Efeito Jaleco Branco e Hipertensão do Jaleco Branco – Como Controlar a Ansiedade?

Efeito Jaleco Branco ou Hipertensão do Jaleco Branco pode atrapalhar a sua vida e principalmente a avaliação adequada da sua pressão arterial – saiba tudo sobre a Hipertensão do Jaleco branco e como controlá-la. Confira!

Era uma consulta normal, para avaliação de rotina. Eu não estava sentindo nada, nenhum sintoma. Até o médico me chamar para a consulta! Quando ele chamou o meu nome, meu mundo mudou!

Comecei a ficar com suor frio, tentava controlar o tremor em minhas mãos e parece que eu estava entrando em uma jaula de leões.

Foi terrível!

Você já se sentiu assim? Veja como Controlar! Veja outra situação:

Tenho um transtorno de ansiedade generalizada e no consultório a minha pressão esta sempre alta. Comprei um tensiômetro e quando meço a pressão em casa, dá sempre 11/7, 109/7, 106/81, etc…
A pressão nunca é igual e pode haver momentos do dia em que ela está mais alta, certo? Eu sempre que estou em casa, relaxado, tenho sempre a pressão em condições normais. Mas no consultório ela sobe!
Isso que dizer que não sou hipertenso, certo?

Dúvidas como essas são muito comuns. No final do artigo, há uma série de casos clínicos reais que representam situações muito comuns do dia-a-dia dos pacientes.

Pressão Alta – Seu Guia da Pressão Arterial Elevada!

O quê é Hipertensão Jaleco Branco?

A definição ampla de hipertensão do jaleco branco ou “white coat hypertension” é uma elevação persistente da PA no consultório médico ou clínica e uma pressão normal em outros momentos.

Ela não pode ser diagnosticada simplesmente com base nas pressões de consultório e domiciliar, já que a pressão poderia estar elevada no ambiente de trabalho, por exemplo. Deve-se enfatizar que ela não pode ser definida com base numa única visita clínica, principalmente quando essa é a primeira consulta de um paciente.

Leia também:

+ Sintomas de Pressão Alta! Quais são?

+ Hipertensão arterial – Seu guia da Pressão arterial elevada

+ Pressão Alta Resistente – A pressão difícil de tratar!

+ Hipertensão arterial secundária – a irmã da Pressão Alta!

+ Pressão Baixa, Alta, Convergente! o que é?

+ Pressão Baixa – o que é e como tratar?

Um critério comumente utilizado é o de uma PA >140/90mmHg à 1ª visita na clínica, que permanece elevada na 2ª e 3ª visitas. Para se estabelecer que a PA é normal fora da clínica é indicado o uso da monitorização ambulatorial.

Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial Sistêmica:

O efeito do avental branco (EAB) é a diferença de pressão obtida entre a medida conseguida no consultório e fora dele, desde que essa diferença seja igual ou superior a 20 mmHg na pressão sistólica e ∕ ou de 10 mmHg na pressão diastólica. 1)Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica, SBC

Define-se HAB (Hipertensão do Avental Branco) quando o paciente apresenta medidas de PA persistentemente elevadas (≥ 140/90 mmHg) no consultório e médias de PA consideradas normais seja na residência, pela AMPA ou MRPA, ou pela MAPA. 2)Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica, SBC

Leia Também:

Pressão Alta Resistente – Hipertensão Difícil de Baixar

Diagnóstico de Hipertensão do Avental Branco:

No fluxograma abaixo, você pode ver que qualquer paciente que, na primeira consulta não apresenta valores de pressão arterial maior que 180/110mmHg (18/11 cmHg) pode, posteriormente, ser considerado como tendo Hipertensão do Avental Branco. 3)Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica, SBC

Imagine esse caso:

  • 1a consulta: 150/98 mmHg
  • 2a consulta: 140/92 mmHg
  • 3a consulta: 135/84 mmHg – provável diagnóstico de Hipertensão do Avental Branco.

Portanto, os médicos precisam ser muito calmos e sensatos ao iniciar o tratamento para Hipertensão Arterial Sistêmica com medicações de uso contínuo, pois muitos dos casos são devido à Hipertensão do Avental Branco.

 

Hipertensão arterial

Sintomas de Pressão Alta e Hipertensão – Quais são?

Há, ainda, uma tabela de valores, pois eles mudam de acordo com a forma de se medir a pressão.

Hipertensão avental branco

Leia mais:

Uma questão de Definição: Efeito Jaleco Branco ou Hipertensão do Jaleco Branco?

Avaliação da Pressão arterialHá dois termos importantes que precisam estar bem definidos:

Hipertensão do Jaleco Branco (do Avental branco):

É a situação em que a Pressão arterial eleva-se somente na presença do Médico e de profissionais que usam a roupa branca ou que os pacientes os vejam como profissionais de saúde. Isso ocorre também quando o paciente mede/afere a sua pressão arterial em uma clínica ou hospital (locais relacionados  primeiro médico e ao tratamento de saúde).

Efeito Jaleco Branco no paciente com Hipertensão:

É a situação parecida, com causas semelhantes, mas neste caso, o paciente já foi diagnosticado com Hipertensão Arterial (previamente), muitas vezes já faz uso de medicações, que mantinha seus níveis de pressão arterial controlados em casa e que AO ENTRAR NO CONSULTÓRIO a sua Pressão arterial se eleva.

 

Na figura ao lado, quando medimos a pressão de um paciente com o valor de 140/90mmHg, e, depois de uma avaliação mais criteriosa, teremos os pacientes distribuídos aproximadamente da seguinte maneira:

  1. Hipertensão do avental branco: 9%
  2. Hipertensão verdadeira: 28%
  3. Normotensão verdadeira: 51%
  4. Normotensão do avental branco: 12%

Pressão Arterial – Alta, Baixa, Convergente… Tudo!

Leia mais:

Qual a Prevalência da Hipertensão do Jaleco Branco?

