Efeito rebote! Uma reação dos Betabloqueadores!

Uma consequência comum do uso dos medicamentos betabloqueadores (aqueles terminados em “…ol “) é conhecido com o o Efeito Rebote. Saiba mais sobre este importante efeito provocado pelo uso desta medicação.

O uso continuado dos betabloqueadores são muito comuns. Eles são utilizados para tratar pressão arterial elevada e arritmia (as famosas extra-sístoles). Mas o quê ocorre se o médico resolver suspender esta medicação?

efeito rebote

efeito rebote

É aí que entra o famoso EFEITO REBOTE. Esta é uma reação bastante comum que ocorre quando o médico suspende abruptamente o uso desta medicação ou quando o paciente “esquece de tomar” a medicação, ou ainda, quando para de tomá-la sem avisar ao seu médico cardiologista.

O quê este efeito rebote provoca?

O efeito rebote provoca retorno SÚBITO da arritmia e sintomas mais intensos de PALPITAÇÕES. Não que o medicamente provoque isso, mas a ausência súbita da medicação é que é o motivo deste efeito.

Palpitação ou Palpitações – o quê é? como tratá-las! Devo me Preocupar?

E o quê devemos fazer? 

Na verdade, você precisa seguir as orientações do seu médico… Ele irá orientá-lo a melhor maneira de suspender o uso desta medicação. De modo geral, os betabloqueadores devem ser suspensos progressivamente e lentamente, com redução da dose a cada semana até que ela possa ser retirada totalmente.

Guia completo: Extra-sístole – o principal causador da palpitação.

Posso sentir palpitações ao retirar os betabloqueadores?

Sim, você pode. Infelizmente, em alguns casos, apesar do cuidado do médico, o paciente pode sentir este efeito rebote e perceber a presença aumentada destes batimentos.

Extra-sístoles e suas “temidas” pausas compensatórias…

O efeito rebote é um vício que o paciente apresenta pelo uso da medicação?

Não, não é um vício. É que o organismo se acostuma com a medicação, e o corpo se acostuma a ter um bloqueio das adrenalinas do seu corpo (efeito do betabloqueador) e quando se retira a medicação, pode haver uma descarga maior de adrenalina ou uma ação momentaneamente maior da adrenalina no nosso corpo. Deste modo, há uma maior chance de causar sintomas.

Fonte deste post na nossa fanpage no facebook.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

22 Comments

  1. Doutor fiquei preocupada, eu tomo atenolol, de 25mg, metade de dia metade de noite, é fraquinho, quando o médico tirar, mesmo sendo fraquinho, pode ter efeito rebote?

    Post a Reply
    • Olá, Adriana.
      O efeito rebote pode ocorrer em qualquer situação, mas não é algo que você deva se preocupar…
      Aliás, ele nem aconteceu! (e pode ser que nem aconteça).
      Fique tranquila e confie em seu médico que lhe ajudará caso isso ocorra.
      Leonardo.

      Post a Reply
  2. Boa noite!
    Gentileza informar o que significa o efeito rebote quando administrado um anti – hipertensivo em uma urgência hipertensiva. Grato

    Post a Reply
  3. Ola Dr. Leonardo, boa noite!

    Em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo vosso trabalho. Como é bom ter pessoas de bom coracao como o sr. nesse mundo! Que o sr. tenha sempre muita saude, alegrias e amor em sua vida. Precisamos de mais pessoas como o sr. nesse planeta!

    A minha pergunta é longa, porem simples (rsrs). Se o sr. puder responde-la eu ficarei MUITO agradecido.

    Sou ansioso e de um ano pra ca comecei a tomar uma formula fitoterapica que eu mando fazer numa farmacia de manipulacao. Essa formula tem os mesmos componentes da Maracugina (Passiflora, Crataegus e Eritrina Mulungu). Mas eu mando formular um pouco mais forte do que a Maracugina.

    Eu comecei a tomar isso justamente porque tive um episodio isolado de palpitacoes, acompanhado daquelas pausas compensatorias tao chatas.

    Fiquei assustado porque tenho sindrome do panico e fui num cardiologista. Ela fez todos os exames e disse que eu nao tinha nada, que essas ‘paradinhas’ eram causadas por ansiedade e por eu ter prolapso da valvula mitral.

    Pois bem, de la pra ca comecei a tomar essa formula fitoterapica a noite, antes de dormir, e estava me fazendo muito bem. Mas há uns 3 meses atras eu comecei a ter sonhos muito profundos que me acordavam no meio da noite com o coracao a mil.

    Comecei a achar estranho porque eu nunca acordo a noite e é muito raro eu lembrar dos meus sonhos. Imaginei que a causa era o remedio fitoterapico que eu estava tomando e suspendi totalmente o uso. E nao deu outra! Parei imediatamente de acordar assustado a noite.

