Estenose Aórtica: Causas, Sintomas, Tratamento!

A Estenose Aórtica é uma doença muito comum na prática da cardiologia e merece atenção especial de médicos e dos pacientes. Ela provoca sopro no coração, uma série de sintomas do coração e algumas vezes, levando o paciente para uma cirurgia de troca valvar. O problema maior é que algumas vezes, os sintomas são silenciosos e o paciente pode ser surpreendido com sintomas já na fase mais avançada da doença. Confira.

estenose aortica

Leia também:

Insuficiência MitralInsuficiência AórticaInsuficiência Tricúspide Insuficiência Pulmonar.

Estenose MitralEstenose AórticaEstenose PulmonarEstenose Tricúspide.

 

Estenose Aórtica: O quê é?

Estenose aórtica – ou estenose aórtica – ocorre quando a válvula aórtica do coração se estreita. Este estreitamento impede a válvula de abrir totalmente, o que impede/dificulta a passagem do fluxo de sangue de seu coração para a sua Artéria Aorta e dela, para o resto do seu corpo. Quando a válvula aórtica está obstruída, o seu coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue para o corpo. Eventualmente, esse trabalho extra limita a quantidade de sangue que ele pode bombear e pode causar Hipertrofia ventricular esquerda e, posteriormente, enfraquecer o músculo cardíaco. Se você tiver estenose da válvula aórtica grave, normalmente você vai precisar de cirurgia para substituir a válvula. Estenose da válvula aórtica não tratada pode levar a problemas cardíacos graves. 1)MayoClinic

Estatísticas:

As estatísticas variam de região do mundo.

No Brasil:

É a doença valvar aórtica adquirida mais frequente e está presente em 4,5% da população acima de 75 anos. 2)Spectrum of calcific aortic valve disease: pathogenesis, disease progression, and treatment strategies. Circulation Com o envelhecimento populacional, deverá aumentar em incidência e importância nas próximas décadas.

estenose aortica 5Suas principais causas são:

  • Estenose Aórtica congênita,
  • calcificação de uma valva aórtica bicúspide,
  • calcificação de uma valva aórtica tricúspide,
  • Estenose Aórtica degenerativa,
  • Febre Reumática.

Esta última está invariavelmente associada à valvopatia mitral. 3)Valvular heart disease – Braunwald’s heart disease: a textbook of cardiovascular e apesar da diminuição de sua incidência nos países desenvolvidos, continua frequente no Brasil e demais países da América Latina, levando ao acometimento de pacientes mais jovens. 4)Consenso Brasileiro de Valvulopatias – Estenose Aórtica 5)Minneapolis Health Institute

Na Europa e América do Norte:

A estenose aórtica tornou-se o tipo mais freqüente de Valvulopatia cardíaca na Europa e América do Norte. A presenta-se basicamente como estenose aórtica calcificada em adultos de idade avançada (2-7% da população 65 anos). A segunda etiologia mais freqüente, que predomina no paciente de faixa etária jovem é congênita, enquanto Estenose aórtica pela febre reumática tornou-se raro. 6)ESC – Consenso de Valvulopatia.

 

Quais as Causas da Estenose Aórtica?

Estenose da valva aórtica é o estreitamento da válvula aórtica. Muitas coisas podem limitar esta passagem entre o seu coração e aorta.

As Causas da estenose da valva aórtica incluem:

Cardiopatia congênita:

estenose aorticaA válvula aórtica é composta por três abas bem ajustados, de forma triangular de tecido chamado folhetos (ou cúspides). Algumas crianças nascem com uma válvula aórtica que tem apenas um (unicúspide), dois (bi-cúspide) ou quatro (quadricúspide) folhetos – não três. Esta deformidade pode não causar quaisquer problemas até a idade adulta, momento em que a válvula pode começar a estreitar ou vazar (insuficiência aórtica) e podem precisar de uma plastia (reparo) ou substituição.

Ter uma válvula aórtica congenitamente anormal exige uma avaliação regular por um médico para ver se há sinais de problemas na válvula. As causas de uma alteração congênita da valva aórtica não é conhecida e portanto, não há nada a se fazer para prevenir ou evitar – contar com a sorte, mesmo. Foto: 7)Heart Valvular Disease

Acúmulo de cálcio na válvula:

TAVR_Poster.inddCom a idade, as válvulas cardíacas podem acumular depósitos de cálcio (calcificação da válvula aórtica). O cálcio é um mineral encontrado em seu sangue. Como o sangue flui repetidamente ao longo da válvula aórtica, depósitos de cálcio podem se acumular sobre os folhetos da válvula. Estes depósitos podem nunca causar quaisquer problemas e não tem relação com comprimidos de cálcio ou beber bebidas fortificados com cálcio.