A prevalência do EAB (efeito do avental branco) na população adulta varia entre 18% a 60%. 4)High prevalence of unrecognized sleep apnoea in drug-resistant hypertension. 5)Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica, SBC 

Já a prevalência da hipertensão do jaleco branco diferiu em relação aos métodos utilizados, variando de 12,1% usando o ponto de corte mais baixo, até 53,2%, usando o mais alto. O consenso diz que se a hipertensão do jaleco branco for considerada como uma condição benigna, convém utilizar definições como o ponto de corte original de 134/90mmHg.

Leia mais:

A ansiedade e o Coração – O Efeito Jaleco Branco!

Muitos paciente sentem-se muito mal no momento da consulta e ficam extremamente ansiosos durante o atendimento. E essa ansiedade pode mudar radicalmente o desfecho da consulta, alterando momentaneamente o valor da pressão arterial, elevando seus valores e induzindo erros de interpretação pelo médico.

Sim, a ansiedade tem esse poder.

A influência da presença do médico sobre a PA do paciente foi bem demonstrada por alguns estudos muito interessantes; eles usaram o registro intraarterial contínuo em pacientes hospitalizados e mostraram que a presença do médico (ao entrar no quarto do paciente promove a elevação da sua pressão arterial. 6)Alerting reaction and rise in blood pressure during measurement by physician and nurse. 7)Effects of blood-pressure measurement by the doctor on patient’s blood pressure and heart rate..

Quando o médico se aproximava do paciente e colocava-lhe no braço o manguito do pressão, produzia-se uma elevação imediata da pressão, que persistia durante todo o procedimento de leitura, seguida de um retorno gradual ao valor de referência ao longo de um período de vários minutos.

Leia Também:

A pressão sobe quando o médico mede a pressão arterial?

A alteração média da pressão provocada pela presença do médico foi de 23/18mmHg, valor este cerca de duas vezes mais alto do que ocorria quando a pressão era lida por uma enfermeira. 8)Alerting reaction and rise in blood pressure during measurement by physician and nurse.

 

O efeito é maior com médicos do que com Enfermeiras e Técnicas de Enfermagem:

hipertensao-jaleco-brancoNo estudo de Pickering e col, as pressões na clínica foram registradas não só por um médico, mas também por um técnico (geralmente do sexo feminino). 9)Episodic hypertension secondary to panic disorder.

As leituras do técnico não só eram mais baixas do que as do médico, como também mais próximas da média diurna registrada durante a MAPA 10)Blood pressure load–a better determinant of hypertension. 11)The relationship between ‘job strain,’ workplace diastolic blood pressure, and left ventricular mass index. Results of a case-control study..

Estas observações são consistentes com os achados de estudos anteriores nos quais os médicos provocam um maior efeito Jaleco Branco (“white coat”) do que as enfermeiras.

 

Hipertensos do Jaleco Branco são mais ansiosos que os outros Hipertensos?

A personalidade do paciente é outro fator potencial.

Será que os pacientes que tem Hipertensão do Jaleco Branco (ou Efeito Jaleco Branco) são mais ansiosos, mais preocupados que os outros pacientes com Hipertensão Arterial sustentada?

Não! Isso não ocorre!

Leia Também:

Até agora não houve nenhuma demonstração de qualquer diferença consistente nos níveis de ansiedade entre pacientes com hipertensão do jaleco branco ou hipertensão sustentada. Ambos são juntamente mais Ansiosos ou Menos Ansiosos, sem nenhuma diferença que tenha importância estatística. 12)The white-coat hypertension response: prevalence and predictors.

Alguns pacientes perguntam:

“Eu sou uma pessoa ansiosa, terei pressão alta?”

Não. Esta é uma situação diferente. Muitos pacientes e pessoas extremamente Ansiosos não tem e nem terão Pressão Alta. Obviamente que o estresse é um fator de risco para o surgimento de Hipertensão Arterial mas essa ligação não é 100% confirmada – Nem todo paciente Ansioso terá Hipertensão arterial.

A causa o aumento da Pressão na Hipertensão do Jaleco Branco.

O problema maior, o maior causador do Efeito Jaleco Branco sobre a pressão arterial é a Ansiedade – uma ansiedade momentânea e vinculada ao Ambiente hospitalar, ao médico, à clínica etc. É algo TRANSITÓRIO e limitado a estas situações. Alguns paciente não conseguem nem ‘ver’ o aparelho de medir pressão que já ficam ansiosos e fazem com que a pressão se eleve.

Existem pelo menos três hipóteses para explicar a hipertensão do jaleco branco. 13)Hipertensão do Jaleco Branco, Hilton Chaves Jr

  • A 1ª delas é a de que a hipertensão do jaleco branco representa uma resposta de alerta exagerada ou uma resposta de orientação e, assim, uma hiperatividade generalizada diante de estímulos novos ou estressantes.
  • A 2ª é a de que a hipertensão do jaleco branco é um precursor da hipertensão sustentada, o qual poderia estar associado à hiperatividade, ou ser independente desta.
  • O 3º mecanismo é o de que a hipertensão do jaleco branco é uma resposta aprendida ou condicionada.

Uma das principais hipóteses para que o paciente sofra de Ansiedade ao medira a sua pressão pode estar relacionado à experiências psicológicas anteriores negativas, ex:

  • um parente passou meses doente e isso influenciou negativamente o relacionamento do paciente com hospitais e clínicas de saúde.
  • o paciente, quando criança, recebeu tratamentos para doenças crônicas;
  • o paciente tem fobia por agulhas e sangue e traz consigo estas experiências para o consultório.

Pressão Baixa – O quê é, Sintomas e Como Tratar? Tudo!

Leia Também:

Uma Explicação Alternativa:

Uma explicação alternativa é que o efeito jaleco branco se origine como parte do reflexo de defesa e, a partir daí, o indivíduo se condicione.

Veja o Caso #1:

O paciente vai ao consultório e tem uma elevação importante da na sua pressão arterial. O médico lhe informa que a sua pressão é motivo de preocupação e precisa ser avaliada novamente com outros exames e outras medidas.

