Laudo Ecocardiograma: Folhetos Finos e Alterações Fibro-degenerativas!

Laudo Ecocardiograma: Folhetos Finos e Alterações Fibro-degenerativas! Quando essas alterações aparecem no Laudo do Ecocardiograma, todos ficam estressados. Confira.

Por Simone, no Yahoo Respostas: Pergunta:

Laudo Ecocardiograma: Folhetos Finos e Alterações Fibro-degenerativas!

FOLHETOS FINOS,CALCIFICAÇÃO DO ANEL VALVAR…? SECUNDÁRIOS A ALTERAÇÕES FIBRODEGENERATIVAS.

Conclusão do laudo;

(1) Hipertrofia concêntrica do VE de grau importante em fase descompensada.
(2) Disfunção sistólica do VE de grau discreto.
(3) Disfunção diastólica de VE de grau discreto.
(4) Hipertensão arterial pulmonar de grau moderado.
(5) Insuficiência mitral de grau discreto
(6) Presença de discreto derrame pericárdio.

 

Resposta:

Por não saber a situação de saúde do seu esposo, precisarei fazer conjecturas para tentar explicar o resultado do laudo, repito, conjecturas dentro da lógica da cardiologia – vamos lá:

(1) Seu esposo deve ter hipertensão arterial ou outra doença que está machucando o seu coração e isso pode ter provocado hipertrofia concêntrica do VE (ventrículo esquerdo) – que é quando o músculo do coração “engrossa”, semelhante ao que ocorre quando pegamos peso na academia e nosso braço “engrossa” = hipertrofia – isso, no coração, não é bom. Indica que o coração vem sofrendo sobrecarga por muito tempo;

(2) Um coração “sofrendo” com hipertensão arterial (ou outra doença que machuque o coração) ele pode perder uma de suas funções principais que é a contração (a sístole) – portanto DISFUNÇÃO SISTÓLICA significa que houve perda da força de contração do coração em grau discreto.

(3) Disfunção diastólica – isso é algo comum em pacientes com hipertensão arterial ou outros problemas de coração, não gera preocupação.

(4) Hipertensão pulmonar em grau moderado pode ser uma consequência do “sofrimento” que este coração está passando . Isso é um dos motivos de falta de ar de origem cardíaca.

(5) Insuficiência mitral em grau discreto: não é problema. Quase todo mundo tem isso.

(6) Discreto derrame pericárdico: é o acúmulo de líquido na “capa do coração” e pode ser consequência de todo o quadro de “sofrimento” que o coração está passando.

(7) Alterações degenerativas é envelhecimento – algo natural, com nosso cabelo fica branco com o tempo, o nosso coração apresenta alterações de envelhecimento (fibrodegenerativas).

(8) MAIS IMPORTANTE: Procure o seu cardiologista e leve logo o laudo para ele tratar e/ou ajustar as medicações do seu esposo.

 

Mais alguma dúvidaDeixe a sua pergunta aqui.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

64 Comments

  1. o que significa hipertenção arterial de grau importante ,pressão sistólica da art´ria pulmonar em cerca de 80mmhg.

    Post a Reply
    • Olá, Marilda.
      Você deve estar falando hipertensão arterial PULMONAR em grau importante, não é mesmo? Pelo valor que você apresenta, 80mmHg, está realmente, muito alta… e por estar alta, o médico diz que a alteração é importante.
      Hipertensão arterial pulmonar é a pressão que o sangue faz/exerce sobre a artéria pulmonar (pequena circulação, artéria pulmoanr e seus ramos); semelhante ao que ocorre com a pressão arterial sistêmica (da circulação sistêmica – a famosa pressão alta).
      E merece tratamento e acompanhamento com cardiologista.
      Grande abraço.
      Leonardo.

      Post a Reply
    • Dr, eu gostaria de saber se é grave o que eu tenho no resultado do meu exame de Ecocardiodoppel o resultado foi:
      Alterações próprias da faixa etária,sem disfunção valvar.
      Dimensões do VE normais.
      Átrio esquerdo com dimensões normais.
      VD de dimensões e contratilidade normais.
      Átrio direito Normal.
      Função contrátil global e segmentar do VE grau I (relaxamento lentificado).
      Regurgitação mitral minima.
      Regurgitação tricúspide minima.
      Pericárdio de aspecto normal.
      Tenho 63 anos e amo a vida, pois sou hipertensa e dibetica,tomo losartana de 50 mg 2x ao dia, glifagem de 500mg 2x ao dia, hidrocloro tiazida de 25mg 1 vez. Por favor Dr. me ajude. Aguardo sua resposta

