Entenda o diabetes

O Diabetes Mellitus, comumente chamado apenas por diabetes, é uma alteração metabólica em que o indivíduo apresenta níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue, situação chamada de hiperglicemia. Ocorre devido à deficiência absoluta ou relativa de insulina no organismo, associada a outras alterações.

Ao ingerir alimentos que contêm glicose, a taxa de açúcar no sangue se eleva. Isso faz com que o pâncreas seja estimulado para produzir insulina, o hormônio controlador do nível de glicose no sangue (sérica). A insulina permite que a glicose sérica seja transportada para o interior das células, de modo que essas produzam energia ou armazenem glicose até ser necessário utilizá-la. Toda vez que a produção de insulina é insuficiente, ou que os tecidos apresentam resistência a ela, as células não conseguem absorvê-la, ocorrendo um aumento da glicose no sangue – a hiperglicemia.

Existem dois tipos de diabetes. Pacientes com o tipo 1 apresentam deficiência absoluta de insulina. O organismo é incapaz de produzi-la, pois existe uma destruição autoimune (provocada pelo próprio organismo) das células do pâncreas. Diabetes tipo 1 ocorre principalmente na infância e na adolescência, mas pode aparecer em adultos. Com frequência, os pacientes com diabetes tipo 1 apresentam outros casos na família e este grupo representa de 5% a 15% dos diabéticos. O tratamento é feito necessariamente com insulina.

O outro é o diabetes tipo 2. Os pacientes desse grupo apresentam a resistência à insulina somada a uma deficiência em produzir o hormônio. De 85% a 95% das pessoas diabéticas têm o tipo 2, que afeta indivíduos geralmente acima de 40 anos e que estão acima do peso.  A doença se inicia lentamente, progredindo em silêncio e os indivíduos podem se tratar com remédio via oral ou com insulina. Nesse caso, assim como no primeiro, com frequência há casos da doença na família.

Author: Dr. Leonardo Alves

Médico, Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes.
CRMMG: 33.669 – Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni, MG

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!