Esse paciente sente um estímulo inicial não-condicionado e isso é uma situação nova e desagradável que desencadeia a resposta de medo, levando ao aumento da PA (nas próximas medidas).

“Será que estou grave? Posso ter um AVC? E se eu tiver um infarto do Miocárdio?” Pensa ele.

Leia Mais…

Depois disso, o paciente aprende a associar a imagem do médico como arauto de más notícias, o qual por sua vez se torna um estímulo não-condicionado que continua a provocar a resposta pressórica no paciente.

Veja este Estudo Norueguês:

Um estudo norueguês apoia este mecanismo proposto.

Vinte e nove jovens do sexo masculino nos quais se constatou durante um exame de rotina, uma PA elevada, foram divididos aleatoriamente em dois grupos.

  • Ao 1º grupo foi enviada uma carta informando-os de que a sua PA estava demasiadamente alta, e
  • Ao 2º grupo uma carta de teor neutro.

Na ocasião do 2º exame, a PA no 1º grupo estava 16/ 10mmHg mais alta do que no 2º grupo, durante todo o período de teste que durou 45min. 14)Increased Response to Physical and Mental Stress in Men With Hypertensive Parents

Como você vê, a ação do médico e de toda a equipe de saúde que acompanha o paciente pode ser muito prejudicial elevando a pressão do paciente.

A hipertensão do jaleco branco é uma condição benigna?

Do ponto de vista do clínico, a indagação mais importante é se a hipertensão do jaleco branco pode ser ou não considerada uma condição benigna. Atualmente há dois pontos de vista divergentes a respeito:

  • a maioria dos pesquisadores considera o prognóstico como benigno, enquanto que
  • uma minoria tem sugerido que os riscos na hipertensão do jaleco branco são semelhantes aos riscos dos portadores de hipertensão sustentada.

Não, não é tão benigna!

Evidências disponíveis apontam para pior prognóstico cardiovascular para a HAB em relação aos pacientes normotensos. Até 70% dos pacientes com esse comportamento de PA terão HAS pela MAPA e/ou MRPA em um período de dez anos. 15)Effects of diuretics on plasma volume in pregnancies with long-term hypertension. 16)Risks of angiotensin-converting enzyme inhibition during pregnancy: experimental and clinical evidence, potential mechanisms, and recommendations for use. 17)Hypertension and Pregnancy

Uma Elevação Momentânea da Pressão arterial, porém decisiva!

Um médico tem alguns minutos de consulta para avaliar o paciente e precisa compreender todos os aspectos que influenciam a sua saúde em um curto período de tempo. E é aí que a Ansiedade prejudica a sua avaliação, pois em muitos pacientes, esse estado ansioso faz com que a Pressão Arterial suba a níveis além do normal e façam com que o médico entenda / ache que o paciente é portador de Hipertensão Arterial.

A grande maioria dos médicos conseguem perceber que o paciente está ansioso e reconhece que a elevação da pressão arterial é devido à ansiedade (pois ele nota que o coração está acelerado, dentre outras características), entretanto, em alguns casos, a avaliação se torna difícil.

Como controlar minha Pressão no momento da Consulta?

A melhor coisa a fazer é RELAXAR.

O médico terá plenas condições de diferenciar se a sua ansiedade está ou não afetando o seu estado de Saúde e tomará medidas para ajudá-lo. Portanto, evite preocupações antecipadas – PRÉ-OCUPAÇÕES.

Tente Relaxar, mesmo, e não ficar colocando na sua cabeça uma lista de doenças que o médico poderá encontrar, etc.

Algumas Dúvidas dos Pacientes:

Muitos pacientes tem dúvidas diversas sobre o andamento da sua pressão e a forma como o médico irá se comportar frente a uma Pressão arterial elevada. Veja algumas dúvidas frequentes:

“Não vou medir minha pressão hoje pois estou ansioso!”

Essa é outra afirmação que nem sempre é verdadeira. Tudo depende de diversos fatores. Não faça suposições de que sua pressão está ou não alta ou baixa – meça-a.

“Não vou conseguir trabalho, pois o médico não deixará!”

O seu médico terá que definir e fazer um relatório  para você, dizendo: você tem ou não tem Hipertensão arterial sistêmica.

E mais ainda, se você está apto (ou não) para o trabalho. Pense comigo, se todos os pacientes com Hipertensão arterial fossem impedidos de trabalhar, seria um absurdo, pois há muita gente com hipertensão arterial.

Qual a melhor forma de Diagnóstico da Hipertensão do Avental Branco?

A melhor forma de diagnóstico da Hipertensão do Avental Branco é pela MAPA (medida ambulatorial da pressão arterial) ou pela MRPA (medida residencial da pressão arterial), pois ambos os exames conseguem definir, com precisão, os valores de pressão arterial verdadeiros.

Leia também:

+ Sintomas de Pressão Alta! Quais são?

+ Hipertensão arterial – Seu guia da Pressão arterial elevada

+ Pressão Alta Resistente – A pressão difícil de tratar!

+ Hipertensão arterial secundária – a irmã da Pressão Alta!

+ Pressão Baixa, Alta, Convergente! o que é?

+ Pressão Baixa – o que é e como tratar?

Hipertensão Mascarada: A irmã oposta da Hipertensão do Avental Branco!

Há uma outra situação (mais rara) em que o paciente está com níveis de pressão arterial elevados em casa e níveis de pressão controlados no consultório. É definida como a situação clínica caracterizada por valores normais de PA no consultório (< 140/90 mmHg), porém com PA elevada pela MAPA durante o período de vigília ou na MRPA.

O que os pacientes sentem?

Há diversas manifestações e descrições dos pacientes para a Pressão Alta do Jaleco Branco, veja algumas:

Olá Doutor, eu tive uma crise de ansiedade e minha pressão aumentou, desde então fui medir nos Postos e Farmácias e deram altas, mas aqui em casa sempre da normal. 