      Post a Reply
    • Boa Noite Dr. Gostei muito do seu blog e achei surpreendente a segurança com qual o senhor passa as informações. Há cinco anos tomo betabloq.(bisoprolol), meus exames mostraram um coração hipertrofiado, ou um pouco maior, pois todos os eco´s sao classificados como normais, e a FE sempre é maior que 65%. fui no inicio do tratamento considerado uma pessoal com ic do função sistolica preservada, entretanto surge uma duvida… É possivel a remodelação do coração para valores normal? tenho uma massa corporal grande, por isso consideram normal meu coração, entretanto o atrio esq. ja esta com 45mm de max. 40mm, e ventriculo esq, continua aumentado, com uma massa de 403g de 276 de parametro. tenho 183 cm e 118 quilos, engordei muito durante o tratamento, a minha duvida eh se voltando para o peso normal, o coração acompanhará e reduzirá de tamanho tb. Desde já grato. P.S todos os ecos, eletros, sao considerados normais em seus laudos.

      Post a Reply
      • Olá, Eduardo.
        Muito provavelmente sim, há redução das medidas com a perda de peso…
        Aliás, sem uma doença específica… o sobrepeso/obesidade são causas de aumento do átrio esquerdo.
        – veja: laudo do ecocardiograma.
        Abraços.

        Post a Reply
  2. Dr Leonardo estou meio preocupada com o resultado do meu ecocardiograma: DISFUNÇÃO DIASTÓLICA LEVEDO VENTRICULO ESQUERDO GRAU 1, tenho 58 anos , sou hipertença, tenho hipotiroidismo, tenho deficiêcia renal, e tambem estou com neuropatia sencitiva, tenho o lado esquerdo todo dormente, esquenta muito as mãos e pés e agora esse problema que não sei na verdade o que é e se não bastace tambem tenho crises de labirintite, trato mas não da resultado o que faço Dr?

    Post a Reply
  3. oi doutor gostaria de saber o que hipertensacao arterial plumonar de grau discreto e como isso pode ser tratado pois antes eu nao tinha isso

    Post a Reply
    • Oi, Talita.
      A hipertensão arterial pulmonar é um nível de pressão que ocorre na artéria pulmonar e muitos casos é devido a problemas no coração ou na própria árvore de artérias do pulmão…
      Seu caso dependerá da avaliação do seu médico… e é difícil emitir uma opinião sem cometer erros de avaliação, entende?

      Leonardo

      Post a Reply
  4. ola dr poderia por gentileza me sanar uma duvida , tenho 25 anos sou ex tabagista fumei a vida inteira pareia sete meses tomei um baita susto minha pressao descontrolou na epoca 20/12 fiquei em panico parei imediatamente e tambem tenho problemas com obesidade imc 34 ,bom ja consegui emagrecer 14 kilos ate agora e nunca mais fumei agora so como peixes ricos em omega 3 verduras frutas e carboidratos complexos me sinto visivelmente mais forte e bem fisicamente muito embora tenha me ocorrido coisas e sencacoes estranhas que acredito sejam sequelas do meu passado tagagico e sedentario …bom minha duvida é meu ecocardiograma transtorasico o laudo fala que (anatomia e funcoes cardiacas estao normais) parametros todos ok tambem mas notei apenas uma observacao no laudo que me me preocupa obviamente por ignorancia no assunto veja fala assim O VENTRICULO ESQUERDO OBSRVASE DISCRETO MOVIMENTO SEPTAL ANOMALO… FORA ISSO INEXISTE QUALQUER OUTRA ALTERACAO SE PUDER ME ESCLARECER POR FAVOR FICAREI MUITO GRATO…..JUNIOR

    Post a Reply
    • Olá, Junior.
      Movimentação anômala do septo IV (interventricular)… ou movimentação anômala do septo, ou septal.
      Na maioria dos casos, é uma alteração/observação que não merece tratamento… mas é FUNDAMENTAL que procure o seu médico para esclarecimentos…
      Falarei, depois, sobre essa alteração no eco.
      Abraços.
      Leonardo.

      Post a Reply
  5. Olá Dr.!Minha mãe tem 60 anos, é hipertensa. O cardio solicitou um eco doppler, que mostrou turbulencia no atrio direito(insuficiência tricuspide). Ao diagnóstico,insuficiência tricuspide de grau discreto e disfunção diastolica grau I (ALTERAÇÃO DO RELAXAMENTO). Dr.Leonardo Alves, por gentileza, teria como o senhor explica-me esse resultado do exame?Muito grata.