    Mas agora, de um mes pra cá, comecei a sentir com mais frequencia outra coisa que está me incomodando muito: palpitacoes e suas pausas compensatorias.. Tenho sentido elas todo dia, varias vezes ao dia, principalmente quando estou em repouso e, mais ainda, quando estou ansioso.

    Voltei de novo na cardio e ela disse pra nao me preocupar, que esse aumento das ‘paradinhas’ é devido a minha ansiedade e ao prolapso.

    Ate porque eu nao tenho mais NENHUM sintoma associado, apenas essas paradinhas chatas mesmo.

    E realmente estou mais ansioso nas ultimas semanas por causa do trabalho.

    Fiquei mais tranquilo e apos ler varios posts do seu blog fiquei BEM mais tranquilo ainda.

    Mas apos ler esse post, eu fiquei com uma duvida: será que esse aumento repentino de paradinhas que venho tendo nos ultimos dias pode ser resultado do fato de eu ter suspendido abruptamente o uso desse fitoterapico que eu mandava formular?

    Ou o sr. acha isso muito dificil?

    Por via das duvidas eu voltei a toma-lo nos ultimos dias, mas agora pela manha. Mas, mesmo assim, as ‘paradinhas’ ainda continuam..

    Eu li que um dos componentes (o Crataegus) dessa formula que estou tomando ajuda inclusive a normalizar os batimentos do coracao e ate fortalece ele como um todo. Vc pode ler mais sobre isso aqui: http://www.florasaude.pt/Hawthorn.htm e aqui: http://www.remedios-naturais.com/pilriteiro/

    Mas eu li tbm na bula da Maracugina que esse remedio so pode ser tomado por mais de 3 meses com indicacao medica. E eu estava tomando essa formula por muito mais tempo que isso. Será que isso pode ter sido o fator causador dessas paradinhas que tem sentido nos ultimos dias? O fato de eu ter tomado por bem mais tempo do que 3 meses? Segue a bula da Maracugina:

    http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM%5B34164-1-0%5D.PDF

    Ou o sr. acha essas duas hipoteses (a suspensao abrupta do medicamento fitoterapico e o fato de eu ter tomado por mais de 3 meses) sao muito improvaveis de serem o verdadeiro motivo do aumento dessas paradinhas nos ultimos dias e o real motivo ser mesmo a minha ansiedade?

    Eu as vezes so acho um pouco estranho ser a ansiedade porque mesmo quando nao estou ansioso elas surgem. Se bem que quando fico mais ansioso, elas aumentam.

    Se o sr. puder me responder essas duvidas eu lhe agradeço muito, mas MUITO mesmo.

    Se preferir me responder por email o meu email é mallabarescompanhia@gmail.com

    Um grande abraco para o sr. e que Deus o abençoe hoje e sempre.

    Mark Voigt

    Post a Reply
  4. Pode acontecer efeito rebote com o selozok também doutor? e outra pergunta extras sistoles pode ocorrer como sensação de aperto e esmago no peito como uma pausa polongada?

    Post a Reply
  5. Boa noite,recentemente passei por um estresse muito intenso sendo que fui parar na sala de emergência com uma frequência de 170 b/m .Fui medicado com Isordil e os exames de sangue não mostraram nada alterados.Porém ,depois deste episódio tenho sentido uma dor tipo fisgada no peito,falta de ar e uma sensação de que há um colar apertando meu pescoço.Tenho falta de ar quando me alimento,durante e depois da musculação e nos atos íntimos.Fiz vários ECGs e segundo os médicos não há anormalidades,porém notei(pra mim) um leve alargamento de segmento ST.Tenho 34 anos,masc,não fumante,1,75 cm,75 kg.Fiz ecocardiograma ,ergométrico,carótidas,renais,holter,MAPA,colesterol,trigliceridios, nenhum desses exames apontaram nada.Uma cardiologista colega minha,devido à minha aflição acabou prescrevendo Bisoprolol 1,25 mg 1x ao dia,oque tem aliviado os sintomas,porém faço uso de meio comprimido somente na presença dos sintomas.Quando fico sem tomar por mais de 2 dias a falta de ar e dor no peito tipo facada é insuportável.Afinal de tudo isso,esses sintomas são sugestivos do quê,ou usualmente: OQUE EU TENHO?

    Post a Reply
    • Oi, Eduardo.
      Só seu médico para dizer o que você tem, efetivamente, pois não lhe consultei.

      Mas você precisa observar o quanto a ansiedade está lhe afligindo.
      Ansiedade / medo / sensação de pânico / de perigo faz a FC ir a 170bpm… Não há nada / não é necessário fazer nada com FC 170bpm – acalmando, ela abaixa sozinha.

      Se não for proibido, inicie um atividade física leve (confira com seu médico).
      Abraços.