Fui ao cardiologista e todos os exames deram normais, eu fiz o MAPA tomando remédio para pressão, mas eu já medi aqui em casa sem tomar remédio e dá sempre normal e em outro lugar eu fico muito ansioso e da alta, o certo seria eu fazer outro mapa sem tomar o remédio para saber realmente se sou hipertenso? tenho 25 anos e não sinto nada só essa ansiedade que comecei agora e está sendo muito ruim pra mim. (Pedro)

O caso do Pedro, já no inicio, iniciaram medicação e ele fez o Mapa já sob o efeito da medicação. Há que se ter cuidado, pois mesmo que não use o remédio no dia do exame, pode ser que tenha efeito do medicamento e da dose do dia anterior (dependendo da medicação. Mas a dúvida é pertinente, será que sou hipertenso? Eu me faria a mesma pergunta.

Outro caso,

Boa tarde Doutor! Meu caso é parecido com os dos colegas, tive uma crise de ansiedade e minha pressão aumentou , fiquei medindo nos postos e farmácias, acontece que quando eu ia medir fora de casa eu fica muito ansioso com medo da pressão da alta e realmente dava, mas na minha casa sempre dava normal.

O médico do posto passou um remédio: Enalamed eu tomei e fui em um cardiologista participar, fiz todos os exames do coração e todos ok , p mapa deu tudo normal, mas como eu fiz o mapa tomando o remédio o doutor mandou eu continuar tomando mas só mudou a marca.

Para descobrir realmente se eu tenho pressão alta eu preciso fazer um mapa sem tá tomando a medicação? Pois ainda tenho 25 anos e não sinto sintomas. Obrigado

O diagnóstico mais correto é fazer o MAPA sem estar usando medicações, pois ele pode avaliar o paciente com os valores de pressão normais, sem efeito das medicações. Entretanto, nem sempre é possível retirar a medicação, por diversos motivos:

  • o paciente mora em locais distantes e o médico não consegue acompanhá-lo de perto.
  • o paciente não tem acesso a aparelho de aferir pressão.
  • o paciente não sabe e mora sozinho e não consegue medir a pressão.
  • o paciente tem outras doenças e o médico precisa ter CERTEZA de um pressão bem controlada.

Portanto, só seu médico poderá dizer. Particularmente, eu prefiro que se faça o MAPA sem medicação, para eu ter certeza.

Outra situação do leitor, MFreitas:

Olá, tenho também esse probleminha, na verdade começou acontecer depois que aferi a pressão por um daqueles medidores de farmácia e que depois descobri que não funcionava direito, mas enfim, no momento que aferi estava 14/10, depois disso sempre que vou ao consultório que ouço as palavras “vamos aferir a pressão” o coração dispara, a mente só pensa que a pressão vai estar alta e realmente da alta, o bom eh que meu cardiologista na hora percebeu a ansiedade e parou de medir, voltando só quando me acalmei, uns 10 min depois é NORMAL….
Sempre tenho feito assim, meço mais de uma vez e medindo vou me acalmando esperando a pressão diminuir até que fica normal….

Meu MAPA apresenta a pressão até um pouco abaixo do normal adorei a matéria pq mtos médicos não entendem essa situação e acaba piorando….

Agora, veja, MFreitas, se o médico fica ansioso ou atende de forma corrida, sem medir a pressão várias vezes na mesma consulta, como ele iria descobrir que sua pressão é normal?  Por isso, é importante analisar e aferir a pressão algumas vezes e NUNCA CONFIAR na primeira medida.

Perdi o emprego por Jaleco Branco! E agora?

Pior é a situação do Antônio Neto, veja:

Olá faço parte disso também, perdi já emprego por causa disso, só em falar em medir pressão já fico nervoso antecipadamente. Sinto que não tenho controle de mim, faço exames todos os anos, nem fiz ainda é já estou ansioso. Triste situação!

Pois é Antônio, a sua situação é muito frequente. Já vi pacientes que chegam a ser proibidos de assumir empregos por causa disso. Mas a solução é: o cardiologista faz o diagnóstico de pressão do jaleco branco e emite um relatório dizendo claramente que o paciente fica ansioso no momento da consulta. E, mais importante, é fazer várias medidas e ANOTÁ-LAS todas em uma caderneta!

Veja a dúvida do Rafael, que também perdeu o emprego!

Olá Dr. Leonardo Alves.
meu nome é Rafael,eu tive lendo seu artigo sobre síndrome do jaleco branco.
eu sofro muito com isso,e isso vem me atrapalhando ja fiz diversos exames poem sempre que eu adentro em um consultório medico minha pressão sobe e isso fez com que eu perdesse duas oportunidades de emprego na hora de fazer o exame admissional porem eu queria saber o eu preciso para mostrar ao medico do trabalho para que ele não me reprove no exame admissional poderia por favor me esclarecer essa duvida por favor.
Att: Rafael.

Assim como o Rafael e como o Antônio Neto, o médico pode solicitar um MAPA de 24horas para documentar o seu problema de pressão do jaleco branco. O diagnóstico é feito e angústia acaba! #DicaDrLeonardo.

[Por Everton] Sempre medi minha pressão e em quase todas essas oportunidades deu 12/8, porém quando fui medir em uma inspeção médica de um concurso a primeira tentativa deu 16/9 e na segunda 15/9.
Acredito que foi pelo fato de eu estar tenso e ansioso, tendo em vista isso e que os demais exames como sangue, urina e ECG estavam normais, será que a perícia médica pode ver nisso algum problema? Agradeço!

Na situação acima, a perita pode ver o problema; Sugiro medir a pressão várias vezes, com uma enfermeira no posto de saúde e ANOTAR TODAS AS MEDIDAS e levá-las no dia do consultório.
Abra o jogo com o médico e diga que tem pressão alta de consultório e lhe mostre as outras medinas normais.
Se permanecer na dúvida, o MAPA é uma grande opção.