No entanto, em algumas pessoas – em particular aqueles com uma válvula aórtica congenitamente anormal, tal como uma válvula aórtica bicúspide – depósitos de cálcio resultam no endurecimento dos folhetos da válvula (tornando-a menos maleável, menos flexível e mais rígida). Este enrijecimento estreita a válvula aórtica e está relacionada com o aumento da idade e o acúmulo de depósitos de cálcio na válvula aórtica é mais comum em homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 75.

Febre reumática:

estenose aortica.pngUma complicação da infecção inflamação de garganta, febre reumática pode resultar em cicatrizes nas cúspides (folhetos) na válvula aórtica. O tecido da cicatriz pode restringir a abertura válvula aórtica e levar à estenose da válvula da valva aórtica. O tecido da cicatriz também pode criar uma superfície áspera em que os depósitos de cálcio ficam mais fáceis de aderir, contribuindo para a estenose da valva aórtica mais tarde na vida.

A febre reumática pode danificar mais de uma válvula cardíaca, e em mais de uma maneira. A válvula cardíaca danificada pode não abrir ou fechar-se inadequadamente – ou ambos. No Brasil, a insuficiência valvar aórtica de natureza reumática é a principal causa. 8)MayoClinic – Causes

 

Estenose Aórtica: Os Fatores de Risco

Estenose da valva aórtica não é considerada evitável ou prevenível, e atualmente não se sabe por que algumas pessoas desenvolvem esta condição. Alguns fatores de risco incluem:

A válvula aórtica deformada: (unicúspide, bicúspide, quadricúspide)

Algumas pessoas nascem com uma válvula aórtica já estreitados ou desenvolver estenose da valva aórtica mais tarde na vida, porque eles nasceram com uma válvula aórtica bicúspide – um com duas abas (folhetos) em vez de três. As pessoas também podem desenvolver estenose da válvula aórtica se eles nasceram com um folheto (válvula aórtica unicúspide) ou quatro folhetos (válvula aórtica quadri), mas estes são muito mais raras condições.

A valva aórtica bicúspide é um importante fator de risco para estenose da válvula aórtica. A valva aórtica bicúspide pode funcionar nas famílias, para saber a sua história familiar é importante. Se você tem um parente de primeiro grau – pai, irmão ou filho – com uma válvula aórtica bicúspide, é razoável para verificar se você tem essa anormalidade.

Idade.

Estenose da valva aórtica pode estar relacionada com o aumento da idade eo acúmulo de depósitos de cálcio nas válvulas cardíacas.

Febre reumática anterior:

A febre reumática pode causar as abas (folhetos) de sua válvula aórtica para endurecer e se fundem, acabou resultando em estenose da valva aórtica.

A doença renal crônica:

Estenose da valva aórtica está associada com doença renal crônica.

Fatores de risco para estenose da válvula aórtica e doença cardíaca aterosclerótica são semelhantes – tais como pressão arterial alta, colesterol elevado, diabetes tipo 2 e tabagismo – o que pode indicar uma ligação entre os dois.

 

Como prevenir a Estenose Aórtica?

Há algumas maneiras possíveis para evitar estenose da válvula aórtica, elas incluem:

Tomar medidas para prevenir a febre reumática.

Se uma infecção de garganta, pelo germe estreptococcus não for tratada adequadamente, ela pode evoluir para uma febre reumática. Felizmente, infecções na garganta geralmente podem ser facilmente tratada com antibióticos. A febre reumática é mais comum em crianças e adultos jovens.

Evitando os fatores de risco para doença arterial coronariana.

Esses fatores incluem a hipertensão arterial, obesidade e níveis elevados de colesterol. Esses fatores podem estar ligados a estenose da valva aórtica, por isso é uma boa ideia manter seus níveis de peso, pressão arterial e colesterol sob controle, em todas as situações, mas principalmente se você tem estenose da válvula aórtica. 9)MayoClinic – Treatment

Cuidar de seus dentes e gengivas.

Pode haver uma ligação entre gengivas infectadas (gengivite) e tecido do coração infectado (endocardite). Inflamação do tecido do coração causada por infecção pode estreitar as artérias e agravar estenose da válvula aórtica.
Uma vez que você tem o diagnóstico de estenose da valva aórtica, o seu médico pode sugerir que você limite a sua atividade física, principalmente as atividade extenuantes para evitar excesso de trabalho do seu coração.