      Post a Reply
  6. Doutor, tomei por mais de 20 dias o diurético Furosemida, na quantidade de 2 por dia, o motivo foi retenção de líquido. Tomei por conta própria, porém acabei com a menstruação atrasada. Suspendi imediatamente e agora estou com edema de rebote. Meu corpo todo incha e dói. O que devo fazer?

    Post a Reply
  7. Dr meu pai teve uma arritmia grave mas já está em casa e agora a pedido do cardiologista ele deve parar de tomar o selozok para fazer um teste de esteira estou com muito medo que ele tenha a arritmia novamente pois ele teve que fazer choque e depois ficou na UTI coronária

    Post a Reply
    • Ana,
      É hábito suspender o Selozok para fazer o teste ergométrico – seu médico teve segurança para suspender.
      Fique calma.

      Post a Reply
  8. Por Favor, eu tomava atenolol por muitos anos, funcionava perfeitamente e eu me sentia muito bem, mas, me disseram que estudos científicos recentes, concluíram q o atenolol é um remédio condenado, que não funciona em todo o corpo, apenas na circulação periferica (meu modo de entender). Já tomei vários remédios para controlar a pressão e não deram certo comigo (apesar da pressão estar regulada), me causando principalmente cansaço, diarreia, azia, etc o ultimo é o benicar HCT, tão ruim quanto os outros, quando me abaixo para pegar algo no chão, tenho tonteira e sensação de desmaio, a noite quase me afoguei em ácidos do estomago . Gostaria muito de voltar a tomar o atenolol. O que me disseram sobre o atenolol estar condenado é verdade??? obrigada. Marilia.

    Post a Reply
    • Marilda.
      Atenolol é um ótimo remédio… muito utilizado e sem qualquer crítica no sentido de que é condenado..
      É o principal remédico para arritmia e para doenças tipo infarto…
      Abraços.

      Post a Reply
  9. Olá doutor! Tenho 20 anos e há umas semanas atrás fui numa médica pedir um remédio pra dor de cabeça constante e ela me passou dois remédios, um chamado Amitriptilina e outro chamado Propranolol, mandou eu tomar uma cápsula de propranolol de manhã e uma cápsula de Amitriptilina a noite, ai comecei a tomar, mas só tomei esses medicamentos 3 dias porque no terceiro dia comecei a passar muito mal com eles, tem 18 dias que parei de tomar eles mas ainda me sinto mal, meu peito fica dando pontadas as vezes, principalmente quando vou dormir, e também quando estou tentando dormir fico com uma falta de ar no peito também, tipo um sufoco uma fadiga horrível e uma leve tremedeira no mesmo, minhas pernas e meus braços e minhas mãos andam doendo e latejando as vezes também. Fiz exame do coração esses dias e deu normal, e um médico disse que não tem mais remédio nenhum no meu organismo, e que é tudo coisa da minha cabeça e blah blah blah, sinceramente não acreditei. Gostaria de saber se ainda estou sobre efeito desses medicamentos que tomei e se é perigoso, porque estou muito preocupada, descobri que Propranolol pode dar sérios problemas no coração, e que não pode parar de tomar ele bruscamente,e fiquei com medo, pois não tenho problemas cardíacos e nem gostaria de ter. Todo esse mal estar que sinto comecei a sentir depois de ter tomado esses remédios. O que eu faço por favor???

    Post a Reply
    • Opa.
      se usou por apenas 3 dias, o propranolol já não está no seu corpo…
      A causa pode ser outra / ou ansiedade.
      Abraços e melhoras.

      Post a Reply
  10. Posso trocar um betabloqueador por outro? Tipo trocar o selozok pelo propanolol?

    Post a Reply
  11. Tomo selozok 25 a 11 anos, tenho prolapso na valvula mitral, vou ao cardiologista a cada 6 meses e tudo normal, ate me disseraram que nao precisava mais do remdio mas tb nao supendeu… sinto minha pressao baixa e tenho hipoglicemias… se eu parar corro risco de vida

    Post a Reply
  12. Dr. uso concardio 2,5 pra tratar ansiedade a 4 meses receitado ´pelo meu medico, me sinto super bem, pedi pra parar com ele, meu medico disse se eu quizer sem problemas, mas fico om medo do efeito rebot, o que o senhor me aconselha?

    Post a Reply
    • Nara, tudo bem?
      O efeito rebote é comum em suspensões SÚBITAS da medicação.
      O que tem que entender é que a palpitação que pode ocorrer não é maligna (desde que suspenda calmamente).
      Abraços.

      Post a Reply
  13. Olá Dr, tenho 24 anos e faço uso do atenolol por orientação médica, essa semana irei fazer um teste de esforço e o médico pediu para eu retirar o medicamento 4 dias antes, hoje faz dois dias que parei, porém minha frequência está em uma média de 115bpm, quase o dobro quando faço uso do atenolol. Isso é normal? Séria perigoso fazer o teste com essa frequência ?

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!