Leia também:

+ Sintomas de Pressão Alta! Quais são?

+ Hipertensão arterial – Seu guia da Pressão arterial elevada

+ Pressão Alta Resistente – A pressão difícil de tratar!

+ Hipertensão arterial secundária – a irmã da Pressão Alta!

+ Pressão Baixa, Alta, Convergente! o que é?

+ Pressão Baixa – o que é e como tratar?

Quando a Ansiedade atrapalha tudo…!

Ler um artigo como esse parece fácil, quando não se tem pressão alta e quando não é portador de ansiedade; mas como podemos ver no exemplo de Luciene, as coisas não são fáceis.

Oi,meu nome é Luciene e sofro a três anos c esta dúvida se tenho ou não problema de pressão alta, consultei uma vez c um cardiologista e estava 14 cmHg e ele me passou uns exames, fiz, pediu p não comer sal etc…

A minha vida virou um inferno depois disto, enfiei na minha cabeça q tinha este problema de pressão alta, que a qualquer momento ia dar um infarto etc…

Pronto nunca mais consegui consultar normal, sempre q vou ao médico minha pressão da alterada, meço em casa tá normal,o q eu faço, me ajuda a sair deste inferno, e não consigo nem olhar p o aparelho e me consultar novamente, obrigado

O exemplo da Luciene demonstra como o problema gera estresse nos pacientes. Observa-se um nível de ansiedade muito grande… Mas, por outro lado, um nível de ansiedade exagerado. Primeiro, o médico precisa estabelecer um diagnóstico definitivo: ela tem ou não tem pressão alta! Isso é feito com o MAPA 24 horas. Depois, atuar firmemente sobre a ansiedade!

Posso usar ansiolítico para fazer o MAPA?

Uma situação interessante surge!

Se minha pressão se eleva por causa da ansiedade, se eu tomar um Ansiolítico alguns dias antes do MAPA e durante o MAPA, a minha pressão poderá ficar normal?

A resposta é SIM. É possível que fique normal. Entretanto, só o seu médico pode prescrever medicamentos para ansiedade e síndrome do pânico. A elevação da pressão pode ser devido à ansiedade e tratá-la fará um bem enorme para os pacientes.

Posso praticar exercícios?

Muitos, com o Vinícius, tem dúvidas sobre o exercício:

Boa noite, eu tenho a síndrome do jaleco branco e sofro de Ansiedade generalizada. Já fiz vários exames MAPA, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, tudo normal, mas quando tenho que ir a um hospital, médico ou enfermeira, a P.A. sobe, em casa afiro sempre minha P.A. e sempre está 11×8, 12×8, gostaria de saber se uma pessoa que tem síndrome do jaleco branco pode praticar exercícios físicos normalmente, musculação, caminhada, ciclismo e etc…

Desde já agradeço, ela atenção.

Quem tem síndrome do Jaleco Branco, não tem doença, tem uma tendência a pressão alta, nada mais que isso. Aliás, o exercício é o melhor tratamento para pressão alta e também para pressão do jaleco branco. Exercite-se!

Tratei Pressão Alta por anos… E era só Jaleco Branco!

Muitas vezes, os pacientes tratam de pressão alta por anos, achando que tem pressão alta. Encontram um médico atencioso e conseguem reverter o diagnóstico. Esse foi o caso do Daniel, veja abaixo:

Após 5 anos tratando como hipertensão meu medico diz que não sou hipertenso , mas que tenho a síndrome do jaleco branco. E esses remédios (nebilet 5mg) que já tomei, causaram um vício em meu organismo?
Devo continuar tomando?

Daniel, só deverá continuar tomando a medicação se seu médico pedir para continuar.  Se ele falou que você NÃO TEM hipertensão, ele deverá fazer um programa de suspensão do nebilet. Com a suspensão das medicações, os medicamentos não fazem mal, ainda mais um nebilet (nebivolol) que é um ótimo anti-hipertensivo.

Leia Também:

E então, alguma dúvida?

Você tem a Hipertensão do Avental Branco? Como você se sente? Como você e seu médico chegaram à conclusão?

Leia também:

+ Sintomas de Pressão Alta! Quais são?

+ Hipertensão arterial – Seu guia da Pressão arterial elevada

+ Pressão Alta Resistente – A pressão difícil de tratar!

+ Hipertensão arterial secundária – a irmã da Pressão Alta!

+ Pressão Baixa, Alta, Convergente! o que é?

+ Pressão Baixa – o que é e como tratar?

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

51 Comments

  1. Excelente post Doutor, tenho 32 anos e sofro com problemas sérios de ansiedade devido a um período que fiz 3 cirurgias no joelho em menos de 3 meses. Com isso acabei ficando extremamente ansioso quando entro em um hospital, elevando muito minha pressão arterial.
    Por precaução faço acompanhamento com cardiologista a cada 6 meses, mas os exames estão todos em ordem, inclusive esteira e o mapa constataram que não sou hipertenso (por enquanto srsr).
    Mas sempre que passo em uma triagem de P.A. a pressão bate 19-10, coisa assustadora!

    Post a Reply
    • Ola, William.
      O importante é que a MAPA e seu médico estão dizendo que você está bem, e isso é ótimo.

      Esse negócio de pressão elevar-se no consultório ocorre DEMAIS… Tente levar uma vida saudável, manter o peso adequado e alimentar-se só com alimentos naturais.
      Isso vai lhe ajudar.

      Mantenha o acompanhamento com seu médico, claro.
      Obrigado pela participação.
      Leonardo.

      Post a Reply
  2. Dr. Eu sou um dos casos da Síndrome do Jaleco Branco, para exercer meu trabalho em alguns momentos tenho que aferir a pressão arterial para ser liberado para o mesmo. Só de falarem que tenho que aferir a pressão o nervosismo junto com a ansiedade vem com força. Já fiz todos os exames e não sou Hipertenso, minha pressão sempre esta 12/7… mas na hora que tenho que aferir com a enfermeira só da 16/10… Infelizmente e isso tende a me prejudicar no trabalho. Não consigo controlar essa situação.

