O Diabetes Mellitus, comumente chamado apenas por diabetes, é uma alteração metabólica em que o indivíduo apresenta níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue, situação chamada de hiperglicemia. Ocorre devido à deficiência absoluta ou relativa de insulina no organismo, associada a outras alterações.

Ao ingerir alimentos que contêm glicose, a taxa de açúcar no sangue se eleva. Isso faz com que o pâncreas seja estimulado para produzir insulina, o hormônio controlador do nível de glicose no sangue (sérica). A insulina permite que a glicose sérica seja transportada para o interior das células, de modo que essas produzam energia ou armazenem glicose até ser necessário utilizá-la. Toda vez que a produção de insulina é insuficiente, ou que os tecidos apresentam resistência a ela, as células não conseguem absorvê-la, ocorrendo um aumento da glicose no sangue – a hiperglicemia.

Existem dois tipos de diabetes. Pacientes com o tipo 1 apresentam deficiência absoluta de insulina. O organismo é incapaz de produzi-la, pois existe uma destruição autoimune (provocada pelo próprio organismo) das células do pâncreas. Diabetes tipo 1 ocorre principalmente na infância e na adolescência, mas pode aparecer em adultos. Com frequência, os pacientes com diabetes tipo 1 apresentam outros casos na família e este grupo representa de 5% a 15% dos diabéticos. O tratamento é feito necessariamente com insulina.

O outro é o diabetes tipo 2. Os pacientes desse grupo apresentam a resistência à insulina somada a uma deficiência em produzir o hormônio. De 85% a 95% das pessoas diabéticas têm o tipo 2, que afeta indivíduos geralmente acima de 40 anos e que estão acima do peso.  A doença se inicia lentamente, progredindo em silêncio e os indivíduos podem se tratar com remédio via oral ou com insulina. Nesse caso, assim como no primeiro, com frequência há casos da doença na família.

Quer me fazer uma pergunta?

Vamos lá! Coloque seu melhor E-mail no campo cina e veja como me perguntar! Não fique na dúvida!

Veja seu E-mail: Sua inscrição foi um Sucesso!

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!