 

Mulheres em idade fértil:

Se você é uma mulher em idade fértil com estenose da valva aórtica, discuta a gravidez e planejamento familiar com o seu médico antes de engravidar.

Seu coração trabalha mais durante a gravidez. Se seu coração tem estenose da válvula aórtica, esse trabalho extra durante a gestação pode sobrecarregar o seu coração. Caso você engravidar, você vai precisar de avaliação por seu cardiologista e obstetra durante toda a gravidez, trabalho de parto, e após o parto.

 

Estenose Aórtica: Os Sintomas

A Estenose aórtica varia de leve a grave. Os Sinais e sintomas da Estenose aórtica geralmente se desenvolvem quando o estreitamento da válvula é grave e pode incluir: 10)Mayo Clinic – Sintomas

Os efeitos de enfraquecimento do coração da estenose da válvula aórtica pode levar a insuficiência cardíaca. Sinais e sintomas de insuficiência cardíaca incluem fadiga, falta de ar, e tornozelos e pés inchados.

Estenose aórtica, muitas vezes não produz sinais ou sintomas de aviso imediato, tornando-o difícil de detectar no início. Se você não estiver atento, você pode não reconhecer os sintomas da Estenose aórtica. Esta doença é muitas vezes descoberta durante um exame de rotina, quando o seu médico ouve um som anormal do coração (sopro cardíaco). Este sopro pode ocorrer muito antes de outros sinais e sintomas se desenvolvem.

Dependendo da quantidade de estreitamento, um bebê ou criança com estenose da válvula aórtica pode não ter sintomas, pode cansar facilmente ou pode ter dor no peito com a atividade física vigorosa. Isso mostra como a apresentação dos sintomas de estenose aórtica pode variar.

 

Estenose Aórtica: Como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar a sua condição de Estenose Aórtica, seu médico irá revisar sua história clínica e sintomas e realizar um exame físico. Como parte de um exame físico rotineiro, seu médico usa um estetoscópio para ouvir seu coração. Quanto ele faz a ausculta cardíaca, ele pode detectar um sopro cardíaco que é o sinal de que uma das suas válvulas estão com problema.

Se seu médico descobre um sopro no seu coração, ele ou ela irá falar com você. Muitas doenças do coração, incluindo estenose da valva aórtica, podem produzir um sopro no coração. No caso de estenose da valva aórtica, o sopro cardíaco resulta do fluxo turbulento de sangue através da válvula estreitada.

Exames de diagnóstico:

Se seu médico suspeitar que você ou seu filho pode ter uma estenose da válvula aórtica, você pode precisar se submeter a vários testes para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade do problema, tais como:

Ecocardiograma:

Este é o exame principal, que seu médico solicitará para diagnosticar a situação de sua válvula. O ecocardiograma ajuda seu médico a examinar de perto o coração e válvulas cardíacas para verificar se quaisquer problemas ou anormalidades. Esse teste ajuda a seu médico para diagnosticar a estenose da valva aórtica, avaliar a gravidade da sua condição e determinar o tratamento mais adequado para sua condição. 

O ecocardiograma também será usado para monitorar sua condição ao longo do tempo.

Em alguns casos, seu médico pode inserir um tubo com um transdutor anexado a ele e orientála na sua garganta para o esôfago (ecocardiograma transesofágico) enquanto você está sedado. Este tipo de ecocardiograma pode oferecer imagens mais detalhadas do seu coração.

 

Eletrocardiograma:

O ECG pode fornecer pistas sobre se o ventrículo esquerdo é espessado ou aumentados, um problema que pode ocorrer com estenose da valva aórtica.

 

Radiografia do tórax:

Uma imagem de raio-x do tórax permite ao seu médico verificar o tamanho e forma do seu coração para determinar se o ventrículo esquerdo é ampliado um possível indicador de estenose da valva aórtica.

Uma radiografia de tórax também pode revelar a depósitos de cálcio na válvula aórtica. Além disso, uma radiografia de tórax ajuda seu médico verificar o estado dos seus pulmões. Estenose da valva aórtica pode levar a sangue e fluidos nos pulmões,retorno provoca congestão que pode ser visível na radiografia.

Cateterismo Cardíaco.

Seu médico poderá solicitar este procedimento se testes não-invasivos não fornecerem informações suficientes para diagnosticar firmemente o tipo ou a gravidade da estenose aórtica do seu coração.

O Cateterismo ajuda a mostrar eventuais obstruções nas artérias de seu coração que pode coexistir com estenose da valva aórtica que pode necessitar de tratamento cirúrgico juntamente com estenose da valva aórtica.