    Post a Reply
    • Olá, Breno.
      Essa situação é EXTREMAMENTE comum, mas não lhe atrapalha no trabalho – de forma alguma.
      O MAPA é um dos exames que EVIDENCIA/MOSTRA para o médico que o paciente só tem Elevação de Pressão em situação de estresse emocional (e também ao aferir pressão)… O seu médico pode lhe ajudar e fazer um relatório para o médico da empresa contando a sua situação – dessa forma, você não fica prejudicado.
      Abraços.

      Post a Reply
    • Olá, Breno.
      O MAPA ajuda a avaliar se a pressão só está alta durante a consulta médica.

      Converse com seu médico.

      Abraços.

      Post a Reply
      • Fiz o mapa, como esperado super normal… 11X7 à 12X8 … conversei com o médico do trabalho ele não pode me liberar das aferições diárias… situação super constrangedora.

        Post a Reply
        • Não entendi, Breno.
          Você disse: “ele não pode me liberar das aferições diárias…” ???

          O quê você quis dizer?

          Post a Reply
          • Sempre que vou fazer um serviço crítico tenho que aferir…e é horrível para mim. Pensei em sempre que for aferir tomar um metoprolol de 100mg….

  3. Olá, eu estou com essa síndrome.. Em casa minha pressão é 11×7 mas no consultório é 15×10 16..17 e por aí vai .. O médico não quis nem saber é já me passou um hidroclorotiazida 25mg e um losartana 50mg .. E pediu para eu fazer o controle de pressão no posto de saúde, me Ferrei pq não posso pisar os pés na clínica que meu coração dispara e o resultado da alterado .. Não sei o que fazer…se tomo ou não os medicamentos .. Ele não pediu pra eu fazer o exame Mapa .. Ele vai levar em consideração os valores que a enfermeira anotar no papel ..me Ferrei legal. Me ajudaaa, estou com medo de fazer um tratamento sem necessidade e passar mal com os medicamentos ..

    Post a Reply
    • Olá, Renato.
      Obrigado pela participação. Eu Atualizei o artigo com suas dúvidas.

      “Em casa minha pressão é 11×7 mas no consultório é 15×10 16..17 e por aí vai ..”
      Essa é a apresentação típica Hipertensão do Avental Branco.

      Fique à vontade para comentar novamente se ainda tiver faltado algum detalhe.
      Abraços.

      Post a Reply
    • Renato estou na mesma situação me chama no wtsap: 085 86616701

      Post a Reply
  4. Dr. Sou motorista de ônibus, estou desempregado e ja perdi 2 vagas de trabalho, por chegar na hora do exame admissional a minha pressão chega a 17×10, mas quando saio de casa e quando chego em casa antes e após esses exames minha pressão marca 13×9, 12×9 coisas desse tipo.
    Estou com medo, pois temo ter dificuldades para conseguir um novo trabalho, fiquei com esse trauma após um processo de admissão em que minha pressão ficou alta, mas fiz o exame de mapa e deu tudo normal.
    O que devo fazer para controlar a pressão na hora desses exames para trabalho, ja que so nos exames para trabalho que isso acontece?

    Post a Reply
    • Olá, Marcelo.
      Atualizei o artigo com suas dúvidas.
      Fique à vontade para comentar novamente se ainda tiver faltado algum detalhe.

      Abraços.

      Post a Reply
  5. Dr, eu estou com a hipertensão do jaleco branco. No meu caso o medico já me receitou um losartana 50mg e hidroclorotiazida 25mg. Estou tendo casos de hipotensao muito grande por causa dos medicamentos. O medico pediu para que eu fizesse o controle de pressão arterial no posto de saude proximo à minha casa, mas como tenho jaleco branco minhão pressão da alta no posto. Não sei o que fazer, pois o medico vai levar em consideração os valores que a enfermeira esta anotando no papel e é capaz dele aumentar as doses da medicação 🙁 . Ela não soliciou que eu fizesse o exame MAPA. Me ajuda por favor, nem emprego estou conseguindo porque não passo no exame admissional.

    Post a Reply
    • Olá, Henrique.
      Atualizei o artigo com suas dúvidas.
      Fique à vontade para comentar novamente se ainda tiver faltado algum detalhe.
      Abraços.

      Post a Reply
      • Pq não responde a minha pergunta?

        Post a Reply
        • Oi, Daniel.
          Por que são muitas, são mais de 50 comentários por dia…
          Mas respondi! Abraços e desculpe a demora…

          Post a Reply
  6. Tô fazendo o meu terceiro MAPA. A cada novo médico que consulto eles se apavoram. Meu pai faleceu em função do coração e minha mãe é hipertensa. Sou obesa em reeducação alimentar. Sou portadora de síndrome do pânico.

    Tive pré-eclâmpsia na gestação gemelar…minha pressão chegou a 260/130 no hospital. Durante a cesária era de 170/120.

    Na última consulta, a minha pressão chegou a 220/120…mas em todos os MAPAS que já fiz a pressão é normal. Costumo aferir com frequência em casa.

    Que horror o que a ansiedade pode nos fazer!

    Post a Reply
    • Tanira.
      Posso lhe dizer que essa sua pressão SOBE DEMAIS na consulta.
      Eu avaliaria adequadamente os valores da MAPA para ter certeza de que não é hipertensa.
      Tente tratar a sua ansiedade, converse com seu médico.
      Ele lhe ajudará.
      Abraços.

      Post a Reply
  7. Ola Dr! Comigo acontece isso. Tenho um transtorno de ansiedade generalizada e no consultório a minha pressão esta sempre alta. Comprei um tensiometro e quando messo a pressão em casa, dá sempre 11/7, 109/7, 106/81, etc…
    A pressão nunca gé igual e pode haver momentos do dia em que ela está mais alta, certo? Eu sempre que estou em casa, relaxado, tenho sempre a pressão em condições normais.
    Isso que dizer que não sou hipertenso, certo?