    Post a Reply
  6. gostei da resposta,é dúvida e não consulta

    Post a Reply
  7. Dr..como vai??bom .. tenho 52 anos..tive um infarto aos 48..sempre fazendo ecodopplercardiograma…bom !!este ultimo que fiz..ainda não o levei ao meu médico..mais achei o resultado um pouco diferente dos demais….(camaras esquerdas ..apresenta parâmetros de disfunção sistólica leve,,e relaxamento diastólico anormal..)abaixo no exame vem::CONCLUSÃO..(VE COM DISFUNÇÃO SISTÓLICA LEVE…RELAXAMENTO DIASTÓLICO ANORMAL DO VE…REGURGITAMENTO MITRAL LEVE…..isto pode ser alguma alteração??? lembrando que:: já tive um infarto..fui submetido a duas angeoplastías….minha pressão segundo os médicos…é normal..sinto muita falta de ar ..me canso atoa..e sinto que os batimentos tem dias que são estranhos..como se não seguise aquele ritimo certo…parece que como se desse umas tropessadas..e nestes momentos..me falta um pouco de ar..gostaria de contar com um pouco de sua luz…desde já agradeço..abraços..

    Post a Reply
    • Olá, Luciano.
      Só o seu médico saberá se as modificações que vc diz que ocorreram em relação ao último exame merecem algum tratamento específico… Não deixe de levar o exame para ele avaliar.
      É difícil para mim, pela net, opinar sobre seu caso.
      Abraços.

      Post a Reply
    • Boa tarde meu marido a poco tempo fez uma cirurgia de correcao de uma aneurisma e agora fez um ecocardigrama e de o seguinte resultado regugitacao aortica importante sobrecarga volumettica do ve com dilatacao aulmento impprtante do ae

      Post a Reply
  8. olá Doutor Boa noite tenho 31 anos fiz um eco e resultado disfunção diastólica grau I estou muito nervosa com isso me ajude por favor pois coloquei na cabeça que estou doente.Grata desde já.

    Post a Reply
  9. Ola doutor, parabens pelo fórum!! Estava com sintomas de pressão alta e fiz teste de esforço que deu normal e ecocardiograma que acuso hipertrofia concentrica de ve de grau leve. ja entendi do que se trata, existe tratamento, cura? ja estou medicando para pressão arterial.
    grato

    Post a Reply
    • Olá,
      O melhor tratamento para as alterações provocadas pela hipertensão é CONTROLAR A PRESSÃO…
      Essa é a meta de qualquer médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  10. Meu ecocardiograma deu um resultado inconclusivo, tudo normal, menos “possivel comunicação interatrial pequena (2mm?), até em interrogação pois não foi concluido, e insuficiencia tricuspide de grau discreto, e diametro VD esta em 27 mm quando no valor aqui deveria estar entre 7 a 16mm!,
    Estou passando por estresse e ansiedade e talvez um quadro de sindrome de panico, tomo rivotril 3 gotas ao durmir, e cebrilin toda manhã, a um mes!, e melhorou meu sintomas, que era taquicardia e medo de infarto, ia para o pronto socorro e dava em nada os eletros , tudo normal. Tenho 22 anos. Obrigado

    Post a Reply
  11. Meu ecocardiograma deu um resultado inconclusivo, tudo normal, menos “possivel comunicação interatrial pequena (2mm?), até em interrogação pois não foi concluido, e insuficiencia tricuspide de grau discreto, e diametro VD esta em 27 mm quando no valor aqui deveria estar entre 7 a 16mm!,
    Estou passando por estresse e ansiedade e talvez um quadro de sindrome de panico, tomo rivotril 3 gotas ao durmir, e cebrilin toda manhã, a um mes!, e melhorou meu sintomas, que era taquicardia e medo de infarto, ia para o pronto socorro e dava em nada os eletros , tudo normal. Tenho 22 anos. Obrigado

    Post a Reply
  12. Doutor np exame ecocardiograma da minha mãe deu disfunção diastolica do ve grau II e eu já procurei no site e não encontro a resposta vc poderia me ajudar por favor

    Post a Reply
  13. oi doutor bom dia ! meu ecocardiograma aparentemente deu quase tudo normal , so AE que deu 16 sera algum problema ? meu cardiologista esta de ferias e gostaria de saber se o senhor pode da alguma opiniao
    obrigado desde ja

    Post a Reply
  14. Dr. boa noite fiz um exama de ecodoplercardiografia com e a conclusão foi a seguinte:Disfunção diastolica do ventriculo esquerdo discreta o que e algo serio meu medico disse que não sera?me ajude

    *** Trial period expired. Please subscribe to the service. Request number bd721dca7b461a28802a7ca2bb9f3939. Antispam service cleantalk.org. ***

    Post a Reply
  15. Doutor parabéns pelo blog e pelas boas informações.
    Descobri recentemente ser portador de diabetes tipo 2 , entre varios exames foi pedido ecocardiograma do coração.
    Qual a relação entre diabetes tipo 2 e esse exame do coração?

