Uma consequência comum do uso dos medicamentos betabloqueadores (aqueles terminados em “…ol “) é conhecido com o o Efeito Rebote. Saiba mais sobre este importante efeito provocado pelo uso desta medicação.

O uso continuado dos betabloqueadores são muito comuns. Eles são utilizados para tratar pressão arterial elevada e arritmia (as famosas extra-sístoles). Mas o quê ocorre se o médico resolver suspender esta medicação?

efeito rebote

efeito rebote

É aí que entra o famoso EFEITO REBOTE. Esta é uma reação bastante comum que ocorre quando o médico suspende abruptamente o uso desta medicação ou quando o paciente “esquece de tomar” a medicação, ou ainda, quando para de tomá-la sem avisar ao seu médico cardiologista.

O quê este efeito rebote provoca?

O efeito rebote provoca retorno SÚBITO da arritmia e sintomas mais intensos de PALPITAÇÕES. Não que o medicamente provoque isso, mas a ausência súbita da medicação é que é o motivo deste efeito.

Palpitação ou Palpitações – o quê é? como tratá-las! Devo me Preocupar?

E o quê devemos fazer? 

Na verdade, você precisa seguir as orientações do seu médico… Ele irá orientá-lo a melhor maneira de suspender o uso desta medicação. De modo geral, os betabloqueadores devem ser suspensos progressivamente e lentamente, com redução da dose a cada semana até que ela possa ser retirada totalmente.

Guia completo: Extra-sístole – o principal causador da palpitação.

Posso sentir palpitações ao retirar os betabloqueadores?

Sim, você pode.

Infelizmente, em alguns casos, apesar do cuidado do médico, o paciente pode sentir este efeito rebote e perceber a presença aumentada destes batimentos.

Veja como reduzir os efeitos da suspensão do betabloqueador.

Extra-sístoles e suas “temidas” pausas compensatórias…

O efeito rebote é um vício que o paciente apresenta pelo uso da medicação?

Não, não é um vício.

É que o organismo se acostuma com a medicação, e o corpo se acostuma a ter um bloqueio das adrenalinas do seu corpo (efeito do betabloqueador) e quando se retira a medicação, pode haver uma descarga maior de adrenalina ou uma ação momentaneamente maior da adrenalina no nosso corpo.

Deste modo, há uma maior chance de causar sintomas.

Como suspender o betabloqueador, sem sofrer!

Fonte deste post na nossa fanpage no facebook.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!