    Post a Reply
    • Silva
      Usei seu texto no iníciio do artigo, abraços.
      Quer dizer que você (pelo que informa) está com pressão do jaleco branco.
      Não é hipertenso!
      Anote todas as medidas feitas em casa e leve para seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  8. Olá, eu acredito que também estou com este efeito do Jaleco Branco, porém minha pressão arterial se encontra alta inclusive em casa.

    Já realizei o MAPA e a única aferição elevada (15/10) foi na primeira medição, durante o resto do dia alternou entre 12 e 13 a máxima e 8 (as vezes 9) a mínima. Só tive problema durante o sono, pois a pressão não reduziu o suficiente. Ao realizar o retorno à consulta, minha pressão estava elevada, e o Dr. já me receitou medicamentos sem ao menos avaliar por completo o meu resultado do MAPA, vendo apenas que minha pressão não abaixava o suficiente durante a noite.

    Eu sempre fui ansioso e falei isto para o cardiologista, mas parece que ele me ignorou, agora eu não sei se eu devo me preocupar ou não.

    Post a Reply
    • Diego,
      Já vi casos semelhantes.
      O resultado típico de pressão alta do consultório é como você descreveu: as primeiras medidas elevadas, com as demais, normais.
      Converse novamente com seu médico.
      Abraços.

      Post a Reply
  9. Sempre medi minha pressão e em quase todas essas oportunidades deu 12/8, porém quando fui medir em uma inspeção médica de um concurso a primeira tentativa deu 16/9 e na segunda 15/9.
    Acredito que foi pelo fato de eu estar tenso e ansioso, tendo em vista isso e que os demais exames como sangue, urina e ECG estavam normais, será que a perícia médica pode ver nisso algum problema?

    Agradeço!

    Post a Reply
    • Everton.
      Seu caso é semelhante a muitos outros.
      Sugiro medir a pressão várias vezes, com uma enfermeira no posto de saúde e ANOTAR TODAS AS MEDIDAS e levá-las no dia do consultório.
      Abra o jogo com o médico e diga que tem pressão alta de consultório e lhe mostre as outras medinas normais.
      Se permanecer na dúvida, o MAPA é uma grande opção.
      Abraços.

      Post a Reply
  10. Oi,meu nome é Luciene e sofro a três anos c esta dúvida se tenho ou não problema de pressão alta,consultei uma vez c um cardiologista e estava 14 e ele me passou uns exames,fiz,pediu p não comer sal etc… A mha vida virou um inferno depois disto,enfiei na mha cabeça q tinha este problema, q a qualquer momento ia dar um infarto etc… Pronto nunca mais consegui consultar normal,sempre q vou ao médico mha pressão da alterada,meço em casa tá normal,o q eu faço, me ajuda a sair deste inferno, e não consigo nem olhar p o aparelho e me consultar novamente, obrigado

    Post a Reply
    • Aq esqueci de dizer q fiz a esteira e tudo normal,mas o mapa deu alterado pq fiquei ansiosa e nersosa durante o exame, é Luciene novamente, medi em casa e deu normal,me ajuda por favor não quero tomar remédio atoa,valeu

      Post a Reply
      • Luciente.
        Você precisa consultar-se com seu médico para atuar sobre sua ansiedade e avaliar novo Mapa, em situação de menos estresse.
        Abraços.

        Post a Reply
    • Nossa, Luciene.
      Usei seu exemplo no artigo.
      Sua ansiedade exagerou e você parece estar sofrendo muito, não é mesmo?
      Já fez o MAPA? Ele pode lhe ajudar a fazer o diagnóstico.
      Acalme-se.

      Post a Reply
  11. olá Dr. Leonardo Alves.
    meu nome é Rafael,eu tive lendo seu artigo sobre síndrome do jaleco branco.
    eu sofro muito com isso,e isso vem me atrapalhando ja fiz diversos exames poem sempre que eu adentro em um consultório medico minha pressão sobe e isso fez com que eu perdesse duas oportunidades de emprego na hora de fazer o exame admissional porem eu queria saber o eu preciso para mostrar ao medico do trabalho para que ele não me reprove no exame admissional poderia por favor me esclarecer essa duvida por favor.
    Att: Rafael.

    Post a Reply
  12. Ola Dr. Leonardo, após 5 anos usando meio comprimido de nebilet 5mg, ouco hj de meu medico que eu não sou hipertenso e sim que tenho a síndrome do jaleco branco.Sempre achei isso.Todas as vezes que ia fazer uma triagem num pronto socorro , ao fazer exames ou passar por cosultas la estava ela, a síndrome do jaleco branco.Mas , há quase 5 anos fui fazer a renovacao da cnh.O que aconteceu no exame medico foi terrível.A PA chegou a 22 por 11.A medica na hora reprovou e pediu pra procurar um cardio.Foi quando ao fazer o Mapa esse mesmo medico que hj disse que não sou hipertenso, diagnosticou-me hipertenso na época.
    Acredito que pra mim esse exame do Mapa tbm não funciona para efeito de determinar a hipertensão, devido a grande ansiedade que sentia a cada momento que ligava automaticamente para aferir a pressão. Sentia na hora o coração palpitar forte e o medo de dar alterado. Isso ia somatizando cada vez mais que eu via que dava mesmo alterado no visor.Bem, após isso fui tomando remédio , mas sempre que media em casa dava normal e as vezes ate um pouco baixa(11×7).Mas, sempre de 6 em 6 meses fazendo o acompanhamento no consultório, dava 15×9…16×9…hj deu 18×9 medindo pela primeira vez no meu aparelho na frente do medico e depois ele confirmou no aparelho dele os mesmo 18×9. Bem, hj levei meu aparelho pq na ultima consulta ele pediu pra levar pra saber qto estava dando em casa.Devia fazer isso medir em casa mais vezes e levar pra ele.E o resultado foi o que eu ja disse.As palavras dele ao ver os dados no meu aparelho de pressao foram imediatas:

    ”Vc não e hipertenso…vc tem a síndrome do jaleco branco, embora eu aconselho continuar tomando meio nebilet por dia.”Perguntou tbm se tomei muita injeção qdo criança.Mas , conforme falei pra ele ia muito ao medico, as vezes ate pra outra cidade pra tratar bronquite crônica.

