o coração vem sofrendo sobrecarga por muito tempo;

(2) Um coração “sofrendo” com hipertensão arterial (ou outra doença que machuque o coração) ele pode perder uma de suas funções principais que é a contração (a sístole) – portanto DISFUNÇÃO SISTÓLICA significa que houve perda da força de contração do coração em grau discreto.

(3) Disfunção diastólica – isso é algo comum em pacientes com hipertensão arterial ou outros problemas de coração, não gera preocupação.

(4) Hipertensão pulmonar em grau moderado pode ser uma consequência do “sofrimento” que este coração está passando . Isso é um dos motivos de falta de ar de origem cardíaca.

(5) Insuficiência mitral em grau discreto: não é problema. Quase todo mundo tem isso.

(6) Discreto derrame pericárdico: é o acúmulo de líquido na “capa do coração” e pode ser consequência de todo o quadro de “sofrimento” que o coração está passando.

(7) Alterações degenerativas é envelhecimento – algo natural, com nosso cabelo fica branco com o tempo, o nosso coração apresenta alterações de envelhecimento (fibrodegenerativas).

(8) MAIS IMPORTANTE: Procure o seu cardiologista e leve logo o laudo para ele tratar e/ou ajustar as medicações do seu esposo.

 

Mais alguma dúvidaDeixe a sua pergunta aqui.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!