Teste ergométrico:

Em testes de exercício, você se exercita para aumentar a sua frequência cardíaca e fazer o coração trabalhar mais. Se houver estenose da valva aórtica moderada, mas não houver sintomas, seu médico poderá prescrever teste ergométrico para avaliar como seu coração reage ao esforço (exercício) e medir a sua tolerância para a atividade. Entretanto, o teste ergométrico nessas condições pode ser perigoso.

 

Tomografia Computadorizada:

Os médicos podem usar este teste para medir o tamanho da sua aorta e olhar mais de perto na sua válvula aórtica.

Ressonância Magnética:

Os médicos podem usar este teste para medir o tamanho de sua aorta. 4)MayoClinic

 

Estenose Aórtica: Quais os tratamentos possíveis?

Há Medicamentos que, às vezes, podem aliviar sintomas da estenose da valva aórtica. No entanto, a única maneira de eliminar a estenose da valva aórtica é a cirurgia para reparar ou substituir a válvula e abrir a passagem.

O Acompanhamento: Quando a cirurgia de troca valvar ainda não é necessária!

A Cirurgia não é sempre necessário logo de imediato. Se os exames revelam que você tem estenose aórtica leve a moderada e você não tem sintomas, seu médico irá marcar exames para monitorar cuidadosamente a válvula para que a cirurgia pode ser feita no momento oportuno. Em consultas de seguimento, seu médico irá revisar sua história clínica e realizar um exame físico. Ele também pode discutir os sintomas com você para que você entenda o que ocorre nessa doença e para que fique atento aos principais sintomas.

Muito provavelmente, seu médico pode irá pedir um ecocardiograma para avaliar sua válvula aórtica e monitorar sua condição e o nível da estenose aórtica com exames repetidos a cada dois anos, a cada ano ou até mesmo semestralmente, dependendo do nível da sua estenose aórtica.

Se você tiver estenose da valva aórtica severa, seu médico poderá marcar exames a cada três a seis meses. Seu médico poderá prescrever um ecocardiograma a cada seis a 12 meses para exibir sua válvula cardíaca e monitorar sua condição. Em alguns casos, seu médico pode pedir exames adicionais.

 

A hora da Cirurgia de troca valvar!

Em geral, a cirurgia é necessária quando o estreitamento torna-se grave e desenvolve sintomas. Em alguns casos, seu médico pode recomendar a cirurgia se você tiver estenose grave da válvula aórtica, mesmo se você não está experimentando sintomas. Se você tiver estenose da valva aórtica moderada ou grave e outras condições que requerem cirurgia de coração, seu médico pode recomendar a cirurgia para tratar de suas condições.

 

Medicamentos para Estenose Aórtica:

Não há medicamentos capazes de reverter a estenose da valva aórtica.

No entanto, seu médico pode prescrever certos medicamentos para ajudar os seus sintomas, tais como aqueles para reduzir o acúmulo de líquido, diminuir sua frequência cardíaca ou para controlar distúrbios do ritmo cardíaco associados a estenose da valva aórtica.

Reduzindo a pressão arterial pode prevenir ou retardar o desenvolvimento da estenose aórtica. Pergunte ao seu médico se você precisa baixar a pressão arterial com medicamentos.

 

Procedimentos Cirúrgicos para Estenose Aórtica:

Você pode precisar de válvula reparo ou substituição, para tratar a estenose da valva aórtica. Embora abordagens menos invasivas sejam possíveis em alguns casos específicos, a cirurgia é o principal tratamento para essa condição.

 

Terapias para reparar ou substituir a válvula aórtica incluem:

Valvuloplastia com Balão:

Ocasionalmente, a Valvoplastia é uma opção. Na Valvoplastia, o médico usa um tubo fino (cateter) e macio, com um balão na ponta.

estenose aortica balão.png

Quando no local da estenose, o balão se insufla (se enche de ar) e abre o local estreitado. Depois, O balão é então esvaziado, e o cateter com o balão é guiado para fora de seu corpo.

estenose aortica balão 2

A Valvoplastia por balão pode aliviar a estenose da valva aórtica e seus sintomas, especialmente em lactentes e crianças. No entanto, em adultos, a válvula tende a estreitar novamente mesmo depois inicial de sucesso. Por estas razões, os médicos raramente usam Valvoplastia hoje para tratar a estenose da valva aórtica em adultos, exceto em pessoas que estão demasiadamente doentes para se submeter à cirurgia ou estão à espera de uma substituição da válvula aórtica percutânea. Vide Foto. 11)Cleveland Clinic

Troca da Válvula Aórtica:

Este é o principal tratamento cirúrgico para estenose da valva aórtica severa. Seu cirurgião remove a estreitamento da válvula aórtica e a substitui por uma válvula mecânica ou uma válvula de tecido. Este procedimento é geralmente realizado durante a cirurgia de coração aberto.