    Bem, sera que ele disse pra continuar tomando remedio pq meu organismo acostumou e se parar dai poderá mesmo aumentar…perguntei pra ele…e ele disse que quem tem sind. jaleco branco tem mais propensão a hipertensão.Ate ai td bem, mas sera q preciso mesmo continuar…
    Grato
    Att, Danel

    Post a Reply
  13. Após 5 anos tratando como hipertensão meu medico diz que não sou hipertenso , mas que tenho a síndrome do jaleco branco.E esses remédios (nebilet 5mg) que já tomei, causaram um vício em meu organismo?
    Devo continuar tomando?

    Post a Reply
    • Daniel,
      Usei sua dúvida para atualizar o artigo (leia no final).
      Só deverá continuar tomando a medicação se seu médico pedir para continuar.  Se ele falou que você NÃO TEM hipertensão, ele deverá fazer um programa de suspensão do nebilet. Com a suspensão das medicações, os medicamentos não fazem mal, ainda mais um nebilet (nebivolol) que é um ótimo anti-hipertensivo.

      Abraços.

      Post a Reply
  14. Boa noite, eu tenho a síndrome do jaleco branco e sofro de Ansiedade generalizada. Já fiz vários exames MAPA, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, tudo normal, mas quando tenho que ir a um hospital, médico ou enfermeira, a P.A. sobe, em casa afiro sempre minha P.A. e sempre está 11×8, 12×8, gostaria de saber se uma pessoa que tem síndrome do jaleco branco pode praticar exercícios físicos normalmente, musculação, caminhada, ciclismo e etc…

    Desde já agradeço, ela atenção.

    Post a Reply
    • Sim, pode.
      Usei sua dúvida no artigo.
      Quem tem síndrome do Jaleco Branco, não tem doença, tem uma tendência a pressão alta, nada mais que isso. Aliás, o exercício é o melhor tratamento para pressão alta e também para pressão do jaleco branco. Exercite-se!
      Abraços.

      Post a Reply
  15. Olá faço parte disso também,perdi já emprego por causa disso,só em fala em medir pressão já fico nervoso antecipadamente. Sinto que não tenho controle de si,faço exames todos os anos,nem fiz ainda é já estou ansioso triste situação.

    Post a Reply
  16. Olá, tenho também esse probleminha, na verdade começou a contecer depois que aferi a pressão por um daqueles medidores de farmácia e que depois descobri que não funcionava direito, mas enfim, no momento que aferi estava 14/10, depois disso sempre que vou ao consultório que ouço as palavras “vamos aferir a pressão” o coração dispara, a mente só pensa que a pressão vai estar alta e realmente da alta, o bom eh que meu cardiologista na hora percebeu a ansiedade e parou de medir, voltando só quando me acalmei, uns 10 min depois é NORMAL….
    sempre tenho feito assim, meço mais de uma vez e medindo vou me acalmando enjeitando a pressão diminuir até que fica normal….
    Meu MAPA apresenta a pressão até um pouco abaixo do normal… adorei a matéria pquitis médicos não entendem essa situação e acaba piorando….

    Post a Reply
  17. Olá, tenho também esse probleminha, na verdade começou a contecer depois que aferi a pressão por um daqueles medidores de farmácia e que depois descobri que não funcionava direito, mas enfim, no momento que aferi estava 14/10, depois disso sempre que vou ao consultório que ouço as palavras “vamos aferir a pressão” o coração dispara, a mente só pensa que a pressão vai estar alta e realmente da alta, o bom eh que meu cardiologista na hora percebeu a ansiedade e parou de medir, voltando só quando me acalmei, uns 10 min depois é NORMAL….
    sempre tenho feito assim, meço mais de uma vez e medindo vou me acalmando esperando a pressão diminuir até que fica normal….
    Meu MAPA apresenta a pressão até um pouco abaixo do normal… adorei a matéria pq mtos médicos não entendem essa situação e acaba piorando….

    Post a Reply
  18. Boa tarde Doutor! Meu caso é parecido com os dos colegas, tive uma crise de ansiedade e minha pressão aumentou , fiquei medindo nos postos e farmácias, acontece que quando eu ia medir fora de casa eu fica muito ansioso com medo da pressão da alta e realmente dava , mas na minha casa sempre dava normal, o médico do posto passou um remédio: Enalamed eu tomei e fui em um cardiologista participar, fiz todos os exames do coração e todos ok , p mapa deu tudo normal, mas como eu fiz o mapa tomando o remédio o doutor mandou eu continuar tomando mas só mudou a marca . Para descobrir realmente se eu tenho pressão alta eu preciso fazer um mapa sem tá tomando a medicação? Pois ainda tenho 25 anos e não sinto sintomas. Obrigado
    Quem tiver na mesma situação está aqui meu wtsap 085 86616701

    Post a Reply
  19. Olá Doutor, eu tive uma crise de ansiedade e minha pressão aumentou, desde então fui medir nos Postos e Farmacias e deram altas,mas aqui em casa sempre da normal,fui ao cardiologista e todos os exames deram normais, eu fiz o MAPA tomando remédio para pressão, mas eu já medi aqui em casa sem tomar e dá sempre normal e em outro lugar eu fico muito ansioso e da alta, o certo seria eu fazer outro mapa sem tomar o remédio para saber realmente se sou hipertenso? tenho 25 anos e não sinto nada só essa ansiedade que comecei agora e está sendo muito ruim pra mim.

    Post a Reply
  20. Eu sou exatamente ao contrário, me sinto tão seguro ao lado de um médico que a pressão fica normal, mesmo que antes estivesse um pouco alta.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!