    Muito grato!

    *** Trial period expired. Please subscribe to the service. Request number 27f711ddf0a44dc248f3b1b8a469817b. Antispam service cleantalk.org. ***

    Post a Reply
  16. Peso e altura influenciam no resultado do ecocardiograma ?
    No exame está tudo normal, mas como dei o peso e a altura errados não consigo parar de pensar nisso.

    Post a Reply
  17. Boa noite Dr.
    Meu pai tem 79 anos e já infartou a uns 4 anos.
    E fez exame de rotina onde tem escrito a conclusão:
    Ventriculo esquerdo com alteração segmentar da contratilidade e deficit sistoíco de grau moderado.
    Valvas mitral e aortica calcificada.

    O Sr pode me informar se é grave??

    Post a Reply
  18. Obrigada Dr.
    O exame não retrata sobre o infarto.
    Foi exame de rotina feito agora e deu a “conclusão”,
    Fiquei preocupada, pois ele só vai passar com a médica dele em Setembro.

    Post a Reply
  19. olá, tenho 38 ANOS e fiz o ECG o resultado foi:

    GANHO 10mm/mV
    VELOCIDADE 25MM/S
    FREQUENCIA 78Bpm
    FILTRO 35/63

    gostaria de saber se deu algum problema, obrigada.

    Post a Reply
    • Olá, Katia,
      Esse não é o resultado… são os parâmetros do exame.
      – A frequencia cardíaca está normal.
      Abraços.

      Post a Reply
  20. ola meu filho tem atualmente 1 ano e 7 meses …depois de um quadro grave de pneumonia aos 4 meses de nascido ficou internado e saiu apos 11dias de la p ca ele vem tendo faltas de ar os pezinhos e pernas incham com frequencia e apresenta muito cansaco em diversas situacoes como fikr em lugares muito quentes ou frios e tambem sempre que ele se sente muito cansado levo ele a emergencia porq sempre ele apresenta o mesmo quadro cansaco falta de ar ele fica todo molinho sem querer mamar e quando o faz os labios ficam arroxeados e ele para diversas vezes p recuperar o folego e essa situacao vem se arrastando desde entao ate hoje as vezes ele tem essas crises frequentemente muitas vezes ja acordei com ele sentado na cama palido sem conseguir respirar mesmo tendo realizado um ecodoppler a algumas semanas atras a cardiopediatra disse que ele esta bem que ta td normal que o maximo que ele pode ter e uma asma …. to cansada de ir as emergencias com meu filho passar noites com ele em hospitais e ninguem diz ao certo o que ele tem sempre que vamos a emergencia ele ta com febre altissima 39 g e eles dizem q è gripe ai colocam ele p nebulizar no oxigenio colocam ele no soro com corticoides e outras coisas la e nas radiografias da tudo normal exceto o coracao que sempre aparece com um aumento significativo e no hemograma sempre da infeccao alta ai eles passam um rwmwdio p infeccao e p tosse pprq ele sempre q esta com falta de ar muitas das vezes apreawnta tosse seca constante…me de sua opiniao por favor

    Post a Reply
  21. queria saber se normal uma pessoal suar muito e ter varias dor de cabeça acombanhada de ansia de vomito e muita canseira tivicutade de respirar ?

    Post a Reply
  22. Olá Doutor..Fiz analise ao coração e a conclusão é:

    Conclusao do relatorio cavidades nao dilatadas.funcao sistolica e diastololixa preservada.CVI Normal.
    Septos integros.Paredes de espessura e cinetica sementar normal.Arco da aorta normal.
    Valvulas mormais.Refluxo mitral moderado.Grandes vasos bem posicionados.Sem derrame pericardio.Nao se visulizem trombos intracavitarios
    Muito obrigada
    Agradecia que me dissesse se e grave este refluxo moderado….o k poderei fazer.

    Post a Reply
  23. Prezado Doutor,

    No ecocardiograma realizado fiquei impressionada, pois constou na conclusão do laudo: “alteração do relaxamento do ventrículo esquerdo”.
    No item referente ao ventrículo esquerdo consta “volume diastolico e o sistolico final conservado”, e mais: “Contratilidade segmentar conservada em repouso” e que “Há sinais indiretas de redução da complascência”.