  • Válvulas mecânicas, feitas de metal, são duráveis, mas eles carregam o risco de coágulos de sangue formando sobre ou perto da válvula. Se você receber uma válvula mecânica, você precisará tomar uma medicação anticoagulante, tais como a warfarina (Coumadin), para a vida prevenir coágulos sanguíneos.
  • Válvulas de tecido que podem vir de um porco, vaca ou doador falecido humano muitas vezes eventualmente diminuir ao longo dos anos e precisam ser substituídos. Outro tipo de substituição de válvulas de tecido que usa sua própria válvula pulmonar (auto-enxerto) às vezes é possível, mas menos provável em uma pessoa mais velha.

Seu médico pode discutir os riscos e benefícios de cada tipo de válvula cardíaca com você. A Substituição da valva aórtica pode aliviar a estenose da valva aórtica e seus sintomas.

Substituição da valva aórtica Transcateter (TAVR).

A Substituição da valva aórtica transcateter, o tratamento mais comum para estenose da valva aórtica, tradicionalmente tem sido realizada com uma cirurgia.

Substituição percutânea da válvula aórtica:

Envolve a substituição da valva aórtica com uma valva protética através da artéria femoral na perna (transfemoral) ou o ápice ventricular esquerdo de seu coração (transapical).

 

Agora é com você?

O quê achou do texto? Conseguiu entender direitinho? Deixe a sua dúvida nos comentários que tentaremos atualizar o conteúdo do artigo para que ele fique mais completo.

Qual tipo de estenose aórtica você tem? É você ou um parente? Conte-nos.

References   [ + ]

Author: Dr. Leonardo Alves Cardiologista

Cardiologista que entende que a internet pode e deve ser uma fonte inesgotável de informações para os pacientes. CRMMG: 33.669 - Trabalha na Clínica Cardiovasc, em Teófilo Otoni,

Share This Post On

6 Comments

  1. Tenho estenose aortica congenita e sempre fiz acompanhamento. Hoje estou com quase 40 anos e começam a aparecer sintomas. O medico ja me orientou sobre a aproximação da cirurgia. Suspendi exercicios fisicos e tento manter o peso. Porem gostaria de saber se, após essa cirurgia de troca valvar, eu poderei retomar minha vida normalmente (me refiro a praticar exercicios como academia, bicicleta etc)?

    Post a Reply
  2. Minha mãe tem estenose importante é perigosa a cirurgia me e clique obrigada

    Post a Reply
    • Olá, Andressa
      É uma cirurgia de risco, sim.
      Mas muito menor que o risco da estenose aórtica importante… que pode causar problemas sérios.
      – vou fazer um artigo sobre Troca Valvar Aórtica
      Abraços.

      Post a Reply
  3. Eu estava sentindo dor no peito a meses fui ao medico e pedir exames do coração pra ver se estava tudo normal pois o que sinto é horrível ai omedivo passo eletrocardiograma e não deu nada ai ele me disse que tinha q pro um psicólogo ai fiz tudo que eles me pediraad os sintomas foram so pirando ai voltei novamente.
    Poisos sintomas nao parou voltei ao clínico e expliquei .
    Ai falei pra ela q continuava os sintomas ai pedir novos exames depois ai ela passou o eco e descobri que estou com uma discreta calcificação valvar mitral e aórtica o que é isso ?
    Isso é grave estou muito preocupada
    E os médicos diziam q eu estava com síndrome do pânico e ultimamente estou sentindo uma febre interna ai não consigo dormir isso dar ao me deitar e parece que meu sangue não está circulando sera que vou morrer tenho 3 filhos pequenos e essa febre dar do a noite ao deitar mas ja coloquei o termômetro e ai a minha temperatura está normal…

    Post a Reply
    • Oi, Nádia.
      “Ai falei pra ela q continuava os sintomas ai pedir novos exames depois ai ela passou o eco e descobri que estou com uma discreta calcificação valvar mitral e aórtica o que é isso ?
      Isso é grave estou muito preocupada”

      Não, isso não é grave… é um envelhecimento normal do coração…
      Abraços.

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This

Compartilhe!

Compartilhe esse artigo com amigos!