    Bem, na válvula mitral consta: folhetos com textura e mobilidade normais; e doppler com aumento da onda ‘a’; e na valvula aórtica consta: visualiza-se 3 folhetos, com textura normal.

    No restante dos tópicos consta a observação “normal”. O eletrocardiograma deu normal.

    Gostaria q fizesse uma avaliação!

    Agradeço desde já!

    DENISE ANTUNES

    Post a Reply
  24. Dr. tenho 35 anos e no meu eco o laudo diz:

    Camaras Cardiacas com condições normais
    Miocardio com espessura normal
    Ventriculo esquerdo apresenta desempenho sistólico global comprometido em grau discreto (FE 54%)
    por hipocinesia difusa.
    Araprelhos valvares sem alterações
    Indices de função diastólica dentro da normalidade
    Pericardio sem alterações
    Arco aortico sem anormalidades anatomicas

    Tenho um retorno apenas no final de dezembro, tenho que me preocupar com esse resultado?

    Post a Reply
    • Olá, Fernando.
      É preciso que seu médico veja esses exames…
      Há alterações nessa parte: Ventriculo esquerdo apresenta desempenho sistólico global comprometido em grau discreto (FE 54%) por hipocinesia difusa.
      Converse com seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  25. Oi doutor meu ecocardiograma deu regurgitação tricuspede discretamente o que é?

    Post a Reply
  26. o meu ecocardiograma de deu ao doppler.ecape tricuspide,PSVD,estimada por regurgitação tricuspide,de 26 mmHG isso é grave DR.Leandro Alves

    Post a Reply
    • Olá, Leandro.
      A Pressão pulmonar normal é até 35mmHg…
      Insuficiência tricúspide – quase todo paciente tem isso – não é doença.
      Abraços.

      Post a Reply
  27. Meu filho de 12 anos tem Hipertenção pulmonar válvula tricúspede pode práticar esporte normal

    Post a Reply
    • Olá, Kátia.
      Depende da liberação do médico dele.
      Alguns casos, dependendo do nível da hipertensão pulmonar, não poderá praticar atividade física… Mas depende do valor da hipertensão pulmonar e da liberação do seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  28. olá!

    Tenho Tetralogia de Fallot corrigida, faço acompanhamento no Hospital de Cardiologia de Laranjeiras.
    Quando mostrei o exame para o médio ele fez uma cara feia, perguntei se tinha dado algo errado no exame e ele não falou nada.Será que deu alguma alteração grande no exame e ele não quis me dizer.
    Poderia tentar me explicar esse resultado:
    Conclusão: Aumento (não importante) das cavidades direitas.Disfunção leve ventricular direita(aspecto subjetivo). Sobrecarga volumétrica ventricular direita por importante I.P. Estenose pulmonar com gradiente sistólico 44/26mmHg. VE normocontrátil e com função diastólica normal. IT leve. PVD estimada em torno de 54mmHg. VCI normodistendida, com variação respiratória fisiológica.

    Obrigada!

    Post a Reply
    • Oi, Jéssica.
      Você precisa mostrar para seu médico… não posso emitir opinião desse tipo.
      Faça uma consulta com ele.
      Abraços.

      Post a Reply
      • Olá Doutor!!!
        Poderia só tentar me explicar o que significa essa parte: Sobrecarga volumétrica ventricular direita por importante I.P.

        eu perguntei ao meu médico,mas ele não soube explicar. só disse que nada demais,Mas eu queria entender melhor o que está escrito aí.

        Post a Reply
  29. Olá,

    Tenho 26 anos e possuo Tetralogia de Fallot corrigida. Me trato no hospital de Cardiologia de Laranjeiras e na minha última consulta ao mostrar o ecocardiograma para o médio, ele fez uma cara feia e ao perguntar se tinha dado algum problema ele não falou nada.

    Gostaria de saber o que significa o meu exame, será que tem algo de errado considerado grave?Será que devo me preparara para uma nova cirurgia bem próxima?

    Resultado do exame: Aumento (não importante) das cavidades direitas.Disfunção leve ventricular direita(aspecto subjetivo). Sobrecarga volumétrica ventricular direita por importante I.P. Estenose pulmonar com gradiente sistólico 44/26mmHg. VE normocontrátil e com função diastólica normal. IT lev. PVD estimada em torno de 54mmHg. VCI normodistendida, com variação respiratória fisiológica.

    Obrigada.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!